Expansão

Inauguração da primeira fase do novo espaço Endoscopia na unidade Antônio Prudente

Com o objetivo de trazer o melhor atendimento e cuidado aos nossos pacientes da Instituição, inauguramos a primeira fase do novo espaço para Endoscopia, uma área que proporcionará mais conforto e organização aos nossos profissionais e pacientes.

Agradecemos a todos que tiveram um papel essencial durante a jornada de reforma!

Confira abaixo as fotos da inauguração:

endoscopia

endoscopia

endoscopia

endoscopia

Mais endoscopia

- Saiba tudo sobre este exame

Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer

Linha Fina

Visão 360º da doença permite as melhores práticas e decisões durante o tratamento oncológico no A.C.Camargo Cancer Center

Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns casos de câncer de cabeça e pescoço são mais comuns. Sem contar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cavidade oral, por exemplo, é o quinto mais comum para os homens no Brasil, segundo o INCA, com previsão de 11.200 novos casos neste ano.

Ao mesmo tempo, temos o câncer de tireoide, que é predominante em mulheres, sendo o quinto mais comum entre elas, com previsão de 11.950 novos casos para o sexo feminino no país neste ano.

Quanto mais cedo for detectado, melhor. E, quando o tratamento é realizado em um Cancer Center, o(a) paciente pode contar com uma equipe multidisciplinar, que cuida de todo o processo de diagnóstico, estadiamento, tratamento e reabilitação. Essas equipes compõem os Centro de Referência (CRs).

O A.C.Camargo conta com 13 CRs. O CR de Tumores de Cabeça e Pescoço reúne 48 profissionais de saúde multidisciplinares para tratarem caso a caso, com toda a atenção e especialidade de um Cancer Center.

Os líderes deste CR são o Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço, e o Dr Thiago Bueno de Oliveira, médico oncologista do A.C.Camargo.

Para cada tipo de tumor, um protocolo é aplicado e, caso existam particularidades que impliquem em necessidades específicas, em reuniões semanais com diferentes especialistas (chamadas de Tumor Board) são discutidos todos os aspectos relevantes, com foco em oferecer uma conduta personalizada ao paciente, aumentando as chances de sucesso e diminuindo possíveis efeitos colaterais ou sequelas. 


Apoio ao paciente

Os CRs contam com uma atualizada infraestrutura tecnológica de diagnóstico e tratamento, todas cientificamente aceitas para o cuidado de todos os pacientes com tumores de cabeça e pescoço.

O CR de Cabeça e Pescoço também conta com o(a) enfermeiro(a) navegador(a), um(a) profissional de saúde especializado(a) neste tipo de tumor, que fará o primeiro contato com o(a) paciente, direcionando e guiando sua jornada, desde a marcação de exames e consultas até o agendamento de tratamento e suporte.

"Isso é fundamental para o tratamento, pois possibilita um fio guia que integra os procedimentos, diagnósticos, consultas e procedimentos terapêuticos com a agilidade que o cuidado com o paciente oncológico exige", explica o Dr. Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR de tumores de Cabeça e Pescoço. 

O paciente pode ainda contar com um atendimento via Telemedicina para acompanhar o tratamento em máxima segurança e conforto.

“O CR é ambiente mais completo e integrado que oferece, num mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento do câncer. E claro, colocamos o paciente no centro do cuidado, sempre”.


Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

- Agende sua consulta ou seu exame

Centro de Referência em Tumores Colorretais: tratamento integrado com foco no paciente

O A.C.Camargo Cancer Center inaugurou mais um CR, desta vez para as especialidades de cólon e reto

O tratamento contra o câncer realizado em um Cancer Center é feito adotando as melhores práticas, que priorizam o bem-estar de cada paciente, assim como o acompanhamento por uma equipe especializada.

O A.C.Camargo Cancer Center possui 13 Centros de Referência (CRs), entre eles um dos recém-inaugurados, de Tumores Colorretais, que dedica, em média, 30 profissionais a tratar o câncer, paciente e paciente.


Tratamento personalizado

Após a primeira consulta com o especialista, o(a) paciente terá seu caso discutido em tumor boards, reuniões periódicas em que todos(as) os(as) especialistas do CR opinam e chegam à melhor conduta para cada caso em particular. Também é feita a análise do perfil molecular do tumor, para a escolha do melhor tratamento e terapia.

