Covid-19 triagem virtual para pacientes A.C.Camargo com sintomas Pular para o conteúdo principal

A.C.Camargo Cancer Center oferece triagem virtual para pacientes oncológicos com sintomas de Covid-19

 
Publicado em:

A.C.Camargo Cancer Center oferece triagem virtual para pacientes oncológicos com sintomas de Covid-19

Publicado em:

A plataforma de P.A. Digital indica se há necessidade do paciente se deslocar até a Unidade e ajuda a Instituição a entender a previsão de demanda de atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus

Com o objetivo de ajudar no combate ao novo Coronavírus, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia uma parceria com a startup de inteligência artificial para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é a primeira instituição de saúde do país a utilizar a triagem da P.A. Digital para pacientes oncológicos. “A tecnologia será um reforço para a gestão de cuidado voltada aos pacientes com câncer. Vale dizer que a plataforma não substitui avaliação médica, mas serve como apoio para identificar de forma remota pacientes com sintomas gripais que podem corresponder à Covid-19 e, dentre estes, quem apresenta sintomas que merecem uma visita ao pronto-atendimento. Assim, evitamos a saturação da Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center e protegemos aqueles com quadros mais simples”, afirma o CEO do P.A Digital, Cristian Rocha.  

Para o Superintendente de Operações e Diretor Médico do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Victor Piana, os pacientes são prontamente beneficiados, já que este é um canal de fácil acesso para esclarecer dúvidas específicas sobre o Coronavírus, avaliar os sintomas e os impactos para o paciente oncológico, além de agilizar a priorização de atendimento na chegada à emergência. “Sabemos que o paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, podemos proteger nossos pacientes com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a nossa capacidade de atendimento em pronto-atendimento para os casos mais graves” esclarece o médico.

A tecnologia também compõe a série de iniciativas do A.C.Camargo Cancer Center para aumentar a segurança dos pacientes oncológicos, como, por exemplo, o fluxo oncológico protegido, que mantém segregação completa entre os pacientes positivos para a Covid-19 e os demais pacientes.
 

Como funciona

Ao acessar a assistente virtual, o paciente responde a uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, caso o paciente não compareça à Instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência.

Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo P.A. Digital.

“A ideia é que ela envie um formulário todos os dias para saber se houve mudanças nos sintomas relatados inicialmente. Dessa forma, a equipe assistencial pode acompanhar a progressão do paciente com o passar do tempo. Esse é um grande diferencial da plataforma”, explica Cristian Rocha. Por meio da P.A. Digital, os pacientes também podem tirar dúvidas sobre o novo Coronavírus.


Principais benefícios

●    Esclarecimento de dúvidas sobre os sintomas do novo Coronavírus
●    Triagem virtual dos sintomas para indicação de comparecimento à emergência ou permanência em isolamento domiciliar
●    Fácil acesso à ferramenta
●    Confiabilidade nos parâmetros estabelecidos pelo próprio A.C.Camargo Cancer Center, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde


Tecnologia para salvar vidas

A startup é responsável pelo desenvolvimento do Robô Laura, tecnologia implantada em instituições de saúde, incluindo o A.C.Camargo Cancer Center, para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, faz o gerenciamento de dados da rotina hospitalar e emite alertas para a equipe assistencial, o que melhora a capacidade preditiva, com previsões mais estáveis.

Ativo desde 2016, o Robô já analisou cerca de 2,5 milhões de atendimentos e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar, em média, 12 vidas por dia, é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.

Como forma de contribuir com a otimização dos recursos de saúde e auxiliar os hospitais a não ficarem sobrecarregados neste momento de crise, o uso da ferramenta foi liberado gratuitamente para instituições de saúde. A iniciativa tem o apoio do Instituto Laura Fressatto.

Confira no vídeo como funciona:

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus:
- Covid-19 e os cuidados para o câncer infantil

- O manual do isolamento domiciliar

- Conheça nossa triagem virtual

- A Covid-19 e o transplante de medula óssea

- Atividade física em tempos de isolamento social

- Dicas para a proteção ao usar o transporte público

- Vídeo: como manter sua saúde mental

- Recomendações para quem se curou de um câncer

- Um glossário com 22 termos para você conhecer

- A imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
Conheça os sinais e sintomas de cada um destes tipos de câncer hematológico O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta...
Tumores cerebrais e do sistema nervoso central: tudo sobre esses tipos de câncer
Tumores cerebrais são pouco comuns: as estatísticas mundiais apontam que, do total de tipos de câncer que existem, menos de 2% se localizam no cérebro. Mais frequentes, porém, são as metástases cerebrais de outros tumores mais incidentes, como mama ou...
Tumores digestivos: uma seleção de conteúdos para você saber tudo e se proteger
Tumores digestivos são aqueles que atingem estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, GIST (tumor estromal gastrointestinal) e vesícula biliar e vias biliares. No A.C.Camargo Cancer Center, eles são tratados por uma equipe multidisciplinar no Centro de Referência em Tumores do...
Câncer colorretal: saiba o que dizem nossos especialistas nestes tipos de tumores
O câncer colorretal ( intestino e reto) é mais comum do que muitos pensam: ocupa a terceira posição entre os tipos de tumores mais frequentes no Brasil, sem considerar os de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer...