Residência Médica: nossos ex-residentes contam como foi
Entendas as vantagens da preparação em um Cancer Center como o A.C.Camargo; clique no botão azul, conheça o edital e inscreva-se!
A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação voltada a médicos, sob a forma de curso de especialização.
Ela pode ser obtida em instituições de saúde como o A.C.Camargo, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica.
O programa dá ao médico residente o título de especialista, sendo que a nomenclatura “Residência Médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
As áreas são:
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Cirúrgica Oncológica
- Citopatologia (R4)
- Endoscopia
- Medicina Intensiva
- Medicina Nuclear
- Oncologia Clínica
- Oncologia Pediátrica
- Patologia
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Nível 4 (R4)
- Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia
- Radioterapia
- Transplante de Medula Óssea (R3)
Em tempos de inscrição para este programa, conversamos com ex-residentes de diversas áreas, que, a seguir, nos contam um pouco sobre como foi participar.
Oncologia Clínica
O objetivo é desenvolver o conhecimento e a prática na área da Cancerologia Clínica para atuar na pesquisa, no ensino e na assistência ao paciente em tratamento oncológico. Entre os pontos mais importantes estão: conhecer as principais políticas nacionais de controle do câncer; realizar diagnóstico, estadiamento e tratamento das patologias oncológicas mais frequentes; avaliar, diagnosticar e tratar as complicações do tratamento oncológico; e avaliar as condutas cirúrgicas e radioterápicas.

Radioterapia
A residência visa a qualificação profissional desenvolver o conhecimento e a prática na área de Radioterapia para atuar na pesquisa, no ensino e na assistência ao paciente oncológico. Entre os objetivos, conhecer as principais políticas nacionais de controle do câncer, identificar os tumores malignos de maior prevalência e aplicar os princípios básicos de Radiobiologia e da Física Médica.

Medicina Nuclear
Nosso Centro de Medicina Nuclear é referência mundial na área. Somos pioneiros em Medicina Nuclear no Brasil, desde a década de 1960, e também fomos os primeiros a utilizar o exame PET-CT com 18F-FDG em oncologia. É uma especialidade médica que utiliza a radiação tanto em exames diagnósticos quanto em tratamentos. Se baseia em reações bioquímicas do metabolismo humano: o paciente recebe uma pequena quantidade de material radioativo que, em contato com certas substâncias, vai reagir e indicar a presença do câncer nos órgãos examinados. As imagens revelam, pela concentração da substância, onde estão os tumores, quais suas dimensões, se estão ou não ativos.

Cirurgia Oncológica
A residência tem como objetivo desenvolver o conhecimento e a prática em Cirurgia Oncológica para a atuação do médico na assistência ao paciente que apresente indicação de tratamento cirúrgico – com ênfase nas áreas de tumores gastrointestinais, ginecológicos, cutâneos, mastologia, tórax, tecido ósseo e de partes moles, urologia e neoplasias de cabeça e pescoço.
