Triunfar é recomeçar, ensina a derrota Pular para o conteúdo principal

Triunfar é recomeçar, ensina a derrota

 
Publicado em:

Triunfar é recomeçar, ensina a derrota

Publicado em:
3 minuto(s) de leitura

Foto do Gabriel Priolli, colunista da Voz do Paciente

3 minuto(s) de leitura
Foto do Gabriel Priolli, colunista da Voz do Paciente

Nesses dias estou experimentando algo que não é raro, eu sei bem, mas é inédito para mim: a sensação de fracasso num procedimento médico. Não é caso de entrar em detalhes, mas fiz uma cirurgia para corrigir um problema, com chances iguais de dar e de não dar certo, porque as condições orgânicas no local não eram totalmente favoráveis. Foi uma aposta que fiz conscientemente, ao concordar em tentar a operação. Mas perdi.

Antes fosse uma aposta de jogo, que leva dinheiro embora, mas a gente pode recuperar. Não é o caso dessa, infelizmente. Perdi e ainda não tenho ideia de como serão as coisas daqui em diante. Só sei que serão incômodas, com toda certeza, porque já eram antes da cirurgia. Porque são assim mesmo, muito chatas, as sequelas de um câncer de cabeça e pescoço, como o talzinho que já saiu do meu corpo e não voltou (aleluia!), mas deixou intermináveis lembranças da sua passagem.

Nesse percurso de cinco anos no A.C.Camargo, agora já no final do seguimento, eu sempre aliviei as minhas angústias com a ideia de que não estou sozinho. Ao contrário, estou sempre muito bem acompanhado. Não apenas pela atenção do pessoal médico e o carinho da família e amigos, mas pela companhia de meus colegas, pacientes oncológicos.

O sofrimento alheio sempre me deu o padrão de medida para o meu próprio. Me fez calçar as "sandálias da humildade" e sempre pensar o meu caso em perspectiva, no contexto geral do câncer. Ele aguçou a minha sensibilidade, reforçou em mim os sentimentos de compaixão e solidariedade. Me fez — e faz — mais humano.

Hoje me vi triste pela aposta perdida, mas logo pensei naqueles em que o fracasso de um procedimento é muito mais grave. Pensei nos que recebem a notícia da recidiva do câncer. Pensei nos que se aplicam nas terapias e elas não resultam como esperado. Pensei nos que têm o tumor em lugar inacessível. Pensei nos que têm sequelas muito mais dramáticas do que as minhas.

Meu coração se encheu de ternura e os olhos, de lágrimas. Estamos juntos, todos, nessa batalha! A experiência de um de nós é também de todos nós.

Foi nesse momento de comoção que o zap me trouxe um vídeo do José Mujica, ex-presidente do Uruguai, talvez o melhor político em ação hoje na América Latina. Um exemplo de ética, modéstia e sabedoria. "Pepe" tem um tumor grave no esôfago e está tranquilo com o que virá. As palavras dele numa entrevista coletiva de imprensa eram tudo que eu precisava ouvir. Todos nós precisamos ouvir.

"

Quero transmitir aos meninos e meninas deste país que a vida é bela, mas se desgasta e cai. O objetivo de triunfar na vida é recomeçar toda vez que você cair. E que, se há raiva, que a transformem em esperança. E que lutem pelo amor. Que não se deixem enganar pelo ódio. Lutem. A única liberdade que existe está na cabeça e se chama 'vontade'. E se não a utilizarmos, não somos livres. A vida é tão bela, que não tem sentido que a sacrifiquem pela estupidez.

José Mujica, ex-presidente do Uruguai

É isso. Triunfar na vida é recomeçar toda vez que cair. Se houver raiva, transformá-la em esperança. A única liberdade que existe está na cabeça e se chama… vontade. Gracias, Don Pepe! Disse tudo que é preciso para as horas difíceis de cada um. Vamos nessa, seguir adiante. Reconfortados e confiantes.

Sobre o autor

Gabriel Priolli é jornalista radicado em São Paulo. Trabalhou nos principais veículos de imprensa do país, dirigiu e criou canais de televisão e foi professor na PUC, FAAP e FIAM. Hoje, atua como consultor de comunicação.

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

O cordão do transplante infantil
O jovem casal recebe o diagnóstico que ninguém quer ouvir. "Sua criança tem câncer, uma leucemia". A reação da mãe é invariável. Com o volume abundante de conteúdo de saúde que circula hoje em todas as mídias, ela se informa...
O câncer exemplar
Não existe câncer mais importante do que os outros. Alguns tipos são mais graves, mas qualquer um preocupa, porque pode se agravar, se alastrar, voltar a ocorrer. Qualquer câncer, mínima que seja a lesão, tensiona o paciente até que haja...
6 em cada 10 brasileiras dizem conhecer formas de prevenção do câncer de mama, revela pesquisa Nexus/A.C.Camargo
Seis em cada dez brasileiras dizem conhecer formas de prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais recorrente entre elas. As entrevistadas, no entanto, têm dificuldades em identificar mitos ou verdades sobre a doença. As conclusões são...
Microscópios de caça ao câncer
Que o câncer é um bandido, todo oncológico sabe. Ele aparece do nada para trapacear com o nosso organismo, sequestrar o nosso tempo, roubar a nossa tranquilidade. Isso quando não leva a saúde de vez. O mão-leve do câncer furta...
Conheça os vencedores do 3º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida
É com muito orgulho que o A.C.Camargo Cancer Center e a família José Ermírio de Moraes Neto anunciam os vencedores do 3º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida.