A.C.Camargo Cancer Center e Sabará Hospital Infantil anunciam parceria para ampliar a prestação de serviços aos pacientes pediátricos com câncer

Publicado em: 07/07/2021 - 11:07:09
Institucional
Tratamento
Parcerias
Tumores Pediátricos
Linha Fina

Instituições buscam unir suas expertises e a excelência na jornada completa do paciente pediátrico e, consequentemente, se tornarem o mais completo Centro de Referência do setor privado para diagnóstico, tratamento, reabilitação e reinserção social de crianças, adolescentes e jovens adultos com câncer  

O A.C.Camargo Cancer Center e o Sabará Hospital Infantil firmaram uma parceria para oferecer aos pacientes pediátricos com câncer diagnóstico e tratamento com base na especialização das instituições.

Ambas possuem conhecimento científico, especialistas, estruturas e tecnologias que se complementam em toda jornada do paciente. Além da assistência, a parceria engloba ações nas áreas de ensino e pesquisa.

Atualmente, o A.C.Camargo possui todos as especialidades oncológicas, estrutura de pronto-atendimento, internação, unidade de transplante de medula óssea e cirurgia dedicados às crianças adolescentes e jovens adultos com câncer, além de tecnologias para diagnóstico por imagem (Pet-CT), anatomia patológica e tratamento através de aceleradores lineares com as técnicas mais avançadas. 

O Sabará Hospital Infantil, com 60 anos de tradição no cuidado à criança, é o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI).

A Instituição possui todas as especialidades pediátricas e uma completa estrutura de pronto-atendimento, internação e cirurgia dedicados ao atendimento pediátrico, oferecendo expertise no diagnóstico e tratamento desde as doenças mais simples até as mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.     

Por meio da parceria, ambos vislumbram o crescimento de seus serviços, oferecendo um melhor cuidado aos pacientes com suspeita, alto risco ou neoplasia confirmada. Além disso, os históricos das instituições completam os protocolos da jornada dos pacientes com o que existe de mais avançado no mercado e possibilitam que os pacientes tenham todos os recursos humanos e físicos à sua disposição, dentro de um escopo de evidências científicas, estudos clínicos e capacitação contínua. 

Na prática, os pacientes continuam sendo atendidos por cada instituição separadamente, porém seguem protocolos comuns e em alguns casos específicos podem ser encaminhados ao outro hospital para realizarem o diagnóstico e tratamento que o parceiro primário não possui.

Médicos especialistas também vão transitar entre as instituições. Por isso, o corpo clínico de cada uma das instituições está integrado para maximizar o conhecimento e beneficiar o paciente em qualquer etapa da jornada e a definição dos protocolos é compartilhada com cada paciente pediátrico. 

“O Sabará Hospital Infantil é reconhecido como uma instituição referência em pediatria e tem o olhar amplo para as necessidades da criança, enquanto o A.C.Camargo Cancer Center é referência em oncologia e também é o primeiro a fazer uma avaliação especializada para detecção e controle dos efeitos tardios, trabalho multidisciplinar do Grupo de Estudos Pediátricos dos Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico (GEPETTO). Além disso, a Instituição tem um olhar específico para o grupo atendido pelo programa AYA (Adolescent and Young Adult – no português Adolescente e Jovem Adulto), que cuida de pacientes com diagnóstico de câncer na faixa etária entre 12 e 30 anos e que permite resultados e cuidados na preservação da fertilidade em homens e mulheres, por exemplo. Com a parceria, crianças e adolescentes são beneficiados pela complementariedade de conhecimento na longa e complexa jornada do cuidado oncológico”, diz o Dr. Victor Piana de Andrade, Diretor Geral do A.C.Camargo Cancer Center.

Para o Dr. Ary Ribeiro, CEO do Sabará Hospital Infantil, a parceria prevê uma jornada completa de cuidados para a criança com câncer, reunindo o que as duas Instituições têm de melhor.

"Desta maneira, as famílias que procurarem os serviços contarão com um parque tecnológico com recursos de última geração apoiados por médicos especialistas em crianças, o que faz toda a diferença na condução do tratamento”, destaca o Dr. Ary.  

O câncer em crianças e adolescentes costuma ter um comportamento diferente daqueles vistos em adultos. O tumor tende a crescer mais rapidamente, entretanto, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura que podem chegar em 80%.

Na maior parte dos casos, a doença não está ligada à exposição a fatores ambientais e de estilo de vida, como tabagismo, álcool e até mesmo envelhecimento. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais e sintomas e não hesitar em consultar o médico pediatra de confiança.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Pacientes com linfonodo positivo e adenocarcinoma têm mais risco de recidiva em outros órgãos
Estudo conclui, contudo, que um ciclo de quimioterapia adicional e reforçado poderia minimizar a reincidência de tumores em portadoras de câncer de colo uterino Pacientes com câncer de colo de útero com linfonodo comprometido e adenocarcinoma, por exemplo, têm mais chance de recidiva à distância...
Novos agentes imuno-oncológicos em desenvolvimento
Um dos paradoxos da oncologia é que a combinação de tratamentos, se, por um lado, pode melhorar os resultados, por outro, também apresenta o risco de aumento da toxicidade, ou seja, de causar mais efeitos adversos. Um estudo apresentado no AACR Meeting 2017, em Washington...
Dia Mundial do Câncer
Nós cuidamos de pessoas. Cuidamos de pacientes com câncer, seus familiares e de todos que os acompanham nesse processo. Somos mais de 5.000 pessoas engajadas e com um único propósito: combater o câncer, paciente a paciente. Somos todos A.C.Camargo Cancer Center e vamos fazer a...
Estudo traz nova perspectiva de tratamento para paciente com câncer de mama
Nos últimos anos, o combate ao câncer avançou significativamente e temas ligados a conceitos emergentes na terapia, novas abordagens terapêuticas e a conversão de descobertas em benefícios para paciente chama a atenção da comunidade científica. A revista Nature Cancer divulgou, junto com uma série de...
Atuação da Enfermagem na Oncologia - Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...