A.C.Camargo participa da Semana Internacional de Conscientização da Tireoide Pular para o conteúdo principal

A.C.Camargo participa da Semana Internacional de Conscientização da Tireoide

 
Publicado em:

A.C.Camargo participa da Semana Internacional de Conscientização da Tireoide

O câncer de tireoide é o quinto com maior incidência na população feminina e deve atingir cerca de 14,1 mil mulheres em 2023, de acordo com estimativas do INCA.
 

Publicado em:

O câncer de tireoide é o quinto com maior incidência na população feminina e deve atingir cerca de 14,1 mil mulheres em 2023, de acordo com estimativas do INCA.
 

A Semana Internacional de Conscientização da Tireoide, comemorada anualmente em todo o mundo entre os dias 25 a 31 de maio, é uma iniciativa global para aumentar a conscientização da população sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado dos distúrbios da tireoide para prevenir complicações futuras como possíveis casos de câncer, por exemplo.

Essa campanha ocorre anualmente desde 2009 e conta com o apoio das principais associações ao redor do mundo como a Associação Europeia de Tireoide (European Thyroid Association - ETA), Associação Americana de Tireoide (American Thyroid Association - ATA), Sociedade Latinoamericana de Tireoide (Latin-American Thyroid Society - LATS) e a Asia and Oceania Thyroid Association (AOTA).

De acordo com a Federação Internacional de Tireoide (Thyroid Federation International), acredita-se que mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo estejam suscetíveis a ter algum tipo de distúrbio na tireoide. Além disso, a entidade também estima que mais de uma centena de milhão de outras pessoas podem viver com uma condição da tireoide no momento, e ao menos metade delas não são diagnosticadas.

Considerado o quinto tipo de câncer com maior incidência na população feminina, o câncer de tireoide deve atingir cerca de 14,1 mil mulheres em 2023, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Na população masculina, este índice é muito menor, chegando a 2,5 mil novos casos.

O câncer de Tireoide é tratável e tem altas chances de cura se diagnosticado precocemente, por isso é muito importante ficar atento aos sintomas. Segundo o Observatório do Câncer, publicação produzida pelo A.C.Camargo Cancer Center, que avaliou 98 mil pacientes com câncer tratados na instituição nos últimos 20 anos, as taxas de sobrevida deste tumor apresentaram aumento para ambos os sexos.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Cuidados paliativos, para todas as horas
"Fulano, coitado, ele já está nos cuidados paliativos". É pouco provável que você nunca tenha ouvido essa frase, ou outra parecida com ela, numa conversa sobre doença. O coitado seria uma pessoa muito enferma, já incurável, vivendo os seus últimos...
Nosso corpo clínico participa da ASCO, maior evento de oncologia do mundo
Foto: © ASCO/Todd Buchanan. Na última semana, participamos em Chicago (USA), do maior evento de oncologia do mundo, o Congresso ASCO®. Nosso corpo clínico compareceu em peso, representando alguns dos nossos Centros de Referência, como Pulmão e Tórax, Urologia, Cutâneo...
A quimérica célula Car-t
Você se lembra da notícia, certamente. Se já era oncológico à época, recorda especialmente a esperança que ela trouxe para todos os pacientes. Em 9 de setembro de 2019, no Hospital das Clínicas da de Ribeirão Preto, um aposentado de...
Os planos e o drama da cobertura
Imagine você estar na Emergência do A.C.Camargo, acomodado provisoriamente numa baia, esperando a transferência para um quarto do hospital. Você é um paciente em seguimento de câncer e deu entrada com um quadro de diarreia intensa. Como é o auge...