O CR de Tumores Colorretais não atua somente no tratamento, mas também na prevenção e na reabilitação de pacientes que se submeteram a uma cirurgia de grande porte. Também atua com aqueles que precisam de ostomia (cirurgia realizada para construir um novo "caminho" de um órgão ao meio externo).

"Acreditamos que o modelo de Centro de Referência completo, como o nosso, deve ser global, ou seja, envolvendo todos os profissionais da saúde, não somente médicos, mas também enfermeiros(as), nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros", diz o Dr. Celso Abdon Lopes de Mello, líder do CR de Tumores Colorretais.

“Também alinhamos todo o nosso conhecimento com as áreas de Pesquisa e Ensino de nossa Instituição”, afirma Dr. Celso.


Pioneirismo contra o câncer

O A.C.Camargo foi pioneiro em adotar o modelo Cancer Center, o que possibilitou incluir diversos conceitos ao tratamento multidisciplinar que já era praticado na Instituição. 

Entre os principais avanços na área, destaca-se o uso de técnicas de alta complexidade e de cirurgia minimamente invasiva, a depender de cada caso. Outra vantagem é o ambiente completo e integrado que oferece, em um mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento contra o câncer.

"A receita para um CR de sucesso é contribuir com a melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes atendidos e gerar novos conhecimentos científicos para a nossa comunidade. Estamos no caminho certo", afirma o doutor.

Centro de Referência em Tumores Cutâneos: o paciente no foco do tratamento

Linha Fina

O CR do A.C.Camargo Cancer Center é dedicado ao tratamento do câncer de pele e conta com 28 profissionais de saúde multidisciplinares

Para que o tratamento contra o câncer seja completo, é importante que todo o acompanhamento seja feito adotando as melhores práticas assistenciais e priorizando sempre o bem-estar do paciente.

Pensando nisso, o A.C.Camargo possui um Centro de Referência (CR), este dedicado aos tumores cutâneos.

O grupo, liderado pelo médico oncologista João Pedreira Duprat Neto, conta com uma equipe multidisciplinar à disposição do paciente, que analisa em conjunto as melhores práticas de cada especialidade.

"Uma abordagem multidisciplinar ajuda o tratamento a ser mais ágil. Por exemplo, um paciente com tumor na pele precisa de uma opinião de outros especialistas para juntos chegarem no melhor resultado – sob o ponto de vista médico e do bem-estar da pessoa", explica.

Foco no paciente

O Centro de Referências em Tumores Cutâneos do A.C.Camargo é considerado uma excelência internacional no tratamento contra o câncer de pele, assim como a tecnologia de ponta à disposição dos pacientes. 

O CR é composto por 28 profissionais da saúde - incluindo cirurgiões plásticos e oncológicos, dermatologistas, oncologistas clínicos, além da enfermagem de pesquisa e de navegação – dedicados ao melhor tratamento.

Esse último desempenha um papel importante. O(a) enfermeiro(a) navegador(a) acolhe o paciente desde o primeiro dia do diagnóstico, esclarecendo dúvidas e conduzindo-o em todas as etapas do tratamento. Saiba mais aqui.

João Pedreira Duprat Neto

World's Best Specialized Hospitals 2021: A.C.Camargo Cancer Center se mantém entre as melhores instituições oncológicas do mundo

Linha Fina

Ranking da revista norte-americana Newsweek nos colocou entre as mais bem avaliadas 

 

O World's Best Specialized Hospitals 2021, ranking da revista norte-americana Newsweek, foi divulgado e colocou o A.C.Camargo Cancer Center entre as 30 melhores instituições oncológicas do mundo. 

A lista, que tem o objetivo de mostrar as entidades que possuem o mais alto nível em termos de corpo clínico, estrutura e tratamentos, apresenta as 200 mais destacadas instituições para se tratar um câncer.

“É um reconhecimento por tudo que viemos construindo nos últimos anos, mostra que atingimos um nível de excelência com o nosso modelo integrado do cuidado, zelando pelas pessoas, pacientes e colaboradores. Precisamos ser um bom lugar para se trabalhar para que essas pessoas tratem o paciente com alegria, dignidade e respeito. Isso se traduz em satisfação para o paciente, como mostra o nosso NPS de 91”, explica o Dr. Victor Piana de Andrade, Diretor Médico e de Operações do A.C.Camargo.


Sobrevida acima da média do Brasil

Segundo o Dr. Victor, o modelo cancer center faz com que tudo o que o paciente precisa esteja aqui durante a jornada dele, tudo o que necessita para diagnosticar, tratar, reabilitar e se reinserir na vida profissional e social.

“A sobrevida e a qualidade de vida são a chave do sucesso. Temos uma sobrevida acima da média do Brasil, comparável aos grandes cancer centers do exterior. Temos sucesso em mais de 80% das vezes. A gente ‘devolve’ para a sociedade indivíduos produtivos, com boa qualidade de vida”, analisa.  


A metodologia

O A.C.Camargo ocupa a 30ª colocação no ranking, que é liderado pelo texano MD Anderson Cancer Center. 

Para se chegar às 200 melhores instituições do mundo em oncologia, o World's Best Specialized Hospitals 2021 contou com o voto de mais de 40 mil pessoas, entre médicos, profissionais da saúde e administradores de hospitais. 

“O reconhecimento do A.C.Camargo é refletido dentro e fora do Brasil, já que, entre os 40 mil avaliadores, há profissionais daqui e do exterior que nos colocaram entre os 30 melhores do mundo”, analisa o Dr. Victor.

A eleição, que é fruto da parceria entre a Newsweek e a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor, também divulgou os 200 melhores hospitais do mundo nos segmentos de cardiologia e endocrinologia. 

Para conhecer mais (em inglês) sobre o World's Best Specialized Hospitals 2021, clique aqui.

Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto: o paciente no centro do cuidado

Novo CR é composto por profissionais de saúde de diversas áreas, especializados em tumores de estômago, esôfago, fígado e pâncreas

O A.C.Camargo Cancer Center inaugurou mais um Centro de Referência, desta vez, para tumores do Aparelho Digestivo Alto.

Parte de um Cancer Center, o CR é um grupo multidisciplinar de especialistas em oncologia, cirurgia, pesquisadores e educadores dedicados(as) a oferecer o melhor cuidado aos pacientes em todas as esferas: prevenção, diagnóstico, tratamento personalizado e reabilitação.

"Sabemos que as melhores chances de cura e controle da doença estão nos pilares de um tratamento único. Portanto, o cuidado integrado e dedicado para cada paciente, assim como o acolhimento deles(as) e de seus familiares, é fundamental", diz o Dr. Felipe Coimbra, líder do CR de Tumores do Aparelho Digestivo Alto.

 

Tratamento de ponta

O paciente, ao iniciar o tratamento no CR, terá o acompanhamento integral – desde a primeira consulta até a reabilitação – dos(as) enfermeiros(as) navegadores(as), que estão presente em todos os momentos, auxiliando na marcação de consultas, exames e terapias, assim como em dúvidas pertinentes ao câncer.

"Todos os tratamentos que fazemos são fundamentados em estudos científicos, assim como o uso de técnicas de alta complexidade e de cirurgia minimamente invasiva para o tratamento de tumores do esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, pâncreas, baço e metástases hepáticas", afirma o especialista.

Ou seja, isso garante que o paciente irá receber o melhor tratamento, baseado em suas reais necessidades.

O tratamento “global”, como é feito em um CR, traz uma recuperação mais rápida ao paciente, aliado com tecnologia de ponta, como a cirurgia robótica.

"Esse tipo de tecnologia trouxe grande esperança e inovação, permitindo que agora, além de incisões e visualização melhores, os braços do robô reproduzam com precisão os movimentos das mãos do cirurgião”, explica.

O ambiente completo e integrado também oferece, em um mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento do câncer.

A.C.Camargo Cancer Center expande seu cuidado e inaugura mais três Centros de Referência

Os novos CRs são dedicados a diagnosticar e tratar tumores de cabeça e pescoço, do aparelho digestivo alto e colorretais

Contar com um Cancer Center para o tratamento de um tumor é saber que todo o atendimento será feito com a adoção das melhores práticas médicas, que priorizam o bem-estar de cada paciente.

É por isso que o A.C.Camargo possui Centros de Referência (CRs), que tratam cada tipo de câncer com uma equipe multidisciplinar especializada, que cuidam de todo o processo do tratamento – desde a primeira consulta até as últimas terapias.

A Instituição inaugurou, neste mês, mais três CRs: Cabeça e Pescoço, Aparelho Digestivo Alto e Colorretais.


CRs: o que são?

Os Centro de Referência são grupos multidisciplinares de especialistas em oncologia, cirurgia, pesquisadores e educadores dedicados a oferecer o melhor cuidado aos pacientes em todas as esferas: prevenção, diagnóstico, tratamento personalizado e reabilitação.

"Sabemos que as melhores chances de cura e controle da doença estão nos pilares de prevenção, diagnóstico e de um tratamento cada vez mais especializado. Portanto, o cuidado integrado e dedicado para cada paciente, assim como o acolhimento deles e de seus familiares, é fundamental", diz o Dr. Felipe José Fernandez Coimbra, líder do CR de Tumores do Aparelho Digestivo Alto.

Funciona assim: o(a) paciente passa por uma primeira consulta com um de nossos especialistas. A partir daí, ele(a) já está recebendo o atendimento de um CR, e terá o apoio da navegação durante todo o seu tratamento.

A navegação é o apoio de um(a) profissional de saúde especializado(a) no tipo específico de tumor, que fará o primeiro contato com o(a) paciente, direcionando e guiando sua jornada, desde o agendamento de exames e consultas até o tratamento final e o seguimento.

As equipes dos CRs são formadas por renomados experts na determinada área, reconhecidos internacionalmente e em constante atualização.

"O desenvolvimento de pesquisas científicas junto com cientistas locais e de outras instituições permite a geração de conhecimentos da nossa população brasileira, além de disseminar aprendizados para outros órgãos e instituições nacionais", explica o médico. "Somos também responsáveis por parte da formação de dezenas de especialistas anualmente".


Pioneirismo contra o câncer

O A.C.Camargo foi pioneiro em adotar o modelo Cancer Center, o que possibilitou incluir diversos conceitos ao tratamento multidisciplinar que já era praticado na Instituição. 

Entre os principais avanços na área, destaca-se o uso de técnicas de alta complexidade e de cirurgia minimamente invasiva, a depender de cada caso. Outra vantagem é o ambiente completo e integrado que oferece, em um mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento contra o câncer.


Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

- Agende sua consulta ou seu exame

Unidade Castro Alves passará a atender os Ambulatórios SUS de Nefrologia e Neurologia

Novo local traz mais conforto para atendimento dos nossos pacientes

A partir do dia 13 de abril, as consultas dos ambulatórios de neurologia e nefrologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão a ser na Unidade Castro Alves. 

A nova estrutura, mais ampla e confortável, foi inaugurada em setembro de 2019 e conta com 135 lugares para espera nos ambulatórios e está localizada a seis minutos a pé da Unidade Antônio Prudente e a cinco minutos da Estação Vergueiro do Metrô (Linha Azul).

A unidade está distribuída da seguinte forma:

  • 1° andar: Ginecologia, Fonoaudiologia, Mastologia, Nutrição Adulta, Núcleo de Cabeça, Pescoço e Otorrino.
  • 2° andar: Acesso SUS, Núcleo de Câncer de Pele e Dermatologia, Anestesiologia, Núcleo de Pulmão e Tórax, Clínica Médica, Hematologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Núcleo de Tumores Colorretais, Núcleo Tumores Abdominais, Núcleo de Urologia e Neurologia.
  • 3° andar: Oncologia Clínica, Infectologia, Vascular e Nefrologia.

Ambulatórios SUS: agendamento remoto

Os pacientes da Unidade Castro Alves podem agendar consultas, curativos e exames (que não necessitem de autorização do SUS) por telefone, nos aparelhos instalados na unidade.

O objetivo é disponibilizar ao paciente mais um canal de acesso ao agendamento.

Endereço: Rua Castro Alves, nº 131, Aclimação.

