Parcerias

A.C.Camargo e Princess Margaret lançam 2º master course pela UICC

Linha Fina

Master course abordará a organização de um cancer center e como este modelo é capaz de melhorar os desfechos clínicos e ampliar o acesso da população ao tratamento oncológico
 

Referência internacional em oncologia o A.C.Camargo Cancer Center participará do segundo o master course: comprehensive cancer centres – a cornerstone for improving cancer control systems, promovido pela Union for International Cancer Control (UICC). A iniciativa, capitaneada pelo Princess Margaret Cancer Centre tem o objetivo de capacitar profissionais e instituições de saúde no mundo inteiro por meio de um robusto curso que apresentará a eficiência do modelo cancer center.

Seguindo o mesmo modelo apresentado na primeira edição, em 2021, o A.C.Camargo é a única instituição de saúde da América Latina a participar do projeto junto com as instituições King Hussein Cancer Center, em Amã na Jordânia, Tata Memorial Center, em Mumbai na Índia e o Princess Margaret Cancer Center, em Toronto no Canadá. 

O master course é exclusivo para membros da UICC (instituições de saúde ou profissionais). O curso, online, contará com aulas gravadas e seções ao vivo para que os participantes possam interagir com os cancer centers e tirar dúvidas. Ele ocorrerá de 11 de setembro até 01 de dezembro de 2023.

Master Course UICC de 2021

Durante a primeira edição do curso, ocorrida em 2021, as aulas abordaram a organização de um cancer center e como este modelo é capaz de melhorar os desfechos clínicos, ampliar o acesso da população para prevenção, formação médica qualificada, custo-efetividade, pesquisa e cuidados oncológicos. A segunda edição segue o mesmo modelo.

José Humberto Fregnani
"
os participantes terão oportunidade de interagir com especialistas internacionais para discutir vários temas em oncologia
Dr. José Humberto Fregnani, superint. de ensino e pesquisa do A.C.Camargo

A primeira edição reuniu 107 participantes, a maioria deles, cerca de 40%, eram da região do Oriente Médio e Norte da África, seguida pela África e Ásia-Pacífico, de acordo com o relatório de sustentabilidade do Princess Margaret Cancer Center. Os países com maior número de participantes foram Egito (19), Índia (8), Jordânia (8), Nigéria (7) e Quênia (6).

Ampliar o conhecimento sobre este modelo de assistência especializada é fundamental para a ampliação do acesso da população à tratamentos oncológicos de alta qualidade. “Além do modelo integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa, característicos de um cancer center, os participantes terão oportunidade de interagir com especialistas internacionais para discutir vários temas em oncologia”, completa o superintendente de ensino e pesquisa do A.C.Camargo, José Humberto Fregnani. 

A.C.Camargo e Hospital Santa Rita (ES) firmam acordo de cooperação em saúde oncológica

Linha Fina

O objetivo da iniciativa é ampliar o compartilhamento de protocolos clínicos, conhecimento e encaminhamento de pacientes. 
 

Oferecer o melhor atendimento aos pacientes e contribuir para o avanço da saúde oncológica da população são alguns dos objetivos comuns do A.C.Camargo Cancer Center, referência no tratamento de câncer no Brasil, e do Hospital Santa Rita, maior complexo oncológico do Espírito Santo. Em agosto, essas duas instituições firmarão parceria inédita de cooperação institucional para a ampliação do atendimento aos pacientes oncológicos, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento sustentável.

A aproximação entre as duas unidades hospitalares envolverá o encaminhamento de pacientes entre elas, o alinhamento de protocolos clínicos, navegação de pacientes oncológicos, discussão de casos clínicos e segunda opinião. Além disso, também serão oferecidos os serviços de anatomia patológica (IHQ/Genômica), farmácia clínica (quimioterapias diluídas) e oncologia preventiva.

Para o diretor de novos negócios do A.C.Camargo Cancer Center, Eduardo Ribeiro, essa aproximação traz uma série de benefícios que vai além da relação B2B entre as marcas. "Os diferentes projetos contidos nessa iniciativa trarão como consequência não só a sustentabilidade das instituições, mas também a ampliação do acesso à saúde oncológica da população". Ainda de acordo com Ribeiro, as unidades possuem histórias similares e compartilham os mesmos propósitos de compromisso com a vida e o desenvolvimento da saúde oncológica da população.

A Presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla, informa que "esse acordo de cooperação é mais um avanço do comprometimento de ambos os hospitais com a qualidade dos serviços que oferecem à população. Faremos troca de conhecimento e de experiências, afinal, são duas grandes instituições de referência em tratamento oncológico que se unem em prol da saúde".

O Diretor-Geral do Santa Rita, Marcos Dias Ayres, acrescenta que "a expertise das equipes dos dois hospitais trará grandes benefícios, principalmente em avanços de diagnóstico e tratamento do câncer, já que ambos reúnem profissionais e tecnologia de ponta".

Marcos Dias Ayres, Diretor-Geral do Santa Rita
"
a expertise das equipes dos dois hospitais trará grandes benefícios, principalmente em avanços de diagnóstico e tratamento do câncer
Marcos Dias Ayres, Diretor-Geral do Santa Rita

A parceria entre as instituições será anunciada na tarde do dia 03/08 (quinta-feira), durante evento em Vitória (ES).

O encontro reunirá os principais executivos do Hospital Santa Rita e do A.C.Camargo Cancer Center e convidados ligados à parceria.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Cente

Há 70 anos, médicos e cientistas atuam em conjunto no A.C.Camargo Cancer Center para o desenvolvimento de pesquisas e tratamentos que beneficiam pacientes no Brasil e no mundo. Ao todo, são mais de 5 mil profissionais engajados e especializados em cuidar da saúde oncológica da população.
Na área de ensino, a instituição conta com um robusto programa de residência médica e multiprofissional, além de um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido como excelente pela Capes (avaliação nota 6 de 7). Em seu corpo clínico, a instituição possui alguns dos principais autores científicos do mundo em oncologia, além de publicar o "Observatório do Câncer", estudo inédito que reuniu dados de 98 mil pacientes oncológicos atendidos no A.C.Camargo nos últimos 20 anos.

Sobre o Hospital Santa Rita

Maior complexo oncológico do Espírito Santo, o Hospital Santa Rita foi construído e é mantido pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Possui 53 anos de atividades e, além de ser filantrópico, também atende pacientes particulares e de convênios. É um Hospital Geral de Alta Complexidade que alia competência profissional, humanização no atendimento e tecnologia avançada com um robusto parque tecnológico que reúne Medicina Robótica, Alta Tecnologia e Diagnóstico Avançado.

O Santa Rita possui o único Centro de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas do Espírit Santo habilitado para realizar transplantes Autólogo, Alogênico Aparentado e Alogênico Não Aparentado. E, por meio do seu Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação, participa de estudos nacionais e internacionais envolvendo a área da oncologia, com publicação de estudos em renomadas revistas científicas.

A.C.Camargo e Huntington anunciam parceria em oncofertilidade

Linha Fina

Iniciativa amplia serviços de oncofertilidade que, a partir de agora serão feitos no A.C.Camargo pela Huntington.

Em um movimento inédito, com o objetivo de apresentar mais opções voltadas à oncofertilidade, o A.C.Camargo Cancer Center, referência em oncologia no Brasil, e o Grupo Huntington Medicina Reprodutiva anunciam uma nova parceria. O movimento reforça a estratégia do Cancer Center em ampliar as opções terapêuticas para os pacientes tratados na instituição.

Atualmente o tratamento oncológico não é necessariamente um impeditivo para os pacientes que queiram ter filhos. Com o passar dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas ou aprimoradas para preservar a fertilidade dos pacientes em tratamento oncológico.

Oncofertilidade é a área médica dedicada à preservação da fertilidade dos pacientes que serão submetidos a um tratamento de oncológico. Geralmente é indicada para mulheres em idade fértil que pretendem engravidar no futuro, a especialidade é uma alternativa para preservar os óvulos antes de dar início ao tratamento oncológico. Também pode ser indicado aos homens que serão submetidos a tratamento que os impediriam de preservar seus espermatozoides.

Ser especializado em vida vai muito além de oferecer os melhores tratamentos disponíveis ao paciente, é também entender suas ansiedades, inseguranças, apoiar seu processo terapêutico e mostrar que nem todo tratamento oncológico compromete a fertilidade ou impedirá uma futura gestação.

Por que realizar o tratamento de Oncofertilidade?

Em algumas situações, o tratamento realizado com quimioterapia ou radioterapia podem afetar o aparelho reprodutor prejudicando a qualidade dos óvulos. Por esta razão, quando o plano terapêutico é discutido com o médico responsável pelo tratamento, é fundamental que a paciente tenha em mente a preservação de sua fertilidade, pois o ovário e todo o sistema reprodutor é sensível ao tratamento oncológico.

Técnicas disponíveis no A.C.Camargo Cancer Center

As consultas são realizadas pela equipe da Huntington todas as sextas-feiras na unidade Pires da Mota do A.C.Camargo Cancer Center.

Criopreservação, conhecida como o congelamento de óvulos, nesta técnica, os óvulos poderão ser usados para uma gestação futura. Esse procedimento leva de 10 a 15 dias para ser realizado e não é necessário esperar pelo próximo ciclo menstrual. Durante esse tratamento, é realizada a estimulação ovariana, coleta e vitrificação dos óvulos – congelamento rápido em nitrogênio líquido à baixíssima temperatura.

Supressão da função ovariana é a técnica que tem por objetivo proteger o ovário durante o processo de quimioterapia com a utilização de medicação específica, aplicada de acordo com o perfil clínico de cada paciente. 
 

Neste procedimento, a mulher passa pelo processo de fertilização in vitro para, em seguida, realizar o congelamento dos embriões. Para essa fertilização é necessário que a paciente tome uma medicação, durante dez dias, que estimulará a produção de óvulos.

Os embriões que estiverem com a melhor morfologia são criopreservados após alguns dias de desenvolvimento em laboratório. Com isso, após o final do tratamento oncológico, se a paciente decidir ter filhos, é possível transferir os embriões para o útero após um ciclo ovulatório ou com o auxílio de preparo hormonal do endométrio mimetizando o ciclo ovulatório.
 

A criopreservação do tecido ovariano tem o objetivo de preservar o ovário. Este procedimento é realizado a partir da coleta do tecido ovariano para uma futura produção de folículos em laboratório ou um eventual transplante. A retirada do tecido é feita por meio de videolaparoscopia ou durante a cirurgia de tratamento do câncer.
 

Cirurgia de transposição dos ovários é indicada para casos em que o tratamento oncológico será realizado na região pélvica, esse procedimento reposiciona os ovários desviando-os da direção da radiação, preservando o aparelho reprodutor dos efeitos da radioterapia.
 

Útero de substituição é um procedimento regulamentado no Brasil onde a gestação de embriões do casal realizada no útero de outra mulher (com a qual exista vínculos). Este tratamento é recomendado para casos em que o útero da paciente tenha sido afetado pelo tratamento oncológico.
 

Parceria entre A.C.Camargo Cancer Center e Cogna amplia portfólio do ensino médico em oncologia

Linha Fina

Inscrições para os cursos de Nutrição Oncológica, na modalidade Presencial e enfermagem oncológica na modalidade EAD já estão abertas

O A.C.Camargo Cancer Center, referência internacional em, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa na área de oncologia, e a Cogna, maior grupo de educação do Brasil com qualidade de ensino na formação de profissionais, se unem para lançar capacitação em oncologia. A parceria tem o objetivo de ampliar a oportunidade de formação para os profissionais da saúde para tratamento multidisciplinar da doença, levando o conhecimento para todas as regiões país.

Além disso, essa aliança reforça o compromisso do cancer center em compartilhar conhecimento e formar profissionais de saúde altamente capacitados e comprometidos com a saúde oncológica da população. 

Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC em inglês), o envelhecimento e o crescimento da população são fatores que devem proporcionar um aumento superior a 90% em novos casos de câncer na América Latina até 2035. Para ajudar a suprir essa demanda, a Cogna por meio de parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, anuncia a ampliação do portfólio de cursos voltados para medicina e demais áreas da saúde, combinando 70 anos de excelência na assistência, ensino e pesquisa em oncologia, a parceria traz, a partir de maio, a oferta de pós-graduação lato sensu nas modalidades EAD, híbrido e presencial, utilizando qualificação técnica, conhecimento e médicos-docentes do AC Camargo e a experiência de plataforma, tecnologia e serviços na área de Educação da Cogna.

Dr. Victor Piana
"
Hoje há uma demanda por profissionais capacitados em oncologia. A parceria potencializará o papel do A.C.Camargo na área de educação, estendendo essa oportunidade para todo o Brasil
Dr. Victor Piana - CEO do A.C.Camargo

“A companhia segue investindo na frente de ensino médico, e a capilaridade do ensino à distância nos permitir alcançar todas as localidades do Brasil, levando conhecimento, tecnologia e educação para todos os profissionais de medicina e saúde.”, comenta Roberto Valério – CEO da Cogna Educação. Dr. Victor Piana, CEO do A.C.Camargo enfatiza a importância da parceria: “Hoje há uma demanda por profissionais capacitados em oncologia. A parceria potencializará o papel do A.C.Camargo na área de educação, estendendo essa oportunidade para todo o Brasil”.

Portfólio de cursos

Inicialmente, compõem o quadro de opções Lato Sensu, os cursos de Nutrição Oncológica, na modalidade Presencial com duração de 12 meses, e Enfermagem Oncológica na modalidade EAD com duração de 10, 6 ou 4 meses. As inscrições já estão abertas e o início das aulas está previsto para agosto

Os programas contam, respectivamente, com coordenação da Dra. Thais Manfrinato Miola que é Nutricionista e Doutora em Ciências na Área de Oncologia pela FAP, e Coordenadora do Programa de Residência em Nutrição Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center. O curso de Enfermagem Oncológica é coordenado por José Luiz Gasparini e pela Maria das Graças Matsubara, ambos enfermeiros supervisores no AC Camargo Cancer Center.

A.C.Camargo e Pfizer firmam acordo de compartilhamento de risco para tratamento com anticoagulante

Linha Fina

Programa prevê que medicamento seja custeado parcialmente ou integralmente pela farmacêutica caso as metas clínicas não sejam alcançadas contribuindo para ampliar o acesso aos pacientes com tromboembolismo venoso (TEV)
 

O A.C.Camargo Cancer Center e a farmacêutica Pfizer anunciaram uma parceria para o compartilhamento de risco no uso do anticoagulante Eliquis (apixabana) em que o valor do tratamento será custeado de maneira parcial ou integral pelo fornecedor caso as metas estabelecidas de resultado clínico não sejam alcançadas.

O compartilhamento de risco ainda é uma iniciativa pioneira e pouco adotada no Brasil. Este modelo de pagamento baseado em valor tem o potencial de melhorar o sistema de saúde gerando mais sustentabilidade ao mesmo tempo em que beneficia o acesso a diferentes terapias.

O programa tem, entre objetivos, o acompanhamento de desfecho dos pacientes oncológicos diagnosticados com tromboembolismo venoso (TEV) ao longo de seis meses após alta hospitalar, bem como oferecimento de suporte para a melhora nos desfechos de pacientes com comorbidades e apoio para evitar, ou reduzir, os índices de re-hospitalização, re-abordagens clínicas, por meio da adesão ao tratamento, colaborando também para a redução de custos no sistema de saúde decorrentes de TEV.

Os pacientes voluntários serão acompanhados pelo A.C.Camargo com suporte da Kidopi, empresa que realizará o monitoramento remoto dos pacientes oncológicos voluntários que tiveram diagnóstico de TEV ao longo de seis meses após a alta hospitalar, ou aqueles que forem atendidos na unidade de saúde.

“Mais do que desenvolver medicamentos e vacinas inovadores para os desafios de saúde do mundo, estamos comprometidos em fazer com que essas inovações cheguem efetivamente aos pacientes que tanto necessitam delas. Por isso, na Pfizer, também estamos focados em acordos inovadores, que nos permitam trabalhar em parceria com gestores privados e públicos para ampliar o alcance das pessoas às nossas soluções de saúde”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.   

