Covid-19: cuidados ao usar o transporte público Pular para o conteúdo principal

Covid-19: cuidados ao usar o transporte público

 
Publicado em:

Covid-19: cuidados ao usar o transporte público

Algumas precauções para aqueles que não podem fazer isolamento social e/ou precisam adotar meios coletivos de mobilidade urbana (tem vídeo também para facilitar)

Publicado em:

Moça loira aguarda o trem de costas

Moça loira aguarda o trem de costas

Algumas precauções para aqueles que não podem fazer isolamento social e/ou precisam adotar meios coletivos de mobilidade urbana (tem vídeo também para facilitar)

 

A Covid-19 botou o mundo em alerta. No entanto, a adoção de hábitos higiênicos e, principalmente, o isolamento são o caminho para controlar a disseminação da doença.

Mas como fazer durante o uso do transporte público, um ambiente em que geralmente há pouca ventilação, alto índice de bactérias e aglomerações?

Conversamos com o Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, para nos ajudar a tirar essas dúvidas.


Covid-19, proteção e transporte público

Ao entrar e sair de um ônibus, metrô ou trem, a dica é, além de vestir a máscara, sempre estar com as mãos higienizadas com álcool em gel, de preferência. "Tenha sempre na bolsa um higienizante, que ajuda a deixar as mãos limpas e protegidas, não só contra o novo Coronavírus, mas de outros vírus e bactérias também", explica o especialista.

"Se possível, dê preferência para o transporte privado, como carro, táxi ou aplicativos. Assim evita-se a aglomeração, muito comum em horários de pico", diz o Dr. Daniel.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda também que as pessoas evitem tocar os olhos, a boca ou o nariz, pois são a porta de entrada para o vírus. Assim como cobrir a boca com a parte de dentro do cotovelo ao tossir e espirrar.


Se não tiver jeito...

Se precisar usar o metrô ou ônibus, prefira horários alternativos com menor aglomeração – pense nisso ao agendar sua consulta.

Se possível, mantenha uma distância de 2 metros das pessoas.  Evite ao máximo o contato das mãos com as superfícies do ônibus ou metrô e lave-as com álcool gel imediatamente após o uso do transporte público.

Ande com lenços descartáveis, caso você esteja tossindo ou espirrando, e os troque e descarte frequentemente, nos lixos.

O vírus não infecta as pessoas pelas mãos, e sim quando elas são levadas à boca, nariz, olhos, ouvidos ou quando somos expostos diretamente a tosse e espirros.

O uso da máscara no transporte público não te protege totalmente contra o vírus, apenas da exposição direta pela tosse ou espirro. Ainda assim, os olhos não estão protegidos.  

A máscara ainda nos obriga a levar as mãos mais vezes ao rosto do que quando não usamos, portanto é fundamental manter as mãos limpas.

Se usar as máscaras, por fim, lembre-se de não tocar com as mãos a parte da frente, retire-a pela parte de trás. Não as deixe presas no pescoço e não guarde na bolsa com a parte da frente exposta a outros objetos – use um saco de papel ou plástico perfurado.


Preciso trocar de roupa?

Uma das maiores dúvidas é em relação à roupa. Ela pode estar contaminada com o novo Coronavírus e infectar ambientes internos?

"Se o transporte público estiver muito aglomerado, eventualmente pode levar à contaminação, sim. Por isso, é recomendado trocar de roupa ao chegar em casa para diminuir a rede de contágio do novo Coronavírus", aconselha o Dr. Daniel Garcia.

O especialista reforça a importância de atitudes como a higienização correta das mãos e a atenção com as mucosas. "Evitar ao máximo aglomerações e passar álcool em gel, na ausência de água e sabão, já são atitudes que diminuem a contaminação", diz.

Veja um vídeo sobre como se proteger da Covid-19 no transporte público:


Saiba tudo sobre o novo Coronavírus:

- Recomendações para quem se curou de um câncer

- Um glossário com 22 termos para você conhecer

- A imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço ( leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...