Avanços em carcinoma renal e as necessidades do pacientes
Avanços em carcinoma renal e as necessidades do pacientes
Simpósio proporcionou um momento único para debate sobre a doença
Por José Augusto Rinck Jr., oncologista clínico
O Simpósio de Avanços em Carcinoma Renal foi um dia todo dedicado ao câncer de rim, com palestras e discussões sobre os mais recentes avanços terapêuticos e as principais perspectivas futuras. Foi um momento único de discussão e oportunidade de pacientes, associações, imprensa e setores de defesa dos direitos dos pacientes de se encontrarem e exporem suas visões, anseios e dificuldades.
O câncer renal é uma doença silenciosa e pouco conhecida pela população. Segundo pesquisa feita no Brasil pelo Instituto Oncoguia e apresentada no congresso, 47% dos entrevistados descobriram o câncer renal em estágio avançado e 64% não sabiam nada sobre a doença quando receberam o diagnóstico. Também há estudos que relacionam pessoas com mais acesso a educação a melhores tratamentos, evidenciando a necessidade de aumentar a disseminação de informações sobre a doença.
Dessa forma, torna-se evidente que todos podem e devem se unir e que, assim, resultados muitos melhores até de terapêutica possam ser encontrados. O evento finalizou com associações internacionais e nacionais aqui representadas, como LARCG, IKCC, Oncoguia e o A.C.Camargo Cancer Center no pré-lançamento da campanha do Dia Mundial Cancer de Rim (20/06) na América Latina.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.