Mulher de uns 30 anos conversa com enfermeira por vídeo pelo notebook, ambas são orientais

Teletriagem para a quimioterapia: comodidade e segurança sem custo extra

Publicado em: 04/06/2021 - 06:06:00
Tratamento
Institucional
Quimioterapia
Linha Fina

A triagem feita antes de cada sessão, que até então era apenas presencial, agora é oferecida via plataforma de telemedicina, algo benéfico para o paciente

A teletriagem para a quimioterapia é uma facilidade que o A.C.Camargo Cancer Center passa a oferecer a seus pacientes. 

É que, antes de cada sessão, a pessoa em tratamento tem de se submeter a uma triagem com a equipe de enfermagem, processo este que avalia se ela está em condições ideais para prosseguir para a quimioterapia. 

Ou seja, existem protocolos específicos para cada tratamento para assegurar que todos os critérios foram atendidos, conferindo sinais e sintomas que tragam risco para a realização da quimioterapia, exames laboratoriais dentro dos parâmetros, possíveis complicações e efeitos adversos.

Todos os riscos identificados são avaliados pela equipe médica e a conduta é estabelecida para garantir a segurança do atendimento.

A equipe de enfermagem avalia quais pacientes estarão aptos a seguir com a teletriagem após a primeira sessão e fornecerá informações para o acesso à plataforma e agendamento da teletriagem. 


Vantagens via telemedicina

A teletriagem avalia os mesmos pontos que a triagem convencional, mas, por ser realizada na plataforma de telemedicina, oferece maior comodidade e segurança ao paciente.

Caso não esteja apto a prosseguir com a quimioterapia, o paciente receberá orientações específicas conforme decisão do médico assistente.

Além disso, o paciente otimiza seu tempo de espera e ainda se expõe menos ao risco inerente ao ambiente hospitalar, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19, ainda que o A.C.Camargo conte com um Atendimento Oncológico Protegido de excelência.

A teletriagem não implica nenhum custo adicional para o paciente: ela integra seus processos de atendimento, assim como a triagem convencional. 

Assim, o paciente fica livre para optar ou não pela teletriagem. Quem preferir realizá-la presencialmente, fará a triagem normalmente.

Para aquele paciente que optar por essa comodidade, a equipe de enfermagem agendará a teletriagem para o paciente, que receberá, por SMS e e-mail, o link para a consulta.  

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Cirurgia Oncológica: saiba como é a residência neste vídeo
A residente Marina Canal encontrou a formação desejada no A.C.Camargo Cancer Center; assista a este capítulo da série Os Bastidores da Luta contra o Câncer e compreenda melhor essa especialidade Cirurgia Oncológica é uma paixão arrebatadora. No começo da faculdade de Medicina, porém, Marina Canal...
A.C.Camargo lança Livro de Receitas da Oficina de Culinária Infantil
A infância é um período de desenvolvimento, aprendizagem e formação de toda criança. Apesar de apresentarem características específicas, nessa fase observam-se certos aspectos comuns em relação à alimentação. O prazer em preparar o próprio alimento é um aprendizado que se leva para toda a vida...
Trabalho realizado em nossa Instituição ganha 1º lugar no Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Bucal
Material foi apresentado pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia O trabalho sobre o uso de Cloreto de Betanecol na prevenção da disfunção de glândulas salivares em pacientes submetidos a iodo radioativo foi realizado em parceria entre os departamentos de Estomatologia e Medicina...
Álcool em gel ou água e sabão? Data reforça a importância da limpeza correta das mãos
A higienização das mãos ganhou um enorme destaque no começo de 2020, quando a pandemia da Covid-19 iniciou. O mundo colocou a prática como prioridade para diminuir o contágio da doença, além de incentivar o distanciamento social e uso correto das máscaras. A Organização Mundial...
Histórias reais sobre o câncer: conheça Edna Zorzim Amancio
Confira segundo capítulo da série de vídeos em parceria com a Revista Cláudia com experiências inspiradoras de mulheres que lutam contra o câncer A administradora de empresas Edna Zorzim Amancio tinha uma rotina agitada. Em agosto de 2014 ela foi diagnosticada com câncer de estômago...