Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

Publicado em: 26/03/2020 - 11:03:02
Tratamento
Diagnóstico
Quimioterapia

Pacientes que estejam em vigência com esses tratamentos têm de discutir com o médico os riscos e os benefícios envolvidos em seus casos

O Coronavírus desperta dúvidas nos pacientes oncológicos, pois as sessões de radioterapia e quimioterapia são parte fundamental na recuperação contra o câncer, destruindo as células cancerígenas ou impedindo-as de se multiplicarem.

Em tempos de Coronavírus e isolamento social, o paciente oncológico deve reforçar as recomendações para se proteger, e conversar com seu médico sobre a interrupção ou não do tratamento.


Coronavírus: maior cuidado

“De maneira geral, interromper o tratamento por alguns meses em pacientes diagnosticados com câncer metastático é um risco alto, com possibilidade de avanço da doença e ameaça à vida”, explica o Dr. Helano Carioca Freire, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center.

Pacientes recebendo tratamento com perspectiva de cura, como quimioterapia adjuvante (aquela realizada após uma cirurgia para aumentar a chance de cura),podem ter muito prejuízo se interromperem o tratamento.

“Já para os pacientes mais debilitados e fragilizados ou para aqueles com doença de comportamento indolente, talvez a melhor estratégia seja interromper o tratamento por alguns meses nesse momento de crise”, diz.

Dada a particularidade e a especificidade de cada caso, é fundamental que o paciente discuta diretamente com seu médico para fazer a escolha adequada.

“Durante essa epidemia, além das medidas usuais, é muito importante ser mais rigoroso com a higiene das mãos, evitar tocar o rosto, cumprimentar pessoas sem contato físico e evitar aglomerações”, aconselha.


Estrutura preparada

Para os pacientes oncológicos que precisam de atendimento para a Covid-19, o A.C.Camargo Cancer Center está preparado para oferecer um ambiente seguro e protegido.

Os casos suspeitos de Coronavírus recebem um fluxo de atendimento separado daqueles que estão em tratamento para outras doenças. Confira mais informações na nossa página sobre o Coronavírus.

Algumas orientações relevantes para o paciente oncológico evitar:
- Aglomerações e ambientes fechados
- O cumprimento com apertos de mão, beijos e abraços, mesmo nos médicos e outros profissionais de saúde 
- Visitas desnecessárias
- Acompanhantes que apresentem sintomas de gripe ou suspeita de Coronavírus – é importante que seja apenas um acompanhante.

Mais Coronavírus:
- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia
- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia
- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Saúde Digestiva: os sinais e sintomas que merecem atenção
Reconheça os alertas que pedem uma consulta médica Saúde Digestiva: no câncer, a chance de sobrevida pode até dobrar se o diagnóstico for realizado precocemente. Por isso, o A.C.Camargo Cancer Center tem um Fluxo Oncológico Protegido para receber seus pacientes, algo pensado não apenas para...
Tratamento oncológico e libido: uma relação delicada
A diminuição da libido é normalmente uma questão pouco abordada quando se fala em efeitos colaterais do tratamento oncológico. No entanto, é comum entre os pacientes com câncer. Costuma afetar principalmente mulheres cujo tratamento da doença gera mutilações, como os tumores ginecológicos ou de mama...
Outubro Rosa: a oncogenética no câncer de mama
Assista ao vídeo e entenda como ela pode ser uma aliada no diagnóstico e no tratamento Neste Outubro Rosa, os questionamentos se tornam mais recorrentes. "Tenho o histórico de câncer de mama na família: devo me preocupar? Descobri uma mutação genética: o que fazer?" Veja...
Julho Verde: tudo sobre os tipos de câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização...
Exames de prevenção por faixas etárias
Além de manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física, uma forma de proteger sua saúde é realizar estes exames – outros testes de rastreamento podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente...