Preservação da fertilidade após câncer ginecológico é tema de evento gratuito para pacientes

Publicado em: 16/05/2016 - 21:05:00

Encontro com Especialistas - Preservação da fertilidade em pacientes com câncer ginecológico

Gratuito, com linguagem para o público-leigo - 17 de maio de 2016, às 17h30 

Receber o diagnóstico de um tumor no colo do útero, ovário ou endométrio não representa, necessariamente, que a paciente não poderá engravidar após o tratamento. Dependerá do tipo de câncer e da fase em que a doença é descoberta, além de outros critérios clínicos.  Este será o tema central do Encontro com Especialistas da próxima terça, 17, em São Paulo. Promovido pelo A.C.Camargo, o evento é gratuito e voltado ao público-leigo. Inscrições: [email protected]

Os três tipos de câncer ginecológicos mais comuns no Brasil - colo do úteroendométrio e ovário- acometem cerca de 30 mil mulheres anualmente no país. Junto com o recebimento do diagnóstico a mulher pode se questionar, por exemplo, se poderá ou não engravidar depois do tratamento. Outras indagações comuns em torno do tema são o que acontece se ela descobrir a doença, mas já estiver esperando um filho. Ou também quanto tempo após o término do tratamento ela precisa esperar para engravidar. Estes e outros assuntos relacionados com o tema Preservação da fertilidade em pacientes com câncer oncológico serão debatidos na próxima terça, 17, durante o Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, instituição que é referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. 

A boa notícia é que em muitos casos as pacientes que estão em idade reprodutiva podem ser submetidas às estratégias terapêuticas mais conservadoras e ter a fertilidade preservada. A indicação do tratamento dependerá do estadiamento (estágio em que a doença é diagnosticada) e demais aspectos clínicos de cada paciente. Gratuito e com linguagem voltada ao público-leigo, o evento terá início às 17h30. O público poderá conferir a palestra do diretor de Ginecologia Oncológica, Glauco Baiocchi Neto e, na sequência, os demais titulares do Departamento também sobem ao palco para elucidar as dúvidas da plateia.

De acordo com Glauco Baiocchi, o câncer de colo do útero (tumor ginecológico mais comum no Brasil com 16 mil novos casos estimados para 2016) é uma doença que pode receber um tratamento mais conservador desde que o tumor não seja maior do que dois centímetros. O diagnóstico precoce também é o fator determinante para a tomada de decisão em se tratando de câncer de endométrio.  "A principal indicação de preservação de fertilidade em caso de câncer de endométrio é quando a doença está restrita ao endométrio (camada interna que reveste o útero) e apresenta resposta ao tratamento hormonal. A paciente é acompanhada com um exame chamado histeroscopia e após ela engravidar é que será submetida à retirada do útero", destaca.

Pelo fato de o câncer de ovário ser mais prevalente nas mulheres entre 50 e 70 anos, a paciente - na maioria das vezes - não se encontra em uma idade fértil no momento do diagnóstico. Quando a doença ocorre em mulheres em idade reprodutiva, a doença pode ser unilateral, sendo assim possível preservar um dos ovários. "Nestes casos retira-se o ovário doente e deixa-se o ovário contralateral, trompa e útero", destaca Baiocchi.

GRAVIDEZ DURANTE O TRATAMENTO - Caso a mulher descubra um tumor e já esteja esperando um filho, há formas de tratamento seguro, esclarecem os especialistas. O tumor de colo do útero, dependendo de cada caso e do estadiamento da doença, pode ser tratado durante ou depois da gestação. Uma cirurgia também pode ser realizada se um exame de ultrassom apontar uma massa suspeita ou um possível câncer de ovário. Já em casos de câncer de mama, após a biópsia para confirmar o diagnóstico, o tratamento cirúrgico pode ser realizado mesmo durante a gestação. 

quimioterapia não é utilizada durante os três primeiros meses de gestação, quando o feto ainda está no início da formação. Porém, após o primeiro trimestre, a quimioterapia poderá ser aplicada. A radioterapia, porém, não é uma opção de tratamento, pois a radiação pode causar efeitos colaterais para o bebê.  

Encontro com Especialistas - Criado em 2011, o programa Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center é uma opção de interação de pacientes, familiares, cuidadores e público em geral com suas dúvidas relacionadas a tipos de câncer de alta incidência na população brasileira como mama, próstata, pulmão, laringe, boca, colo do útero, garganta e intestino. Em cada edição as perguntas do público são respondidas ao vivo em auditório pelos especialistas de diversas áreas. O evento é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center

Tema: Anestesia como Fator de Segurança 
Data: terça-feira, 27 de outubro de 2015.
Local: A.C.Camargo: Auditório José Ermírio de Moraes. 
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30.
Inscrições gratuitas: [email protected]
Cobertura de imprensa: [email protected]

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Fundado em 1953 e referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção e tratamento de pacientes, no ensino a médicos e profissionais da saúde, na pesquisa básica a translacional.

