Vigilância Ativa em câncer de tireoide: o tratamento acompanhado de perto

 
Publicado em: 29/07/2020 - 14:07:24

Monitoramento para o carcinoma papilífero pode proporcionar uma terapia mais benéfica e evitar a retirada da glândula

Alguns tipos de câncer de tireoide, como o carcinoma papilífero, possuem uma evolução muito lenta e com poucas repercussões ao(à) paciente.

Estudos de pesquisadores japoneses e americanos indicaram que essas pessoas poderiam ter um acompanhamento frequente, sem a necessidade de cirurgia ou tratamento mais agressivo.

O guia Diretrizes de Gerenciamento para Pacientes Adultos com Nódulos e Câncer de Tireoide, da Associação Americana de Tireoide, aponta que entre pacientes elegíveis a uma cirurgia, apenas um em cada seis teve que ser operado após longo tempo de acompanhamento.


Acompanhamento total

No A.C.Camargo Cancer Center, esse tipo de monitoramento é chamado de Vigilância Ativa e alia atendimento clínico e acompanhamento por equipe multidisciplinar.

Muitos pacientes com microcarcinoma papilar com nódulo menor de um centímetro são elegíveis a vigilância ativa.

O(a) paciente é monitorado pela equipe especializada em Cabeça e Pescoço desde a primeira consulta. Nesta etapa, a pessoa é avaliada por endocrinologistas, psicólogos e cirurgiões, que avaliam os exames e possíveis formas de tratamento.

"É um acompanhamento muito rigoroso e seguro. O mais importante é que, segundo nossa experiência e estudos da comunidade científica, além de evitar a cirurgia, as chances de cura dos pacientes seguidos foram as mesmas dos pacientes tratados pelos métodos tradicionais", explica o Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço e Líder do Centro de Referência de Cabeça e Pescoço.

A Vigilância Ativa é uma forma de integrar ensino e pesquisa, aliado com custo e efetividade e desfecho clínico, priorizando o bem-estar do(a) paciente.

Os pacientes também podem ser acompanhados remotamente através da tecnologia. No aplicativo Laura, os pacientes respondem a perguntas de um robô criado especialmente para monitorar possíveis sintomas.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras quatro empresas que também receberam...
Síndrome de Li-Fraumeni: estudo que envolveu o A.C.Camargo pode mudar o aconselhamento genético da doença de forma marcante
Pesquisa internacional analisou dois tipos de mutações que estão ligadas à predisposição ao câncer A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. Uma das mutações neste gene, denominada R337H, é encontrada apenas no Brasil...
Sinais e sintomas de câncer que merecem cuidado e investigação
Fique atento(a), pois o diagnóstico precoce de um tumor pode fazer dobrar a chance de sobrevida – conte com o Atendimento Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center A Covid-19 nos obrigou a permanecer em casa. Quando uma vida está em jogo, porém, é preciso prestar...
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por...