Saiba como ser um doador e salvar vidas com este gesto de solidariedade
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, comemorada entre 14 e 18 de dezembro, tem como objetivo a conscientização para a importância desse gesto que salva vidas.
Para fazer parte do time de doadores, é preciso fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Criado em 1993 e coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o REDOME reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. É o terceiro maior banco de doadores do mundo, com mais de cinco milhões de pessoas cadastradas.
Seja um doador de medula óssea!
Para ser um doador, é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos de idade.
- Estar em bom estado geral de saúde.
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Cadastro
Para se cadastrar como um doador, basta procurar o hemocentro mais perto de você.
Para doadores já cadastrados, é importante manter os dados sempre atualizados, pois a equipe do REDOME entrará em contato se encontrar um paciente que seja compatível.
Clique aqui e saiba como se tornar um doador.
Clique aqui e veja como atualizar seus dados.
Doação de Medula Óssea no A.C.Camargo Cancer Center
O serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do A.C.Camargo Cancer Center integra um seleto grupo de instituições brasileiras que operam em todas as modalidades do transplante: alogênico (aparentado e não aparentado) e autólogo (ou autogênico).
Composto por uma equipe interdisciplinar que contempla médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontologistas, assistentes sociais e psicólogos, o serviço de TMO atua com uma estrutura única que une equipamentos de última geração à expertise de toda a equipe.
Clique aqui para saber mais.
Como é feita a doação