Com serviços de assistência oncológica para a Saúde Suplementar e para o Sistema Único de Saúde é uma Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antonio Prudente, um modelo sustentável que combina atuação social e geração de valor.

Para realizar sua missão de combater o câncer paciente a paciente, oferece assistência oncológica ampla, multidisciplinar e integrada. Sua equipe é composta por aproximadamente 5 mil profissionais que inclui mais de 650 médicos, equipe especialista multidisciplinar, enfermeiros e nutricionistas. As práticas da oncologia baseada em evidências e diretrizes diagnósticas e terapêuticas institucionalizadas permitem atingir os melhores resultados clínicos e custo-efetividade.

Em 2015, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos, sendo 62% dos atendimentos ambulatoriais dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde, além do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer. Sua infraestrutura dispõe de rede com 480 leitos hospitalares, serviços de cirurgia oncológica e robótica, radioterapia, quimioterapia, anatomia patológica e diagnóstico por imagem especializados em Oncologia.

A formação de especialistas e disseminação do conhecimento científico estão na essência do A.C.Camargo desde o início de sua história. Em 1953 instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, já formou 579 mestres e doutores, celeiro de especialistas e cientistas para o corpo assistencial e de docentes da Instituição para o Brasil e Exterior. Em 1987 foi pioneiro na implementação da primeira escola hospitalar, Escola Especializada Schwester Heine, com o objetivo de dar continuidade aos estudos regulares das crianças e adolescentes durante o tratamento.

As atividades de pesquisa do câncer são realizadas no Centro Internacional de Pesquisa em conjunto com o corpo clínico e assistencial, por meio da pesquisa translacional. Possui parcerias e acordos de colaboração com os principais centros oncológicos e acadêmicos internacionais e seus projetos também contam com programas de fomento da FAPESP, do CNPq e PRONON.

O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do SCIMAGO entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2015 esse trabalho resultou em 168 artigos publicados.

Possui certificações e acreditações para os programas de qualidade e segurança assistencial, governança e gestão ambiental, sendo as mais importantes Acreditação ONA nível III - Excelência, Certificação Qmentum International - Padrão Diamante - pelo Canadian Council on Health Services Accreditation e Certificação ISO 14001 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/


 

 

Veja também

7 entre 10 casos de câncer de Cabeça e Pescoço são diagnosticados em fase avançada da doença, alerta A.C.Camargo Cancer Center
Negligencia dos sintomas e demora no encaminhamento por parte de dentistas, médicos e demais profissionais da saúde são alguns dos fatores que retardam o diagnóstico de tumores na região de Cabeça e PescoçoOs tumores de cabeça e pescoço, segundo o Globocan 2012, levantamento da Organização...
9ª Corrida e caminhada A.C.Camargo Cancer Center
Com largada em frente ao Cepeusp, na Cidade Universitária, evento quer mostrar a importância da prática esportiva na prevenção do câncer e recuperação do pacienteA Corrida e Caminhada A.C.Camargo Cancer Center, que une a prática do esporte à conscientização de hábitos saudáveis, chega à nona...
A evolução do modelo Cancer Center no A.C.Camargo
A cada ano aproximadamente 600 mil pessoas são diagnosticadas com câncer no Brasil. Combater o câncer é uma causa da humanidade. Seu progresso é fruto do esforço de pessoas e instituições no mundo inteiro que, comprometidas com esse movimento, dedicam suas vidas a criar melhores...
A.C.Camargo amplia a relevância da ciência no propósito de combater o câncer
Com atuação em pesquisa básica, clínica e translacional em tumores específicos, a Instituição contribui ainda mais para aumentar o conhecimento sobre oncologiaO A.C.Camargo Cancer Center vai aumentar as atividades em linhas de pesquisa translacionais ligadas ao estudo dos carcinomas de cabeça e pescoço, tumores de...
A.C.Camargo apóia movimento global que une forças contra o câncer via redes sociais
Liderado pela Union for International Cancer Control (UICC), o movimento do Dia Mundial do Câncer - 4 de fevereiro - traz o tema WeCanICan - Nós Podemos... Eu Posso. Campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cada pessoa na desmistificação e disseminação de...