9 dicas que podem ajudar a prevenir o câncer Pular para o conteúdo principal

9 dicas que podem ajudar a prevenir o câncer

 
Publicado em:

9 dicas que podem ajudar a prevenir o câncer

Entenda como algumas mudanças e adoção de hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a doença

Publicado em:

Entenda como algumas mudanças e adoção de hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a doença

Que tal começar 2022 com hábitos de vida mais saudáveis, que poderão trazer não só mais bem-estar como também ajudar na prevenção do câncer?

Confira abaixo nove dicas para começar o ano com o pé direito.

Elimine o cigarro da sua vida

O tabagismo é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de tumores, como boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, entre outros. O tabaco está ligado a cerca de 50 outros diferentes tipos de doenças.

Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas aumentam a probabilidade de desenvolvimento de tumores. E não só para os bebedores pesados (mulheres e homens que consomem mais de 7 ou 14 doses de álcool por semana, respectivamente): qualquer quantidade ingerida pode contribuir para o aumento do risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, intestino e mama.

Mantenha o peso corporal adequado

Existem alguns tumores que apresentam um risco relativo maior de surgirem em pacientes obesos quando comparados com pacientes com índice de massa corporal (IMC) normal. Os principais são os tumores de mama nas mulheres e os colorretais nos homens, mas também temos tumores de endométrio, vesícula biliar, rim, fígado, esôfago, ovário, pâncreas e próstata.

Pratique atividade física

O nível recomendado é de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de intensidade vigorosa. Segundo estudo do IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em tradução livre), a atividade física moderada pode reduzir o risco de contrair câncer de rim em até 22% e pode diminuir o avanço da doença em 15%.

Adote uma alimentação balanceada

No caminho da prevenção do câncer está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. As carnes processadas, por exemplo, categoria que inclui alimentos como bacon, salame e salsicha, também estão associadas a um risco mais elevado para o câncer, especialmente tumores de cólon e de estômago. Neste caso, a palavra-chave é moderação. De maneira geral, deve-se evitar o consumo de carne vermelha ou processada mais de duas a três vezes por semana.

Proteja-se contra os raios solares

Evite o sol das 10h às 16h e use sempre filtro solar, mesmo em dias nublados. Chapéu e óculos escuros também são ótimos para proteger a área delicada em torno dos olhos.

Sexo seguro

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas e infectar pele ou mucosas, causando câncer na boca, faringe, vulva, vagina, colo do útero, pênis e canal anal. Por isso, é importante utilizar preservativo, inclusive durante a prática de sexo oral.

Vacinas salvam vidas!

Vacine-se contra o vírus da hepatite, responsável por tumores no fígado, e contra o HPV, que causa câncer de colo uterino, nos genitais masculino e feminino, ânus, boca e faringe.

Faça seus exames de rotina

Ao detectar um tumor precocemente, as chances de curam aumentam muito. Por isso, é importante fazer os exames que podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente.

Clique aqui e confira os exames necessários para cada faixa etária.

 

Fonte: Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço ( leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...