Ouça um papo descomplicado sobre as principais medidas adotadas para a proteção das pessoas durante o cuidado – do ponto de vista da paciente Carla Cristina Arguelles e da enfermeira Daniela Freitas
A cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde prevê um conjunto de medidas importantes, conjunto este instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
São as 6 Metas Internacionais para a Segurança do Paciente.
É um processo contínuo e apaixonante, que envolve toda uma cadeia de profissionais.
Para falar mais sobre segurança do paciente, com destaque para a Meta 1, participam deste papo a Daniela Freitas, enfermeira do Departamento de Práticas Assistenciais do A.C.Camargo, e a paciente Carla Cristina Arguelles. O comando é do jornalista Bruno Favoretto.
As entrevistadas destacam a importância de um paciente bem orientado, falam como o paciente também é um agente da sua própria segurança, entre outros pontos relevantes.
Confira:
Nesta conversa, a gente recorda ainda outro podcast Rádio Cancer Center que fizemos sobre este tema, há um ano, que detalha mais todas as 6 metas internacionais para a segurança do paciente, um episódio que você pode ouvir aqui.
Mais Rádio Cancer Center
Me deu uma paz na hora da cirurgia... Eu sabia que estava segura, que tudo estava sendo feito da forma certa. Isso é muito importante, pois, assim, os riscos praticamente zeram.