Ressonância magnética auxilia na identificação do prognóstico do câncer de mama em mulheres jovens

 
Publicado em: 06/06/2019 - 09:06:14

Publicada na revista Scientific Reports, a análise ratificou a eficiência do Centro de Referência em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center

É fato notório que o câncer de mama é o tipo que tem maior incidência em mulheres no Brasil e no mundo. Costuma ocorrer após os 45 anos, mas, apesar de não ser comum, ele também pode ser diagnosticado antes dos 40, algo que requer uma investigação mais aprofundada. Daí o enfoque de um estudo inédito realizado no A.C.Camargo, Prognostic Significance of Preoperative MRI Findings in Young Patients with Breast Cancer (Valor Prognóstico da Ressonância Magnética Pré-Operatória em Pacientes Jovens com Câncer de Mama).

Esse trabalho, que foi publicado no periódico Scientific Reports, envolveu 92 mulheres com menos de 40 anos que receberam um diagnóstico de carcinoma invasivo de mama entre 2008 e 2012. 

Além do autoexame, a mamografia periódica é fundamental para detectar lesões que ainda não são palpáveis, mas é menos corriqueiro que mulheres jovens façam a prevenção com frequência, mesmo quem tem histórico familiar. 

“A incidência de tumores em jovens é baixa, mas não inexistente. E eles podem ser mais agressivos. Há uma porcentagem maior de subtipos de pior prognóstico entre as jovens”, explica a head do Departamento de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center, Fabiana Makdissi, coautora do estudo. “Geralmente, essas pacientes já chegam aos médicos com tumores de maior dimensão, com mamas muito densas, o que dificulta a eficiência da mamografia”, afirma a especialista, em referência à mamografia apresentar menor precisão devido à maior densidade do parênquima mamário. 

Essas mulheres normalmente fazem a ressonância como parte do planejamento do tratamento, é algo pré-operatório, não faz parte da rotina de prevenção. “Assim, o objetivo da pesquisa era avaliar o valor prognóstico das informações obtidas no exame de ressonância das mamas em pacientes jovens diagnosticadas com a doença”, diz o autor do estudo, Almir Bitencourt, médico titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center. 

 

Pioneirismo 

Não havia trabalhos na literatura que estabelecessem uma correlação entre os achados da ressonância e o prognóstico dessas pacientes, o que legitima ainda mais o valor dos resultados da pesquisa.

“Demonstrou que as jovens com câncer de mama que apresentam um tipo de lesão específico na ressonância, o realce não-nodular, têm pior sobrevida que as pacientes que não apresentam este tipo de lesão”, analisa Almir Bitencourt. “Foi o primeiro trabalho que demonstrou que a ressonância pode fornecer informações prognósticas importantes para esse grupo”, emenda.

O A.C.Camargo Cancer Center, que conta com um Centro de Referência em Tumores de Mama, reforça a importância da ressonância. “O exame pareceu ser um biomarcador prognóstico para mulheres jovens”, diz Fabiana Makdissi. “Vale ressaltar que não são todos os centros médicos que oferecem a possibilidade do exame como recurso auxiliar na detecção do câncer de mama”, conclui a médica. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Tomografia computadorizada: aliada no diagnóstico da Covid-19 para pacientes sintomáticos
Estudo realizado pelo corpo clínico do A.C.Camargo discute a eficiência desse exame de imagem na pandemia A tomografia computadorizada (TC) pode auxiliar na realização do diagnóstico da Covid-19 em pacientes sintomáticos. É a tese de um estudo realizado pelo corpo clínico do A.C.Camargo, intitulado Chest...
Colostomia: é possível reverter o procedimento
Quando a saúde do paciente está restabelecida e o método é temporário, é possível fazer a cirurgia de reversão Em muitos casos, pacientes com tumores colorretais podem precisar da realização de uma colostomia ou ileostomia para a saída de fezes. Estes dois procedimentos são feitos...
Papanicolau é a principal forma de rastreamento de câncer do colo do útero
Exame é simples, rápido e eficaz para detectar lesões pré-malignas de forma precoce O câncer do colo do útero é o quarto tipo de tumor com maior prevalência entre as mulheres, com exceção dos casos de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer...
Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal, os exames que ajudam a diagnosticar o câncer de pele
Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal são exames de imagem complementares que auxiliam no diagnóstico do câncer de pele. Essa associação de técnicas permite a identificação de lesões ainda sem critérios clássicos de um tumor cutâneo, possibilitando o diagnóstico cada vez mais precoce do câncer...
Mitos e verdades sobre a mamografia
A mamografia é um procedimento não invasivo que pode diagnosticar precocemente o câncer de mama, aumentando as chances de cura. Por isso, é muito importante se informar bem sobre esse exame e sua importância. Confira alguns mitos e verdades sobre o assunto, esclarecidos pelo Dr...