Parceria entre A.C.Camargo e Insper amplia diagnóstico de câncer de mama Pular para o conteúdo principal

Parceria entre A.C.Camargo e Insper amplia diagnóstico de câncer de mama

 
Publicado em:

Parceria entre A.C.Camargo e Insper amplia diagnóstico de câncer de mama

Dispositivo é feito em impressão 3D e foi desenvolvido por alunos de engenharia mecânica do Insper com auxílio e orientação de médicos do A.C.Camargo
 

Publicado em:

Dispositivo é feito em impressão 3D e foi desenvolvido por alunos de engenharia mecânica do Insper com auxílio e orientação de médicos do A.C.Camargo
 

As áreas de ensino, pesquisa e inovação do A.C.Camargo Cancer Center produzem e compartilham conhecimento com o objetivo de reduzir custos ampliar o acesso à saúde oncológica em todo o Brasil. Em mais um projeto de inovação aberta, em parceria com o Insper, o A.C.Camargo orientou e auxiliou alunos do curso de engenharia mecânica no desenvolvimento de um dispositivo que permite o posicionamento de pacientes possibilitando a realização de biópsias de lesões nas mamas guiada por tomografia.

Este procedimento é indicado para casos que antes só poderia ser realizado com equipamentos de ressonância magnética, método que não é utilizado em larga escala devido ao alto custo e baixa disponibilidade de equipamentos fora dos grandes centros urbanos.

O novo suporte, que já está em uso no A.C.Camargo, é fabricado em uma impressora 3D e viabiliza o exame de tomografia para procedimentos de biópsia. O novo dispositivo é capaz de reduzir o custo do exame. Além disso, pode ser “impresso” tornando seu custo viável e ser facilmente utilizado em outras instituições, incluindo o SUS (Sistema Único de Saúde).

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2023, 73.6 mil novos casos de câncer de mama sejam registrados no Brasil, número 11% maior do que no ano anterior. Em 2022, o A.C.Camargo Cancer Center realizou mais de 16.7mil exames de mamografia e mais de 3mil procedimentos cirúrgicos relacionados ao câncer de mama.

Desenvolvimento e inovação

Em alguns casos as lesões na mama não podem ser visualizadas por meio de uma mamografia ou ultrassonografia impossibilitando um diagnóstico preciso ou a biópsia. Para situações como esta, o uso da ressonância magnética seria indicado, no entanto o custo do procedimento e disponibilidade do equipamento impossibilita sua utilização em larga escala. 

Para a realização do exame, a paciente é posicionada de barriga para baixo, deitada sobre o dispositivo que fixa a mama para que a tomografia possa ser realizada pelo médico que localizará o nódulo e fará a biópsia.

Após o desenvolvimento da solução, os testes começaram no segundo semestre de 2022 e foram divididos em duas fases. Na primeira etapa, o dispositivo foi submetido a uma série de testes com um simulador de mama, também conhecido como phantom, que demonstrou o procedimento adequado para localizar a lesão e, na sequência, posicionar a agulha para realizar a biópsia. Já na fase 2, após certificar a segurança, funcionamento e eficácia inicial do equipamento voluntários foram selecionados. 

Cooperação e inovação aberta

Chegar a esta solução foi possível graças ao acordo de cooperação de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico firmado entre o Insper e o A.C. Camargo Cancer Center.

O equipamento foi criado em 2021, no Projeto Final de Engenharia (PFE), de autoria de João Guilherme Coelho Apparecido, Milena Maluli, Pedro Henrique Greco Lopes e Pedro Isidoro Nery Antunes Maciel, alunos do 8º semestre de Engenharia Mecânica do Insper com orientação do professor Raphael Galdino dos Santos e dos doutores Almir Bitencourt e Paula Nicole Barbosa, médicos do Departamento Radiologia do A.C. Camargo Cancer Center.

O acordo prevê apoio mútuo para desenvolvimento de ações relacionadas à pesquisa e diagnóstico e tratamento do câncer. Como parte deste acordo também está o programa científico e tecnológico de cooperação e intercâmbio para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento, capacitação e absorção de recursos humanos e transferência de tecnologia.
 

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

Câncer de intestino: mitos e verdades com o Dr. Samuel Aguiar
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma...
O que são linfonodos?
Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenas estruturas em forma de feijão que fazem parte do sistema linfático e ajudam a defender o organismo contra infecções, inflamações e tumores. Os linfonodos possuem células do sistema imunológico que ajudam...
Pesquisa de Linfonodo Sentinela: método que contribui para o tratamento mais eficaz do câncer de vulva
Existem centenas de linfonodos no organismo humano. Também chamados de gânglios linfáticos, servem como mecanismo de defesa contra agentes nocivos, como bactérias e toxinas. Portanto, caso haja um tumor em algum órgão, células cancerígenas poderão atingir um grupo de gânglios...
Por que o câncer pode voltar, mesmo após um tratamento bem sucedido?
Recidiva tumoral O retorno do câncer após um tratamento bem sucedido é chamado pelos médicos de recidiva ou recorrência tumoral. Isso pode acontecer semanas, meses ou mesmo anos depois do momento em que o câncer primário ou original foi tratado...