Outubro Rosa: tomografia computadorizada é uma aliada na biópsia da mama

Publicado em: 04/10/2019 - 15:10:26
Pesquisa
Diagnóstico
Exames
Tumores de Mama

Raramente usada para exames de imagem da mama, ela ajuda a garantir o melhor planejamento terapêutico

Outubro Rosa é sinônimo de prevenção, portanto saiba que os melhores exames de imagem para avaliação de lesões mamárias são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. A tomografia computadorizada não costuma ser utilizada na rotina, mas pode ser útil em situações específicas, pois é capaz de detectar lesões mamárias e, muitas vezes, fornecer acesso seguro e efetivo a elas. 

Com isso, a tomografia pode ser considerada um método de orientação alternativo para biópsias de lesões mamárias que não são acessíveis com as modalidades de imagem convencionais.

Essa é a tese do estudo CT-Guided Biopsy of Breast Lesions: When Should it be Considered? (Biópsia Guiada por Tomografia Computadorizada em Lesões Mamárias: Quando Deve ser Considerada?), um trabalho publicado no periódico The Breast Journal

“Esse relato era necessário, pois existe pouca literatura internacional sobre o tema, e poucos serviços têm experiência com esse tipo de procedimento”, afirma um dos líderes da pesquisa, Almir Bitencourt, médico titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.


O artigo

Foram relatados dois casos de pacientes com lesões mamárias suspeitas, nas quais a biópsia não pôde ser realizada com segurança por mamografia ou ressonância magnética.

O ultrassom também não conseguiu caracterizar adequadamente as lesões devido à presença de um implante mamário no primeiro caso, uma mulher de 54 anos, e uma extensa área de necrose gordurosa no segundo, uma paciente de 64 anos.

“Nesses casos, só foi possível realizar a biópsia com a tomografia”, conta o Dr. Almir. “As biópsias de mama guiadas por tomografia computadorizada foram realizadas em conjunto pelas equipes de imagem da mama e de radiologia intervencionista”, acrescenta.

Não houve complicação em nenhum dos casos e, através desse procedimento, foi possível obter um diagnóstico pré-operatório para melhor planejamento terapêutico.


Conclusões 

Assim, entende-se que a tomografia computadorizada pode ser uma modalidade de imagem alternativa, segura e eficaz para a orientação da biópsia mamária percutânea em casos selecionados. 

Esses casos também apoiam o uso desse procedimento para lesões suspeitas que não são passíveis de biópsia por métodos convencionais, especialmente aquelas localizadas profundamente, perto da parede torácica.

Para conferir a íntegra do estudo (em inglês), clique aqui

 

Outubro Rosa: mês de conscientização 

Ele está aí, mas você tem de se cuidar o ano todo. Inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça alguma atividade física e não deixe de realizar os exames médicos. Com o passar dos anos, aumentam os fatores de risco do câncer. A boa notícia é que, quando detectado no início, são grandes as chances de sucesso no tratamento. Não espere o próximo Outubro Rosa.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #4 - Guia de prevenção
Ouça o episódio, adote estes hábitos simples e proteja sua saúde Podcast Rádio Cancer Center, um espaço que está de volta para abordar a prevenção. Neste episódio, a conversa cheia de dicas práticas é com o Doutor Thiago Chulam, cirurgião oncológico e head do Departamento...
Vídeo: entenda a terapia CAR-T Cells, que reprograma as células do paciente contra a doença
Uma das grandes novidades no tratamento de cânceres hematológicos, como linfomas e leucemias, é a terapia celular. Chamada pelos especialistas de CAR-T Cells, ela age como uma terapia-alvo, porém sem utilizar medicamentos. As CAR-T Cells são células de defesa do organismo, que são extraídas e...
Inibidores de PARP: estamos vivendo uma mudança de paradigma?
Medicamento atua inibindo enzimas relacionadas às mutações BRCA1 e BRCA2 presentes no desenvolvimento de câncer de ovário Os inibidores de PARP. estão quebrando paradigmas no tratamento de câncer de ovário. O medicamento, que funciona como uma quimioterapia oral, tem sido utilizado para tratamento de uma...
Estudo RAPIDO: foco no tratamento do carcinoma de reto localizado
Por Celso Abdon Lopes de Mello, oncologista clínico, com a colaboração da médica da radioterapia Maria Leticia Gobo, ambos do A.C.Camargo Cancer Center Os resultados do estudo RAPIDO estavam sendo bastante aguardados. Os pacientes com carcinoma de reto distal de alto risco são tratados hoje...
Sarcoma de partes moles: 6 mitos & verdades
O sarcoma de partes moles pode apresentar características diferentes de outros tipos de câncer, principalmente em relação aos fatores de risco. Apesar de ser um câncer raro – não há estatísticas oficiais no Brasil –, é importante que se saiba quais são os sinais e...