O ASCO 2017 nem bem começou e o A.C.Camargo Cancer Center já marcou presença, com a premiação do Dr. Daniel Vilarim Araújo, titular da nossa equipe de Oncologia Clínica.
Ele foi o único brasileiro a receber o IDEA (International Development and Education Award), concedido pela The Conquer Foundation a 20 jovens promissores de países em desenvolvimento.
O prêmio patrocina a ida de jovens médicos para o congresso que está sendo realizado em Chicago e que reúne cerca de 38 mil especialistas de todo o mundo. Como parte do programa, os premiados participam de sessões específicas com ênfase no desenvolvimento de lideranças locais e criação de networking, por meio do contato com especialistas internacionais de renome.
"Ontem tivemos uma sessão chamada Train the trainer, para desenvolver nossas habilidades sociais, dicas para montar boas apresentações e melhorar nosso relacionamento com a mídia", comenta Dr. Daniel, que se formou pela Universidade Federal da Paraíba e fez residência em Oncologia Clínica e Hematologia na nossa Instituição. Ele também fez estágio no Princess Margaret Cancer Centre, em Toronto, no Canadá.
Além disso, a ASCO escolhe um mentor para guiar os jovens oncologistas durante o evento e patrocina uma visita de três dias à universidade ou centro de pesquisa onde atuam os mentores. "No meu caso, irei para o National Cancer Institute (NCI), em Bethesda, Maryland, com os meus mentores. Dra. Shakun Malik e Dr. Anish Thomas", conta Dr. Daniel.
Para se candidatar ao prêmio, Dr. Daniel Vilarim Araújo participou de um processo competitivo, que incluiu análise de currículo, cartas de recomendação, carta motivacional e submissão de estudo para o ASCO, no caso, sobre o papel prognóstico da relação neutrófilos/leucócitos anterior ao uso de imunoterapia com anti-PD1 em pacientes portadores de melanoma metastático.