Ambulatório SUS de ginecologia passará a funcionar na Unidade Castro Alves

O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes

A partir do dia 10 de fevereiro, consultas do ambulatório de ginecologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão para a Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a 6 minutos a pé da Unidade Antonio Prudente e a 5 minutos da Estação Vergueiro do Metrô (Linha Azul).

A estrutura da nova Unidade é ampla e moderna, com 135 lugares para espera nos ambulatórios e Banco de Sangue, que conta com 15 consultórios e 10 poltronas de coleta, aumentando a capacidade de atendimento e também de doações. Toda a estrutura foi projetada para trazer mais conforto e bem-estar para os pacientes, doadores e profissionais. 

A unidade está distribuída da seguinte forma:

Térreo: recepção.

1° andar: Ginecologia, Fonoaudiologia, Mastologia, Nutrição Adulta, Núcleo de Cabeça, Pescoço e Otorrino.

2° andar: acesso SUS, Núcleo de Câncer de Pele e Dermatologia, Anestesiologia, Núcleo de Pulmão e Tórax, Clínica Médica, Hematologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Núcleo de Tumores Colorretais, Núcleo de Urologia e Núcleo de Tumores Abdominais.

3° andar: Oncologia Clínica, Infectologia e Vascular.

 

Ambulatório SUS: agendamento remoto

Os pacientes da Unidade Castro Alves podem agendar consultas, curativos e exames (que não necessitem de autorização do SUS) por telefone, nos aparelhos instalados na unidade.

O objetivo é disponibilizar ao paciente mais um canal de acesso ao agendamento. 

Ambulatórios SUS passam a funcionar na Unidade Castro Alves

O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes

Desde o dia 6 de janeiro, as consultas ambulatoriais dos pacientes atendidos pelo SUS (já matriculados conosco) estão funcionando na Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a 6 minutos a pé da Unidade Tamandaré e a 5 da Estação Vergueiro do Metrô (Linha Azul).

A unidade mais recente do A.C.Camargo Cancer Center está distribuída da seguinte forma:

Térreo – Entrega de Exames* e Banco de Sangue.

1° andar – Curativos, Núcleo de Cabeça e Pescoço e Otorrino; Fonoaudiologia, Mastologia e Nutrição Adulto.

2° andar – Acesso SUS, Núcleo de Câncer de Pele e Dermatologia, Anestesiologia, Núcleo de Pulmão e Tórax, Clínica Médica, Hematologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Núcleo de Tumores Colorretais, Núcleo de Tumores Abdominais e Núcleo de Urologia.

3° andar – Oncologia Clínica, Infectologia e Cirurgia Vascular.

A estrutura da nova Unidade é ampla e moderna, com 135 lugares para espera nos Ambulatórios e Banco de Sangue. Há ainda 15 consultórios e 10 poltronas de coleta, aumentando a capacidade de atendimento e também de doações. Além disso, toda a estrutura foi projetada para trazer mais conforto e bem-estar para os pacientes, doadores e profissionais. 

As áreas de Diagnóstico por Imagem (mamografia, raio-x, tomografia e ultrassonografia), Nutrição Pediátrica, Pediatria, Quimioterapia e Transplante Hepático continuam na Unidade Tamandaré, assim como o Serviço Social para pacientes atendidos pelo SUS.

Na Unidade Antônio Prudente permanecem os serviços da Agência Transfusional, Ambulatório Transfusional (sangria terapêutica), Terapia Celular e também os ambulatórios das especialidades de Audiologia, Central da Dor, Cirurgia Plástica e Reparadora, Cuidados Paliativos, Estomatologia, Fisioterapia, Ginecologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Oncogenética, Neurologia, Ortopedia, Psicologia, Radiologia Intervencionista e Radioterapia.


Ambulatórios SUS: agendamento remoto

Os pacientes da Unidade Castro Alves podem agendar consultas, curativos e exames, que não necessitem de autorização do SUS, por telefones instalados na unidade.

O objetivo é disponibilizar ao paciente mais um canal de acesso ao agendamento. 

*Os resultados dos exames estão disponíveis para os nossos médicos no prontuário. Não é necessário retirar o exame para passar em consulta na Instituição.