Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas? Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

 
Publicado em:

Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

Publicado em:

Pacientes que estejam em vigência com esses tratamentos têm de discutir com o médico os riscos e os benefícios envolvidos em seus casos

O Coronavírus desperta dúvidas nos pacientes oncológicos, pois as sessões de radioterapia e quimioterapia são parte fundamental na recuperação contra o câncer, destruindo as células cancerígenas ou impedindo-as de se multiplicarem.

Em tempos de Coronavírus e isolamento social, o paciente oncológico deve reforçar as recomendações para se proteger, e conversar com seu médico sobre a interrupção ou não do tratamento.


Coronavírus: maior cuidado

“De maneira geral, interromper o tratamento por alguns meses em pacientes diagnosticados com câncer metastático é um risco alto, com possibilidade de avanço da doença e ameaça à vida”, explica o Dr. Helano Carioca Freire, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center.

Pacientes recebendo tratamento com perspectiva de cura, como quimioterapia adjuvante (aquela realizada após uma cirurgia para aumentar a chance de cura),podem ter muito prejuízo se interromperem o tratamento.

“Já para os pacientes mais debilitados e fragilizados ou para aqueles com doença de comportamento indolente, talvez a melhor estratégia seja interromper o tratamento por alguns meses nesse momento de crise”, diz.

Dada a particularidade e a especificidade de cada caso, é fundamental que o paciente discuta diretamente com seu médico para fazer a escolha adequada.

“Durante essa epidemia, além das medidas usuais, é muito importante ser mais rigoroso com a higiene das mãos, evitar tocar o rosto, cumprimentar pessoas sem contato físico e evitar aglomerações”, aconselha.


Estrutura preparada

Para os pacientes oncológicos que precisam de atendimento para a Covid-19, o A.C.Camargo Cancer Center está preparado para oferecer um ambiente seguro e protegido.

Os casos suspeitos de Coronavírus recebem um fluxo de atendimento separado daqueles que estão em tratamento para outras doenças. Confira mais informações na nossa página sobre o Coronavírus.

Algumas orientações relevantes para o paciente oncológico evitar:
- Aglomerações e ambientes fechados
- O cumprimento com apertos de mão, beijos e abraços, mesmo nos médicos e outros profissionais de saúde 
- Visitas desnecessárias
- Acompanhantes que apresentem sintomas de gripe ou suspeita de Coronavírus – é importante que seja apenas um acompanhante.

Mais Coronavírus:
- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia
- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia
- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço ( leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...