Outubro Rosa: tomografia computadorizada é uma aliada na biópsia da mama

 
Publicado em: 04/10/2019 - 15:10:26

Raramente usada para exames de imagem da mama, ela ajuda a garantir o melhor planejamento terapêutico

Outubro Rosa é sinônimo de prevenção, portanto saiba que os melhores exames de imagem para avaliação de lesões mamárias são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. A tomografia computadorizada não costuma ser utilizada na rotina, mas pode ser útil em situações específicas, pois é capaz de detectar lesões mamárias e, muitas vezes, fornecer acesso seguro e efetivo a elas. 

Com isso, a tomografia pode ser considerada um método de orientação alternativo para biópsias de lesões mamárias que não são acessíveis com as modalidades de imagem convencionais.

Essa é a tese do estudo CT-Guided Biopsy of Breast Lesions: When Should it be Considered? (Biópsia Guiada por Tomografia Computadorizada em Lesões Mamárias: Quando Deve ser Considerada?), um trabalho publicado no periódico The Breast Journal

“Esse relato era necessário, pois existe pouca literatura internacional sobre o tema, e poucos serviços têm experiência com esse tipo de procedimento”, afirma um dos líderes da pesquisa, Almir Bitencourt, médico titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.


O artigo

Foram relatados dois casos de pacientes com lesões mamárias suspeitas, nas quais a biópsia não pôde ser realizada com segurança por mamografia ou ressonância magnética.

O ultrassom também não conseguiu caracterizar adequadamente as lesões devido à presença de um implante mamário no primeiro caso, uma mulher de 54 anos, e uma extensa área de necrose gordurosa no segundo, uma paciente de 64 anos.

“Nesses casos, só foi possível realizar a biópsia com a tomografia”, conta o Dr. Almir. “As biópsias de mama guiadas por tomografia computadorizada foram realizadas em conjunto pelas equipes de imagem da mama e de radiologia intervencionista”, acrescenta.

Não houve complicação em nenhum dos casos e, através desse procedimento, foi possível obter um diagnóstico pré-operatório para melhor planejamento terapêutico.


Conclusões 

Assim, entende-se que a tomografia computadorizada pode ser uma modalidade de imagem alternativa, segura e eficaz para a orientação da biópsia mamária percutânea em casos selecionados. 

Esses casos também apoiam o uso desse procedimento para lesões suspeitas que não são passíveis de biópsia por métodos convencionais, especialmente aquelas localizadas profundamente, perto da parede torácica.

Para conferir a íntegra do estudo (em inglês), clique aqui

 

Outubro Rosa: mês de conscientização 

Ele está aí, mas você tem de se cuidar o ano todo. Inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça alguma atividade física e não deixe de realizar os exames médicos. Com o passar dos anos, aumentam os fatores de risco do câncer. A boa notícia é que, quando detectado no início, são grandes as chances de sucesso no tratamento. Não espere o próximo Outubro Rosa.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A bebida alcoólica eleva o risco de um câncer de boca?
A bebida alcoólica pode ser, sim, um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Essa associação ocorre não apenas para um tumor de cabeça e pescoço, como boca, faringe e laringe. O álcool também pode implicar problemas no esôfago, mama e intestino grosso...
Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado para conduzir cirurgias de alta...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço (leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades de tratamento e até mesmo conhecer...
Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou desde o 5° ano da...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios...