Projeto piloto de protocolo de recuperação precoce para pacientes cirúrgicos com tumores no pulmão busca reduzir risco de complicações e tempo de internação, por meio de uma recuperação rápida e eficiente
A equipe do Centro de Referência em Tumores de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center implantou um projeto piloto de protocolo de recuperação precoce para pacientes cirúrgicos com tumores no pulmão.
O protocolo estabelece rotinas e padroniza os cuidados antes, durante e depois da cirurgia, com objetivo de acelerar o restabelecimento pós-operatório e para que os resultados sejam melhores. Assim, o paciente pode ter uma recuperação mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo de internação, os riscos de complicações e de mortalidade.
Para que o resultado da cirurgia seja o melhor possível, este protocolo conta com uma abordagem multidisciplinar, com profissionais da enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, anestesia, pneumologia, entre outros.
Como funciona
A principal mudança é a abordagem multidisciplinar que começa antes mesmo da cirurgia. Para receber orientações pré-operatórias, todos os pacientes passam necessariamente por uma avaliação da nutrição e de enfermagem; se houver necessidade, passam também em consulta com fisioterapeuta e psicólogo.
No pós-operatório, a equipe trabalha para que o paciente tenha uma mobilização precoce, ou seja, que ele possa levantar da cama mais rápido, com retirada de sonda e acessos venosos para que tenha condição melhor de se recuperar. Também atua com um controle mais rigoroso de dor no pós-operatório, a fim de evitar desconforto para o paciente.
Apoio da navegação
A taxa de complicação em pacientes que passaram por cirurgia no pulmão é alta, em torno de 30%. Por isso, o paciente passa por diversas avaliações profissionais e exames pré-operatórios.
Nesse contexto, a equipe de navegação é essencial para auxiliar o paciente, coordenando as avaliações e exames necessários e funcionando como uma ponte entre todas as especialidades. Para conhecer melhor o trabalho da equipe de navegação, clique aqui.
Câncer de pulmão no Brasil e no mundo
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 17.760 novos casos de câncer de pulmão em homens e 12.440 em mulheres em 2022. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,99 casos novos a cada 100 mil homens e 11,56 para cada 100 mil mulheres.
No mundo, o câncer de pulmão configura-se entre os principais em incidência, ocupando a primeira posição entre os homens e terceira posição entre as mulheres.
Clique aqui para saber mais sobre o câncer de pulmão.
Fonte: Dr. Jefferson Gross, líder do Centro de Referência de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center
INCA