A.C.Camargo e Princess Margaret lançam 2º master course pela UICC
Master course abordará a organização de um cancer center e como este modelo é capaz de melhorar os desfechos clínicos e ampliar o acesso da população ao tratamento oncológico
Referência internacional em oncologia o A.C.Camargo Cancer Center participará do segundo o master course: comprehensive cancer centres – a cornerstone for improving cancer control systems, promovido pela Union for International Cancer Control (UICC). A iniciativa, capitaneada pelo Princess Margaret Cancer Centre tem o objetivo de capacitar profissionais e instituições de saúde no mundo inteiro por meio de um robusto curso que apresentará a eficiência do modelo cancer center.
Seguindo o mesmo modelo apresentado na primeira edição, em 2021, o A.C.Camargo é a única instituição de saúde da América Latina a participar do projeto junto com as instituições King Hussein Cancer Center, em Amã na Jordânia, Tata Memorial Center, em Mumbai na Índia e o Princess Margaret Cancer Center, em Toronto no Canadá.
O master course é exclusivo para membros da UICC (instituições de saúde ou profissionais). O curso, online, contará com aulas gravadas e seções ao vivo para que os participantes possam interagir com os cancer centers e tirar dúvidas. Ele ocorrerá de 11 de setembro até 01 de dezembro de 2023.
Master Course UICC de 2021
Durante a primeira edição do curso, ocorrida em 2021, as aulas abordaram a organização de um cancer center e como este modelo é capaz de melhorar os desfechos clínicos, ampliar o acesso da população para prevenção, formação médica qualificada, custo-efetividade, pesquisa e cuidados oncológicos. A segunda edição segue o mesmo modelo.

A primeira edição reuniu 107 participantes, a maioria deles, cerca de 40%, eram da região do Oriente Médio e Norte da África, seguida pela África e Ásia-Pacífico, de acordo com o relatório de sustentabilidade do Princess Margaret Cancer Center. Os países com maior número de participantes foram Egito (19), Índia (8), Jordânia (8), Nigéria (7) e Quênia (6).
Ampliar o conhecimento sobre este modelo de assistência especializada é fundamental para a ampliação do acesso da população à tratamentos oncológicos de alta qualidade. “Além do modelo integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa, característicos de um cancer center, os participantes terão oportunidade de interagir com especialistas internacionais para discutir vários temas em oncologia”, completa o superintendente de ensino e pesquisa do A.C.Camargo, José Humberto Fregnani.