O A.C.Camargo Cancer Center, como grande referência no tratamento oncológico no País, está constantemente buscando novos modelos de remuneração e aprimorando seus protocolos a fim de consolidar sua referência como instituição com melhor custo-efetivo no mercado. Para isso, protocolos clínicos baseados em evidências científicas e ética são constantemente revisados e desenvolvidos, sempre com base em indicadores que comprovam sua eficácia clínica e viabilidade. 
 

A.C.Camargo Cancer Center e Nature Reviews Cancer fecham acordo inédito no Brasil para divulgação científica

Linha Fina

Considerada uma das principais publicações científicas do mundo, Nature  Reviews Cancer identifica e convida especialistas do A.C.Camargo para participarem do seu “Journal Club”
 

Os pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center foram convidados para participar do “Journal Club” - grupo de especialistas que avaliam criticamente artigos da literatura acadêmica, científica, médica, entre outras - de uma das mais importantes publicações científicas em oncologia no mundo, a Nature Reviews Cancer. 

Escalada pela Nature para coordenar o grupo de especialistas da instituição que irão escolher os artigos científicos de alta relevância para a oncologia e com potencial para impactar as linhas de pesquisa, a pesquisadora científica do Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo, Dra. Giovana Torrezan, “inaugurou” a parceria com o primeiro artigo publicado no início de maio onde aborda a influência do texto analisado na prática clínica e pesquisas oncológicas.
  
O primeiro texto visita o artigo do Dr. Srinivasan e colegas, publicado em 2021 pela Nature Genetics onde aborda como a análise do genoma dos tumores e sua relação com variantes genéticas herdadas podem explicar a predisposição ao câncer. Nesse trabalho, os autores avaliaram dados pareados de sequenciamento de DNA de tumores e de linhagem germinativa de 17.152 indivíduos com câncer em 55 tipos diferentes de câncer.

Mais sobre o artigo da Nature Reviews Cancer

Os resultados mostraram que o mecanismo da tumorigênese - origem do tumor - relacionados às variantes germinativas são variáveis e dependem da penetrância do gene afetado e do tipo do tumor desenvolvido. Em conjunto, as observações do trabalho de Srinivasan, e demais autores, e de estudos semelhantes têm demonstrado a complexa relação entre variantes germinativas patogênicas e a tumorigênese, enfatizando a crescente necessidade de integrarmos o conhecimento da genômica germinativa com o perfil somático do tumor para propiciar uma oncologia de precisão. 
  
Traduzir, difundir e explicar conteúdo científico sobre câncer é um dos propósitos do A.C.Camargo Cancer Center com intuito de compartilhar conhecimento e ampliar o acesso a informações de qualidade para capacitar profissionais da saúde, contribuir para o desenvolvimento da saúde oncológica no Brasil e cuidar cada vez melhor dos pacientes.
 

Seu conhecimento pode mudar vidas. Seja voluntário!

Seu conhecimento pode ajudar jovens com câncer que estejam em situação de vulnerabilidade. 

No Programa Dona Carolina Tamandaré, realizamos ações de reintegração social, educacional, profissional e cultural. 

Atualmente, atendemos 26 beneficiários(as), que têm acesso a cursos profissionalizantes e técnicos, formações voltadas à empregabilidade, palestras, suporte pedagógico e auxílios sociais para se manterem nas atividades. 

Desde a nossa fundação, atuamos com responsabilidade social, sempre focando em cada paciente e colaborando na redução dos impactos da doença. 

Você pode nos apoiar ministrando aulas nas seguintes áreas: computação básica, idiomas (inglês ou espanhol), oratória e comunicação. 

Clique aqui, inscreva-se e faça parte dessa história!
 

Parceria do A.C.Camargo com farmacêuticas torna realidade o compartilhamento de riscos

Linha Fina

A.C.Camargo e Roche adotam o modelo que prevê ressarcimento do valor da terapia caso o desfecho clínico previsto não seja alcançado. Modelo será aplicado para novas parcerias

O A.C.Camargo e a Roche Farma Brasil iniciaram um projeto que beneficia pacientes com câncer de pulmão em um modelo de remuneração baseado em valor no Brasil. Trata-se do compartilhamento de risco, no qual o valor do tratamento é arcado, parcial ou integralmente, pelo fornecedor do medicamento se as metas pré-estabelecidas de resultado clínico não forem atingidas. Embora seja discutido como uma alternativa para dar acesso aos pacientes às terapias inovadoras há alguns anos, a implementação do modelo de compartilhamento de risco é uma novidade no país.

O medicamento a ser disponibilizado, neste primeiro momento, é a imunoterapia atezolizumabe, para um perfil específico de paciente com câncer de pulmão de pequenas células em estágio extensivo. Segundo o estudo IMpower133, o maior benefício clínico é observado nos pacientes que seguem sem progressão da doença a partir do quarto mês de uso da terapia. Com base nisso, de forma inédita no Brasil, a Roche assumiu o compromisso de isentar ciclos de tratamento nos casos em que os pacientes apresentem progressão da doença na fase inicial, ou seja, que não tiveram a resposta desejada com a terapia.

Pioneirismo no Brasil

“O compartilhamento de risco é pioneiro no Brasil. O modelo de pagamento baseado em valor tem potencial para transformar o sistema de saúde, gerando mais sustentabilidade ao mesmo tempo em que beneficia o acesso a terapias inovadoras para os pacientes que precisam delas”, afirma Patrick Eckert, presidente da Roche Farma Brasil.

“O A.C.Camargo Cancer Center, como grande referência no tratamento oncológico do país, está constantemente buscando os tratamentos mais inovadores e eficazes para oferecer aos seus pacientes”, afirma Dr. Helano Freitas, vice-líder do Centro de Referência em Tumores de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo. “O modelo de compartilhamento de risco é um caminho de gestão responsável e transparente e busca melhorar o ecossistema e ampliar o acesso à saúde”, finaliza.

A.C.Camargo e Comunitas firmam parceria para ampliação do impacto social de programa estratégico

O dia 27 de outubro foi um marco importante para a ampliação do impacto social institucional: nesta data foi assinado termo de parceria entre o Programa Missão A.C.Camargo e a Comunitas.  

O Programa Missão A.C.Camargo é um dos projetos do Planejamento Estratégico 2023-2025 do A.C.Camargo, que visa transformar a oncologia pública do país contribuindo com a redução da incidência do câncer na população brasileira por meio de suporte técnico-assistencial e de gestão a municípios que apresentem grandes desafios ou oportunidades de melhorias em seus serviços públicos oncológicos. 

O Programa se divide em duas frentes: a primeira buscará desenvolver projetos que apoiem uma localidade em sua necessidade prevalente oncológica; a segunda frente abordará um sítio tumoral em todas as suas dimensões (prevenção, diagnóstico e tratamento). 

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social. 

Essa parceria buscará levar a expertise do A.C.Camargo para o território nacional com assistência, ensino e pesquisa por meio de parcerias sólidas com municípios que precisem e queiram melhorar seu atendimento oncológico. A Comunitas tornou-se parceria iniciando o projeto piloto nos munícipios de Santos e Campinas. 

O evento contou com a presença de membros da Comunitas, assim como membros do conselho curador e diretoria executiva do A.C.Camargo em um tour no CIPE (Centro Internacional de Pesquisa), em nossa unidade Antônio Prudente e um almoço com assinatura oficial do termo de parceria. 
 

Ampliamos a cobertura para planos da Bradesco

Nós, do A.C.Camargo Cancer Center, trazemos uma ótima notícia: ampliamos nossa parceria com a Bradesco Saúde e Bradesco Operadora.

Os planos habilitados são Nacional Flex, Nacional Flex IV e Efetivo IV, que darão cobertura para realização de consultas, exames, quimioterapia, radioterapia, internações (cirúrgicas e clínicas) e pronto atendimento oncológico.

Oferecemos um serviço humanizado, com rastreamento e diagnósticos precisos para disponibilizar a todos um tratamento sob medida.