A.C.Camargo Cancer Center expande seu cuidado e inaugura mais três Centros de Referência

Publicado em: 23/07/2020 - 10:07:09
Institucional
Foco do paciente
Expansão
Tumores de Cabeça e Pescoço

Os novos CRs são dedicados a diagnosticar e tratar tumores de cabeça e pescoço, do aparelho digestivo alto e colorretais

Contar com um Cancer Center para o tratamento de um tumor é saber que todo o atendimento será feito com a adoção das melhores práticas médicas, que priorizam o bem-estar de cada paciente.

É por isso que o A.C.Camargo possui Centros de Referência (CRs), que tratam cada tipo de câncer com uma equipe multidisciplinar especializada, que cuidam de todo o processo do tratamento – desde a primeira consulta até as últimas terapias.

A Instituição inaugurou, neste mês, mais três CRs: Cabeça e Pescoço, Aparelho Digestivo Alto e Colorretais.


CRs: o que são?

Os Centro de Referência são grupos multidisciplinares de especialistas em oncologia, cirurgia, pesquisadores e educadores dedicados a oferecer o melhor cuidado aos pacientes em todas as esferas: prevenção, diagnóstico, tratamento personalizado e reabilitação.

"Sabemos que as melhores chances de cura e controle da doença estão nos pilares de prevenção, diagnóstico e de um tratamento cada vez mais especializado. Portanto, o cuidado integrado e dedicado para cada paciente, assim como o acolhimento deles e de seus familiares, é fundamental", diz o Dr. Felipe José Fernandez Coimbra, líder do CR de Tumores do Aparelho Digestivo Alto.

Funciona assim: o(a) paciente passa por uma primeira consulta com um de nossos especialistas. A partir daí, ele(a) já está recebendo o atendimento de um CR, e terá o apoio da navegação durante todo o seu tratamento.

A navegação é o apoio de um(a) profissional de saúde especializado(a) no tipo específico de tumor, que fará o primeiro contato com o(a) paciente, direcionando e guiando sua jornada, desde o agendamento de exames e consultas até o tratamento final e o seguimento.

As equipes dos CRs são formadas por renomados experts na determinada área, reconhecidos internacionalmente e em constante atualização.

"O desenvolvimento de pesquisas científicas junto com cientistas locais e de outras instituições permite a geração de conhecimentos da nossa população brasileira, além de disseminar aprendizados para outros órgãos e instituições nacionais", explica o médico. "Somos também responsáveis por parte da formação de dezenas de especialistas anualmente".


Pioneirismo contra o câncer

O A.C.Camargo foi pioneiro em adotar o modelo Cancer Center, o que possibilitou incluir diversos conceitos ao tratamento multidisciplinar que já era praticado na Instituição. 

Entre os principais avanços na área, destaca-se o uso de técnicas de alta complexidade e de cirurgia minimamente invasiva, a depender de cada caso. Outra vantagem é o ambiente completo e integrado que oferece, em um mesmo local, pessoas, estrutura e tecnologia para o melhor tratamento contra o câncer.


Saiba mais:

- Veja se seus sinais e sintomas precisam de avaliação médica

- Agende sua consulta ou seu exame

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Prevenção entre funcionários: o papel do empregador na cultura da saúde
O câncer continua sendo uma das principais causas de morte prematura mundo. No Brasil, segundo as projeções do INCA, até 2040 o câncer incidirá em um milhão de pessoas. No mesmo período, estima-se, segundo projeções do IBGE, que a população brasileira crescerá 9,5%, sendo 67,7%...
Nível máximo de Acreditação Internacional Qmentum confirma o alto padrão dos serviços oferecidos pelo A.C.Camargo Cancer Center
O A.C.Camargo Cancer Center foi a primeira instituição oncológica do país a receber, em 2012, a acreditação do Canadian Council on Health Services (CCHSA). Desde essa conquista, a Instituição trabalha constantemente pela melhoria da qualidade dos serviços oferecidos e aprimoramento da segurança ao paciente. No...
No A.C.Camargo Cancer Center, a tecnologia salva vidas
Para garantir as melhores práticas em oncologia, não basta ter um corpo clínico de excelência, ainda que isso seja essencial. A tecnologia é uma grande aliada e tem de se fazer presente para ajudar a melhorar as vidas dos pacientes. Quando se fala em tecnologia...
Congresso internacional do A.C.Camargo discutirá convergência no tratamento do câncer
De 16 a 18 de maio, especialistas nacionais e internacionais irão trazer os mais recentes avanços da oncologia para o Brasil O Next Frontiers to Cure Cancer, congresso científico que reúne anualmente em São Paulo especialistas das principais instituições oncológicas internacionais e nacionais, escolheu este...