Somos especializados em vida e podemos levar a melhor prevenção para sua empresa

Publicado em: 26/07/2022 - 11:07:33
Linha Fina

Adotar uma cultura de atenção primária à saúde entre os colaboradores é fundamental para salvar vidas. Conheça nosso Programa de Prevenção Oncológica desenvolvido para empresas e personalizável para as necessidades de cada uma

Cerca de 19 milhões de pessoas tiveram câncer no mundo em 2020, segundo estimativas mais recentes. A expectativa é que esse número aumente para 30,2 milhões em 2040. 

Considerando a alta incidência, crescimento dos casos de câncer e envelhecimento da população, investir em prevenção primária tem se mostrado uma ferramenta eficaz para melhorar qualidade e expectativa de vida. 

Com esse objetivo, o A.C.Camargo conta o Programa de Prevenção Oncológica, uma iniciativa voltada para o público corporativo, funcionando como uma ferramenta de identificação de população de risco para rastreamento de tumores, além de atuar em todos os níveis de cuidados preventivos. 

O programa conta com algumas iniciativas, como:

•    Mapeamento da saúde populacional
•    Informações e orientações sobre prevenção de câncer
•    Check-up personalizado por faixa-etária
•    Boletim informativo sobre os pacientes que iniciarem acompanhamento e tratamento
•    Assessoria para a retomada ao trabalho do paciente que finalizar o tratamento
•    Apoio em campanhas internas das empresas de saúde e prevenção oncológica

Prevenção e custo-benefício

Muitas vezes, o que diferencia o custo de um tratamento é o estádio do tumor quando o paciente chega ao A.C.Camargo. Estudos mostram que o paciente com um diagnóstico precoce e que recebe o tratamento no tempo correto tem maiores chances de cura e melhor qualidade de vida. Já o paciente que chega com um tumor em estádio avançado poderá passar por muitos procedimentos, muitas vezes mais caros e com prejuízos à qualidade de vida.

Essa perspectiva pode ser ilustrada com o resultado de uma análise feita com pacientes do A.C.Camargo com tumores colorretais:

Infográfico
*In situ: quando as células do tumor estão restritas ao seu local de origem, sem se espalhar Ppara outras camadas do mesmo órgão.
 **Estádio: o estadiamento é uma forma de classificar a extensão do tumor, se ou quanto ele afetou os gânglios linfáticos ou outros órgãos. Para isso, é usada uma combinação de letras e números: t de tumor, n de nódulos (ou gânglios linfáticos) e m de metástase, e números que vão de 0 (sem tumor, ou sem gânglios afetados ou sem metástase) a 4, este último indicando maior acometimento.
 

Este estudo também mostra que o paciente com tumor colorretal em estádio 3 teve um custo 27 vezes maior quando comparado ao paciente com tumor colorretal in situ. Ou seja, enquanto um paciente apenas fez uma ressecção endoscópica (retirada do tumor por meio de uma colonoscopia), o paciente com câncer mais avançado precisou fazer cirurgia e lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia. Além de ter um grande impacto na qualidade de vida do paciente, esse tratamento custa mais caro para o sistema de saúde, gerando impacto na sinistralidade das empresas e operadoras de saúde.

Neste contexto, o A.C.Camargo sempre se preocupou com a sustentabilidade do sistema de saúde. Apesar de nunca ter buscado um posicionamento de baixo preço, a Instituição trabalha com rígidos conceitos de desperdício zero.

O A.C.Camargo e a prevenção

Aqui no A.C.Camargo, estamos à frente do que há de mais moderno em oncologia. Quanto mais precoce é o diagnóstico do câncer, maiores as chances de cura.

O modelo cancer center, no qual atuamos, é uma importante evolução no combate ao câncer, com uma abordagem integrada que vai muito além do tratamento: inclui as áreas de pesquisa, com a participação em estudos globais, o ensino de ponta na formação de especialistas e as iniciativas de prevenção da doença.

Esse é o modelo que permite a ativação de serviços, a chamada jornada oncológica, com entrega de valor mais rápida para todos os envolvidos, sendo o indivíduo, o empregador, o hospital e as operadoras de saúde.

Confira alguns dos benefícios de tratar neste modelo e no A.C.Camargo:

•    Atuação integrada à saúde ocupacional.
•    Assistência médica e programas de reabilitação/prevenção.
•    Previsibilidade e redução de custos com tratamentos oncológicos.
•    Gestão da sinistralidade e produtividade.
•    Mapeamento e redução dos fatores de risco da população para os colaboradores. 
•    Acompanhamento de todos os casos, desde o diagnóstico até a alta, incluindo o processo de reintegração. 
•    Oncogenética (mapeamento do risco e incidência em familiares).

Contato

Para conhecer melhor as possibilidades que o Programa de Prevenção Oncológica pode trazer para sua empresa, entre em contato com o atendimento corporativo ou envie um e-mail.

Telefone: (11) 2189-5232
E-mail: [email protected]
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...