Covid-19: recomendações para pacientes oncológicos em seguimento Pular para o conteúdo principal

Covid-19: recomendações para pacientes oncológicos em seguimento

 
Publicado em:

Covid-19: recomendações para pacientes oncológicos em seguimento

Publicado em:

Ficar em isolamento e manter a etiqueta da tosse também são orientações necessárias para quem já teve câncer

Covid-19. Pacientes que já foram diagnosticados com câncer e hoje estão curados devem ter os mesmos cuidados da população em geral na hora de se proteger contra o novo Coronavírus.

A doença, que atinge principalmente o sistema respiratório, costuma causar tosse seca e febre acima de 37,8°C. É mais frequente em idosos e grupos de risco (aqueles que possuem problema cardíaco, diabetes, insuficiência renal ou respiratória crônica, doença vascular e pacientes oncológicos).

Segundo o Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, todos devem estar atentos, independentemente do tipo de câncer que teve.

“Em geral, o paciente oncológico deve seguir com a vida normal. Dependendo de alguns tipos de cânceres, a imunidade geralmente fica mais baixa, como é o caso de tumores hematológicos ou aqueles que precisam fazer transplante alogênico de medula”, explica o especialista.


Cuidados contra a Covid-19

É importante ressaltar que as orientações de isolamento, etiqueta da tosse e higiene das mãos devem ser intensificadas entre todos os grupos – de risco ou não.

“Fazer o isolamento e lavar as mãos frequentemente são aliados no combate ao novo Coronavírus. Essas ações ajudam a proteger o paciente ainda mais”, diz o Dr. Daniel.

Caso o ex-paciente oncológico apresente sintomas gripais, a dica é consultar o médico de confiança. “Para os casos suspeitos de Coronavírus, só é recomendado ir ao pronto socorro quando o paciente está em quimioterapia ou quando está com falta de ar e febre muito alta”, acrescenta o médico.


Melhor dica

O Dr. Daniel Garcia aconselha: “Independentemente de ser ou não um paciente oncológico, fique em casa o máximo possível. Se estiver fazendo tratamento para o câncer, o oncologista é a melhor pessoa para decidir se o tratamento pode ou não ser adiado. Proteja-se”, encerra.

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus:
- Um glossário com 22 termos para você conhecer

- A imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Conheça o centro de imunização do A.C.Camargo
O centro de imunização do A.C.Camargo Cancer Center surgiu para ampliar ainda mais o cuidado ao paciente oncológico oferecido na instituição. O espaço disponibiliza com comodidade e agilidade as vacinas para pacientes, familiares e qualquer pessoa interessada no serviço de...
Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Proteja-se: vacina contra HPV é sua defesa contra vários tipos de câncer
O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser transmitida por relações sexuais desprotegidas, infectando a pele ou as mucosas, como boca, vulva, vagina, colo do útero, reto, pênis, entre outros. Porém, mais importante ainda é...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
Conheça os sinais e sintomas de cada um destes tipos de câncer hematológico O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta...
Dia Mundial da Higiene das Mãos: pequenos lembretes criam grandes hábitos
Se tem uma coisa que devemos fazer todos os dias é lavar as mãos. Mas, será que temos feito da forma certa? Ou com a frequência certa? O poder do hábito pode vir de pequenos lembretes que carregam grandes aprendizados...