Um balanço dos nossos cientistas que estiveram no AACR 2018, congresso com o que há de mais inovador em pesquisa do câncer

Publicado em: 17/05/2018 - 21:05:00

Novas tecnologias, ênfase na imunoterapia, união da engenharia e da física com a medicina, bancos de dados muito complexos: tudo aponta para tratamentos cada vez mais individualizados.

Um grupo de especialistas aqui da Instituição (Dra. Vilma Martins, Superintendente de Pesquisa; Drs. Tiago Góss, Ludmilla Chinen, Claudia Camillo, Israel Tojal, Tiago Santos e Kenneth Gollob do CIPE; Dr. Vladmir Cordeiro de Lima, da Oncologia Clínica; Dr. Diogo Soares, da Oncogenética; Dra. Maria Dirlei Begnami, da Anatomia Patológica e Prof. Luiz Juliano Neto, Assessor de Relações Institucionais) esteve no AACR 2018 e acompanhou o que há de inovações em pesquisa do câncer que possam ser aplicadas no diagnóstico e tratamento dos nossos pacientes.

Driving Innovative Cancer Science to Patient Care (Impulsionando a inovação na ciência do câncer para o cuidado do paciente) foi o tema deste ano do congresso, que aconteceu de 14 a 18 de maio em Chicago. Do uso cada vez mais frequente de big data até o surgimento de novas medicações, de novidades em tratamentos de câncer de pulmão, em biópsia líquida, no estudo da microbiota, em imunoterapia, até a união da matemática, física e da engenharia com a medicina, muitos dos avanços científicos mostrados apontam para tratamentos cada vez mais individualizados. É a ciência voltada para a personalização do atendimento, o paciente no centro de tudo.

“O congresso nos mostrou o crescimento progressivo de grandes consórcios que agregam uma impressionante complexidade de dados compartilhados, que se traduzem em um conhecimento exponencial do câncer e uma revolução na forma com que trataremos os pacientes com câncer na próxima década”, diz a Dra. Vilma Martins, Superintendente de Pesquisa.

O Dr. Vladmir Cordeiro apontou para os importantes estudos em imunoterapia: “O AACR trouxe novos insights e novas tecnologias que permitem compreender melhor a interação do tumor com o sistema imunológico, além de apresentar resultados de estudos com grande impacto no tratamento do câncer na área de imunoterapia”. Foi também o destaque citado pela Dra. Claudia Camillo Coutinho e pelo Dr. Kenneth Gollob, do CIPE.

Para o Dr. Diogo Soares, da Oncogenética: “O AACR reforça a importância da interface entre a pesquisa básica e a prática clínica para uma melhor compreensão dos mecanismos relacionados com a gênese dos tumores e das estratégias relacionadas a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento”.

O Prof. Luiz Juliano Neto, Assessor de Relações Institucionais, destacou a união entre a engenharia e a medicina: “Soluções tecnológicas para o câncer resultam da convergência da engenharia, física, química, informática e ciências da vida”. O Dr. Israel Tojal, do CIPE, coordenador do nosso laboratório de Bioinformática e Bioestatística, destacou que “os resultados apresentados no AACR mostram que subtipos de tumores podem ser determinados a partir da avaliação de mudanças no DNA das células”.

A biópsia líquida como forma de ampliar o conhecimento no atendimento individual foi o ponto levantado pela Dra. Ludmilla Chinen, do CIPE: “O congresso esteve voltado para a aplicação dos conhecimentos da bancada ao atendimento do paciente de forma personalizada”, diz ela. É essa também a filosofia aqui da Instituição: a pesquisa tornando possível ampliar o acesso a novos tratamentos, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...