Quimioterapia em um cancer center

Publicado em: 07/01/2022 - 14:01:43
Linha Fina

Faz diferença contar com uma equipe experiente e especializada em oncologia e tratamento quimioterápico

A cada ano, cresce mais o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Segundo estimativas do International Agency for Research on Cancer (IARC), em 2020, 19,3 milhões de pessoas no mundo tiveram câncer. Para 2040, a expectativa é que esse número cresça para 30,2 milhões de pessoas.

Em 2020, cerca de 29,3 mil pessoas fizeram quimioterapia no A.C.Camargo Cancer Center. E fazer esse tratamento em um cancer center proporciona mais benefícios para o sucesso do tratamento.

Quimioterapia em um cancer center

Ao fazer seu tratamento quimioterápico no A.C.Camargo, o paciente conta com uma equipe multiprofissional de especialistas oncológicos que seguem protocolos integrados e baseados em evidências científicas. Outro ponto de destaque é a constante troca de informações entre os profissionais, que acompanham de perto a evolução do paciente. 

Ao chegar na Instituição, o paciente é acolhido pela equipe de enfermagem, que faz as avaliações necessárias, explica o processo do tratamento e esclarece todas as dúvidas do paciente. Depois, nossos nutricionistas orientam o paciente quanto à alimentação para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, como enjoo, prisão de ventre ou diarreia.

A equipe de psicologia também avalia o paciente, para saber como o está lidando com a doença e se há necessidade de acompanhamento. Durante todo o processo de infusão do quimioterápico, o paciente conta com a presença de um médico, que está à disposição para qualquer intercorrência.

Já os pacientes que fazem o tratamento em casa com quimioterápicos orais podem contar com o telecuidado farmacêutico, no qual a equipe da farmácia faz uma abordagem telefônica para entender quais as dúvidas em relação ao tratamento, fazer as devidas orientações e monitorar os principais problemas encontrados, diminuindo as vindas à emergência ou internação.

Para fazer a infusão do quimioterápico, os pacientes contam com box individualizados com lugar para acompanhante, TV e internet. Para os pacientes com necessidades específicas ou que fazem quimioterapia de longa duração, temos leitos disponíveis, para proporcionar maior conforto e bem-estar.

O tratamento de quimioterapia evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando que o paciente receba o tratamento em um centro ambulatorial. Até mesmo tratamentos que requerem infusão prolongada de quimioterápicos (até 48 horas, por exemplo) podem ocorrer com dispositivos portáteis (as chamadas bombas de infusão portáteis). Somente em situações muito específicas o paciente precisa ficar internado, em um ambiente hospitalar, para seguir o tratamento. 

Mesmo assim, é fundamental que pacientes e familiares tenham orientações precisas sobre atividades rotineiras e manejo de sintomas relacionados ao tratamento. Por isso, em um centro de infusão ambulatorial especializado de um cancer center, o paciente recebe todo o suporte necessário para garantir o melhor desfecho clínico.

Manipulação de quimioterápico: escolha uma instituição de confiança

A manipulação do quimioterápico segue legislações, normas e protocolos de segurança, pois cada dose é única, preparada de acordo com as recomendações do médico e com o peso e a altura do paciente.

Por isso, todo farmacêutico contratado pelo A.C.Camargo, mesmo que já tenha experiência com quimioterápicos, passa por um treinamento de três meses para garantir a aderência aos rígidos protocolos de segurança da Instituição.

Como somente um farmacêutico é capaz de verificar se a medicação foi preparada de forma correta, é importante o paciente escolher bem onde fazer seu tratamento. Neste cenário, uma instituição especializada, como um cancer center, torna-se a opção mais segura. No A.C.Camargo, nossa Farmácia não só é diferenciada como também é referência em todo o Brasil. 

Tudo sobre quimioterapia

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre o tratamento quimioterápico, clique aqui. Você poderá conferir diversas respostas para as principais perguntas sobre este tratamento.

 

Fonte: Hernandez Silva, supervisor da quimioterapia do A.C.Camargo Cancer Center
Eliana do Lago, supervisora de farmácia do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }