Broncoscopia e ecobroncoscopia pulmonar: a endoscopia dos pulmões

Publicado em: 30/05/2022 - 10:05:08
Linha Fina

Estes exames permitem visualização e biópsia do sistema respiratório feitas de forma minimamente invasiva. Entenda como são feitos e quais suas indicações 

Fazer biópsia nos pulmões, até pouco tempo atrás, não era algo simples de fazer. Porém, com a chegada de técnicas como a broncoscopia e a ecobroncoscopia pulmonar, a biópsia no sistema respiratório e visualização de seu interior pode ser feita de forma minimamente invasiva.

Entenda o que é a broncoscopia

A broncoscopia é um procedimento de endoscopia no sistema respiratório. O médico especialista utiliza um aparelho semelhante ao equipamento utilizado em uma endoscopia digestiva, que é um tubo bem fino com uma câmera na ponta.
Com o paciente sedado, o médico insere o tubo pelo nariz ou boca até alcançar os pulmões, possibilitando observar lesões e coletar amostras de tecidos para biópsia ou de secreção, que é enviada para análise e cultura. 

Existe também a broncoscopia intervencionista que, além de fazer tudo o que a broncoscopia convencional faz, também realiza procedimentos para ajudar o paciente a respirar melhor. Assim, o médico broncoscopista pode colocar uma prótese no brônquios ou cauterizar um tumor que cresceu para dentro dos brônquios e está impedindo a passagem do ar. É uma medida de urgência para melhorar a qualidade de vida do paciente enquanto continua o tratamento contra o tumor, além de ser o tratamento definitivo de alguns tipos de lesões malignas e pequenas. 

Ecobroncoscopia pulmonar

A ecobroncoscopia pulmonar, conhecida também como EBUS ou ultrassonografia endobrônquica, utiliza um equipamento semelhante ao usado na broncoscopia, porém, com um ultrassom na ponta.

A diferença é que, enquanto a broncoscopia permite que o médico veja apenas a parte de dentro dos “canos” do sistema respiratório, o EBUS permite enxergar também o lado de fora dos “canos” e seus arredores por meio do ultrassom.
Isso permite que o médico tenha visão das paredes dos brônquios e consiga passar uma agulha para fazer coleta para biópsia de tecidos que estão do lado de fora dos “canos”.

Indicação

A broncoscopia é indicada para avaliação de sintomas relacionados à árvore brônquica, como falta de ar, tosse com expectoração ou dor no tórax e saída de sangue no catarro. Também é indicada para fazer a coleta de material para biópsia.

O EBUS é indicado quando há necessidade de visualizar as estruturas entre os dois pulmões, onde existem muitos linfonodos, e quando há necessidade de fazer biópsia nessas estruturas. Neste caso, o EBUS proporciona uma alternativa minimamente invasiva em relação a abordagem convencional, que consiste em fazer um procedimento cirúrgico com um corte no pescoço para alcançar a região que fica por trás dos ossos do tórax. 

Por ser minimamente invasivo, o procedimento com o EBUS permite que o paciente tenha alta no mesmo dia.

Procedimentos endoscópicos no A.C.Camargo

Agora, os nossos pacientes já contam com um novo espaço para a realização de procedimentos endoscópicos, com ainda mais conforto para todos. Em março, foi feita a inauguração da primeira fase da reforma do novo espaço.

Para maior segurança dos pacientes, o espaço dispõe de uma sala com pressão negativa (que evita a dispersão de partículas e micro-organismos) e conta com a presença de um anestesista durante o procedimento.

Sobre o câncer de pulmão

Em 2020, foram estimados cerca de 2,21 milhões de casos de câncer nos pulmões, traqueia e brônquios no mundo. Para 2040, a expectativa é de que esses casos alcancem cerca de 3,50 milhões.

Um tumor no sistema respiratório pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:

•    Tosse que não passa ou piora com o tempo
•    Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada
•    Dor no braço ou no ombro
•    Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem
•    Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão
•    Crises repetidas de bronquite ou pneumonia
•    Inchaço do rosto ou pescoço
•    Perda de apetite ou de peso inexplicáveis
•    Fraqueza ou cansaço

 

A imagem de tomografia à esquerda mostra que a traqueia do paciente estava quase fechada. A imagem à direita mostra a traqueia aberta após colocar uma prótese em um procedimento de broncoscopia intervencionista.
A imagem de tomografia à esquerda mostra que a traqueia do paciente estava quase fechada. A imagem à direita mostra a traqueia aberta após colocar uma prótese em um procedimento de broncoscopia intervencionista.

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }