Vigilância Ativa em câncer de tireoide: o tratamento acompanhado de perto

Publicado em: 29/07/2020 - 14:07:24

Monitoramento para o carcinoma papilífero pode proporcionar uma terapia mais benéfica e evitar a retirada da glândula

Alguns tipos de câncer de tireoide, como o carcinoma papilífero, possuem uma evolução muito lenta e com poucas repercussões ao(à) paciente.

Estudos de pesquisadores japoneses e americanos indicaram que essas pessoas poderiam ter um acompanhamento frequente, sem a necessidade de cirurgia ou tratamento mais agressivo.

O guia Diretrizes de Gerenciamento para Pacientes Adultos com Nódulos e Câncer de Tireoide, da Associação Americana de Tireoide, aponta que entre pacientes elegíveis a uma cirurgia, apenas um em cada seis teve que ser operado após longo tempo de acompanhamento.


Acompanhamento total

No A.C.Camargo Cancer Center, esse tipo de monitoramento é chamado de Vigilância Ativa e alia atendimento clínico e acompanhamento por equipe multidisciplinar.

Muitos pacientes com microcarcinoma papilar com nódulo menor de um centímetro são elegíveis a vigilância ativa.

O(a) paciente é monitorado pela equipe especializada em Cabeça e Pescoço desde a primeira consulta. Nesta etapa, a pessoa é avaliada por endocrinologistas, psicólogos e cirurgiões, que avaliam os exames e possíveis formas de tratamento.

"É um acompanhamento muito rigoroso e seguro. O mais importante é que, segundo nossa experiência e estudos da comunidade científica, além de evitar a cirurgia, as chances de cura dos pacientes seguidos foram as mesmas dos pacientes tratados pelos métodos tradicionais", explica o Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço e Líder do Centro de Referência de Cabeça e Pescoço.

A Vigilância Ativa é uma forma de integrar ensino e pesquisa, aliado com custo e efetividade e desfecho clínico, priorizando o bem-estar do(a) paciente.

Os pacientes também podem ser acompanhados remotamente através da tecnologia. No aplicativo Laura, os pacientes respondem a perguntas de um robô criado especialmente para monitorar possíveis sintomas.

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }