Touca de resfriamento previne queda de cabelo causada pela quimioterapia

Publicado em: 11/10/2021 - 08:10:31
Linha Fina

Efeito colateral do tratamento é minimizado no A.C.Camargo Cancer Center

A touca de resfriamento, também conhecida como touca hipotérmica ou crioterapia capilar, é uma aliada fundamental para pacientes que fazem quimioterapia

Em 2020, por exemplo, a Instituição realizou 29.388 sessões de quimioterapia. Como a queda de cabelo é um efeito colateral importante desse tipo de tratamento, a touca de resfriamento, ao reduzir a queda de cabelo de forma importante, ajuda a preservar a saúde psicológica, a autoestima e a privacidade do paciente em sua vida pessoal.

Ou seja, o fato de a pessoa se sentir bem contribui para que ela se mantenha mais forte para seguir com os cuidados necessários e não abandonar o tratamento.

A touca é colocada 30 minutos antes do início da quimioterapia. O paciente permanece com ela durante toda a sessão e, depois, por mais 60 a 90 minutos, a depender do protocolo.

Por fim, a touca é retirada e o paciente fica por mais 10 minutos em observação.


Touca de resfriamento: como funciona

A quimioterapia mira todas as células de divisão rápida no organismo. 

Nos fios capilares, a divisão celular acontece de forma muito rápida, por isso muitos quimioterápicos causam a queda do cabelo – costuma começar a cair duas semanas após o início do tratamento.

É aí que entra a touca, que fica acoplada a uma serpentina que sai de uma caixa de resfriamento. O líquido de refrigeração circula na serpentina a uma temperatura de 4ºC para que o couro cabeludo se mantenha em torno de 11ºC. 

Essa baixa temperatura promove uma vasoconstrição na região, dificultando que a droga utilizada na quimioterapia penetre e danifique o folículo capilar, fazendo com que a perda dos fios seja menor.

“O percentual de cabelos preservados com o uso da touca varia de acordo com o protocolo, mas, segundo alguns estudos, a touca preserva em torno de 40 a 60% dos fios do paciente”, conta Aline Maranhão Matis Pereira, enfermeira supervisora responsável pelos setores de quimioterapia, imagem e ambulatórios da unidade Pires da Mota.


Contraindicações

Muitos pacientes têm se beneficiado com a touca de resfriamento. Entre agosto de 2020 e o começo de agosto de 2021, por exemplo, foram 897 sessões de crioterapia realizadas no A.C.Camargo, somadas as unidades Antônio Prudente e Pires da Mota.

Indicada apenas para pacientes que fazem quimioterapia, porém, a touca apresenta restrições para pacientes com tumores que afetam o couro cabeludo, linfomas e leucemias.

Segundo a enfermeira Aline Matis, para que não haja dúvida, o paciente deve perguntar a seu médico se está apto a se submeter ao tratamento com a touca de resfriamento, pois apenas o doutor pode avaliar isso e fazer a prescrição.

Mesmo que o plano de saúde cubra as sessões quimioterapia, este serviço da touca de resfriamento é disponibilizado para os pacientes apenas de forma particular.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...