Broncoscopia e ecobroncoscopia pulmonar: a endoscopia dos pulmões

Publicado em: 30/05/2022 - 10:05:08
Linha Fina

Estes exames permitem visualização e biópsia do sistema respiratório feitas de forma minimamente invasiva. Entenda como são feitos e quais suas indicações 

Fazer biópsia nos pulmões, até pouco tempo atrás, não era algo simples de fazer. Porém, com a chegada de técnicas como a broncoscopia e a ecobroncoscopia pulmonar, a biópsia no sistema respiratório e visualização de seu interior pode ser feita de forma minimamente invasiva.

Entenda o que é a broncoscopia

A broncoscopia é um procedimento de endoscopia no sistema respiratório. O médico especialista utiliza um aparelho semelhante ao equipamento utilizado em uma endoscopia digestiva, que é um tubo bem fino com uma câmera na ponta.
Com o paciente sedado, o médico insere o tubo pelo nariz ou boca até alcançar os pulmões, possibilitando observar lesões e coletar amostras de tecidos para biópsia ou de secreção, que é enviada para análise e cultura. 

Existe também a broncoscopia intervencionista que, além de fazer tudo o que a broncoscopia convencional faz, também realiza procedimentos para ajudar o paciente a respirar melhor. Assim, o médico broncoscopista pode colocar uma prótese no brônquios ou cauterizar um tumor que cresceu para dentro dos brônquios e está impedindo a passagem do ar. É uma medida de urgência para melhorar a qualidade de vida do paciente enquanto continua o tratamento contra o tumor, além de ser o tratamento definitivo de alguns tipos de lesões malignas e pequenas. 

Ecobroncoscopia pulmonar

A ecobroncoscopia pulmonar, conhecida também como EBUS ou ultrassonografia endobrônquica, utiliza um equipamento semelhante ao usado na broncoscopia, porém, com um ultrassom na ponta.

A diferença é que, enquanto a broncoscopia permite que o médico veja apenas a parte de dentro dos “canos” do sistema respiratório, o EBUS permite enxergar também o lado de fora dos “canos” e seus arredores por meio do ultrassom.
Isso permite que o médico tenha visão das paredes dos brônquios e consiga passar uma agulha para fazer coleta para biópsia de tecidos que estão do lado de fora dos “canos”.

Indicação

A broncoscopia é indicada para avaliação de sintomas relacionados à árvore brônquica, como falta de ar, tosse com expectoração ou dor no tórax e saída de sangue no catarro. Também é indicada para fazer a coleta de material para biópsia.

O EBUS é indicado quando há necessidade de visualizar as estruturas entre os dois pulmões, onde existem muitos linfonodos, e quando há necessidade de fazer biópsia nessas estruturas. Neste caso, o EBUS proporciona uma alternativa minimamente invasiva em relação a abordagem convencional, que consiste em fazer um procedimento cirúrgico com um corte no pescoço para alcançar a região que fica por trás dos ossos do tórax. 

Por ser minimamente invasivo, o procedimento com o EBUS permite que o paciente tenha alta no mesmo dia.

Procedimentos endoscópicos no A.C.Camargo

Agora, os nossos pacientes já contam com um novo espaço para a realização de procedimentos endoscópicos, com ainda mais conforto para todos. Em março, foi feita a inauguração da primeira fase da reforma do novo espaço.

Para maior segurança dos pacientes, o espaço dispõe de uma sala com pressão negativa (que evita a dispersão de partículas e micro-organismos) e conta com a presença de um anestesista durante o procedimento.

Sobre o câncer de pulmão

Em 2020, foram estimados cerca de 2,21 milhões de casos de câncer nos pulmões, traqueia e brônquios no mundo. Para 2040, a expectativa é de que esses casos alcancem cerca de 3,50 milhões.

Um tumor no sistema respiratório pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:

•    Tosse que não passa ou piora com o tempo
•    Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada
•    Dor no braço ou no ombro
•    Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem
•    Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão
•    Crises repetidas de bronquite ou pneumonia
•    Inchaço do rosto ou pescoço
•    Perda de apetite ou de peso inexplicáveis
•    Fraqueza ou cansaço

 

A imagem de tomografia à esquerda mostra que a traqueia do paciente estava quase fechada. A imagem à direita mostra a traqueia aberta após colocar uma prótese em um procedimento de broncoscopia intervencionista.
A imagem de tomografia à esquerda mostra que a traqueia do paciente estava quase fechada. A imagem à direita mostra a traqueia aberta após colocar uma prótese em um procedimento de broncoscopia intervencionista.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no esôfago, mama e intestino grosso...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado para conduzir cirurgias de alta...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço (leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades de tratamento e até mesmo conhecer...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou desde o 5° ano da...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios...