9 dicas que podem ajudar a prevenir o câncer

Publicado em: 07/01/2022 - 14:01:00
Prevenção
Diagnóstico
Efemérides
Linha Fina

Entenda como algumas mudanças e adoção de hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a doença

Que tal começar 2022 com hábitos de vida mais saudáveis, que poderão trazer não só mais bem-estar como também ajudar na prevenção do câncer?

Confira abaixo nove dicas para começar o ano com o pé direito.

Elimine o cigarro da sua vida

O tabagismo é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de tumores. Casos como boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, entre outros. O tabaco está ligado a cerca de 50 outros diferentes tipos de doenças.

Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas aumentam a probabilidade de desenvolvimento de tumores. E não só para os bebedores pesados (mulheres e homens que consomem mais de 7 ou 14 doses de álcool por semana, respectivamente): qualquer quantidade ingerida pode contribuir para o aumento do risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, intestino e mama.

Mantenha o peso corporal adequado

Existem alguns tumores que apresentam um risco relativo maior de surgirem em pacientes obesos quando comparados com pacientes com índice de massa corporal (IMC) normal. Os principais são os tumores de mama nas mulheres e os colorretais nos homens, mas também temos tumores de endométrio, vesícula biliar, rim, fígado, esôfago, ovário, pâncreas e próstata.

Pratique atividade física

O nível recomendado é de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de intensidade vigorosa. Segundo estudo do IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em tradução livre), a atividade física moderada pode reduzir o risco de contrair câncer de rim em até 22%. E pode diminuir o avanço da doença em 15%, se diagnosticado.

Adote uma alimentação balanceada

No caminho da prevenção do câncer está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. As carnes processadas, por exemplo, categoria que inclui alimentos como bacon, salame e salsicha, também estão associadas a um risco mais elevado para o câncer, especialmente tumores de cólon e de estômago. Neste caso, a palavra-chave é moderação. De maneira geral, deve-se evitar o consumo de carne vermelha ou processada mais de duas a três vezes por semana.

Proteja-se contra os raios solares

Evite o sol das 10h às 16h e use sempre filtro solar, mesmo em dias nublados. Chapéu e óculos escuros também são ótimos para proteger a área delicada em torno dos olhos.

Sexo seguro

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas e infectar pele ou mucosas, causando câncer na boca, faringe, vulva, vagina, colo do útero, pênis e canal anal. Por isso, é importante utilizar preservativo, inclusive durante a prática de sexo oral.

Vacinas salvam vidas!

Vacine-se contra o vírus da hepatite, responsável por tumores no fígado, e contra o HPV, que causa câncer de colo uterino, nos genitais masculino e feminino, ânus, boca e faringe.

Faça seus exames de rotina

Ao detectar um tumor precocemente, as chances de curam aumentam muito. Por isso, é importante fazer os exames que podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente.

Clique aqui e confira os exames necessários para cada faixa etária.

 

Fonte: Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Covid-19: um glossário com 22 termos para você conhecer
O novo Coronavírus mudou a rotina da população e também inseriu novas palavras em nosso vocabulário. Saiba quais são Covid-19, pandemia, isolamento social, “achatar a curva”. O que tudo isso quer dizer e qual a importância desses termos na prevenção e contenção da onda do...
Alimentação saudável contribui para evitar o câncer
Antioxidantes e fibras ajudam a prevenir tumores Alimentação saudável. No caminho da prevenção do câncer está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Existem pesquisas que indicam ser possível evitar cerca de 35% dos casos de câncer, apenas...
Conferência Magna Next Frontiers to Cure Cancer 2021 – Carga Global do Câncer: Prioridades de Pesquisa para a Prevenção
Em todo o mundo, cerca de 19,3 milhões de novos casos de câncer (18,1 milhões se excluirmos o câncer de pele não melanoma) ocorreram em 2020. Destes, quase 10 milhões, infelizmente, vieram a óbito – 9,9 milhões se não contarmos os diagnósticos de câncer de...
Diverticulite causa câncer?
Saiba mais sobre a relação dessa inflamação gastrointestinal com tumores colorretais Diverticulite é uma doença que ocorre quando estão inflamados ou infectados os divertículos, que são saliências gastrointestinais que retêm pequenas quantidades de fezes, ou seja, bolsas que se alojam no intestino grosso. A formação...
Teranóstica: a medicina nuclear no tratamento do câncer
Inovador, esse conceito usa materiais radioativos para obter informações sobre tumores ao mesmo tempo em que carrega medicamentos capazes de tratá-los Utilizada há anos para o diagnóstico do câncer, a medicina nuclear envolve o uso de substâncias radioativas, os chamados radiofármacos, que se dirigem exclusivamente...