Vigilância Ativa em câncer de tireoide: o tratamento acompanhado de perto

Publicado em: 29/07/2020 - 14:07:24
Tratamento
Institucional
Suporte e Reabilitação
Tumores de Cabeça e Pescoço

Monitoramento para o carcinoma papilífero pode proporcionar uma terapia mais benéfica e evitar a retirada da glândula

Alguns tipos de câncer de tireoide, como o carcinoma papilífero, possuem uma evolução muito lenta e com poucas repercussões ao(à) paciente.

Estudos de pesquisadores japoneses e americanos indicaram que essas pessoas poderiam ter um acompanhamento frequente, sem a necessidade de cirurgia ou tratamento mais agressivo.

O guia Diretrizes de Gerenciamento para Pacientes Adultos com Nódulos e Câncer de Tireoide, da Associação Americana de Tireoide, aponta que entre pacientes elegíveis a uma cirurgia, apenas um em cada seis teve que ser operado após longo tempo de acompanhamento.


Acompanhamento total

No A.C.Camargo Cancer Center, esse tipo de monitoramento é chamado de Vigilância Ativa e alia atendimento clínico e acompanhamento por equipe multidisciplinar.

Muitos pacientes com microcarcinoma papilar com nódulo menor de um centímetro são elegíveis a vigilância ativa.

O(a) paciente é monitorado pela equipe especializada em Cabeça e Pescoço desde a primeira consulta. Nesta etapa, a pessoa é avaliada por endocrinologistas, psicólogos e cirurgiões, que avaliam os exames e possíveis formas de tratamento.

"É um acompanhamento muito rigoroso e seguro. O mais importante é que, segundo nossa experiência e estudos da comunidade científica, além de evitar a cirurgia, as chances de cura dos pacientes seguidos foram as mesmas dos pacientes tratados pelos métodos tradicionais", explica o Dr. Luiz Paulo Kowalski, médico cirurgião de cabeça e pescoço e Líder do Centro de Referência de Cabeça e Pescoço.

A Vigilância Ativa é uma forma de integrar ensino e pesquisa, aliado com custo e efetividade e desfecho clínico, priorizando o bem-estar do(a) paciente.

Os pacientes também podem ser acompanhados remotamente através da tecnologia. No aplicativo Laura, os pacientes respondem a perguntas de um robô criado especialmente para monitorar possíveis sintomas.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Vídeo: o #Desafio21 do A.C.Camago Cancer Center
O A.C.Camargo Cancer Center criou o desafio dos 21 dias, tempo necessário para transformar uma atitude em um hábito. Pensando nisso, desafiamos os nossos pacientes e seguidores a adotar um novo hábito que ajude na prevenção ao câncer. Poderia ser um exercício físico, uma dieta...
Lucas Santos e Guilherme Seta, atores da novela "Carrossel", visitam Pediatria do A.C.Camargo
Ansiedade, alegria e emoção descrevem os sentimentos desta manhã de sexta-feira, 15 de março, nos corredores e quartos da Oncologia Pediátrica do Hospital A.C.Camargo, centro de referência mundial em tratamento, ensino, pesquisa em câncer. As crianças e os adolescentes internados para tratamento do câncer receberam...
Vamos comemorar o Dia do Nutricionista com uma torta de maracujá?
Para celebrar o Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, nossa equipe de Nutrição e Dietética elaborou uma receita de torta de maracujá sem açúcar e com ingredientes menos calóricos. É de dar água na boca! “O maracujá é uma fruta ácida, tem ação...
Pesquisa do A.C.Camargo avalia tolerância de medicamentos em 430 mulheres idosas com câncer de mama
Apresentado na ASCO 2019, o trabalho analisou a eficácia de tratamentos com Trastuzumab e Lapatinib Um estudo desenvolvido por pesquisadores do A.C.Camargo, que foi apresentado em Chicago durante a sessão de pôsteres de Survivorship e Supportive Care da ASCO 2019, analisou a capacidade de tolerância...
Pesquisa avalia quais pacientes de câncer de colo do útero podem se beneficiar de cirurgia menos radical
Estudo liderado pelo nosso Diretor do Departamento de Ginecologia, Dr. Glauco Baiocchi Neto, foi escolhido como editorial principal da edição da Gynecologic Oncology, o primeiro do gênero realizado em país em desenvolvimento. O objetivo era identificar quais pacientes com câncer de colo de útero poderiam...