Cirurgia Robótica em Oncologia - Assistência, Ensino e Pesquisa

Publicado em: 23/06/2022 - 11:06:28
Linha Fina

Encontro reuniu grandes nomes para debater ampliação, ensino, certificações e o custo-efetividade do tema 

A cirurgia robótica foi destaque no segundo dia de apresentações no Next Frontiers to Cure Cancer. O Dr. Stênio de Cassio Zequi, líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos, conduziu os trabalhos da sala. Foram discutidos pontos como a importância da formação de cirurgiões que operam por robô, as certificações, a efetividade dessa prática e as vantagens assistenciais, além de sua custo-efetividade. 

O procedimento, que é minimamente invasivo, traz diversos benefícios para pacientes quando comparado à cirurgia convencional. 

O A.C.Camargo Cancer Center é um dos principais centros da América Latina especializados em cirurgia robótica para o câncer. Além de especialista em oncologia, a experiência em robótica torna a Instituição uma referência neste tipo de procedimento para tratamento de tumores.  

Porém, para aproveitar o máximo potencial da cirurgia robótica, é preciso uma equipe multidisciplinar de especialistas em oncologia que atuam de forma integrada. Por isso, esse tipo de procedimento desse levar em consideração também o contexto de tratamento e como os demais profissionais, como nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo, estão capacitados. 

O trabalho destes profissionais na preparação do paciente para o procedimento também é importante. O preparo físico, nutricional e psicológico antes da cirurgia são essenciais para que o paciente tenha uma recuperação mais segura e eficiente. 

Em uma das salas de transmissão, no segundo dia de sessões do evento, o Dr. Stênio de Cassio Zequi explanou sobre a especialização da Instituição. São 9 anos e mais de 3.600 cirurgias.  

Segundo o Dr. Stênio, o programa de cirurgia robótica é um sucesso e muito bem estabelecido devido estratégias mercadológicas, programas de ensino e alta especialização de todos envolvidos no processo. “No Brasil, temos 90 robôs. Somente em São Paulo 32 e, mesmo assim, o A.C.Camargo foi um dos hospitais que mais operou por robótica durante a pandemia”, comenta o especialista.  

Já o Dr. Luiz Paulo Kowalski, Líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, abordou o ensino de Cirurgia Robótica em fellowship de um cancer center. Entre seus comentários, a necessidade de levar assistência de qualidade para a população. “São 4.8 bi de pessoas no mundo que não têm acesso a cirurgias de qualidade”, dado que reforça a necessidade de ampliação de ensino, pesquisa e assistência no planeta.   

Ainda tivemos a participação do Dr. Héber Salvador De Castro Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, que trouxe a importância das certificações. Segundo o Dr. Héber, as entidades de classe, como SBCO, tem um papel importante para assegurar as certificações de qualidade no país e, dessa forma, contribuir diretamente com o desenvolvimento da técnica e com o desfecho clínico para pacientes.   

O Dr. Walter Henriques da Costa, Gerente Médico do A.C.Camargo Cancer Center, finalizou o encontro trazendo o olhar da gestão sobre a cirurgia robótica, enumerou algumas vantagens diretas do procedimento, além de salientar o custo-efetividade. “Se num primeiro momento a cirurgia robótica se apresenta como mais cara para as operadoras de saúde, em médio e longo prazo mostra-se mais efetiva, pois reduz as complicações clínicas e retornos aos especialistas, tornando o processo todo menos dispendioso".

Saiba tudo sobre cirurgia robótica em nossa página especial dedicada ao tema.  

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...