O que importa para você?
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes
Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles.
Em 2019, esse movimento foi implantando em nossa Instituição, estimulando os profissionais a atender cada vez mais de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.
Todos foram convidados a refletir junto com os pacientes:
- Pergunte o que importa
- Ouça o que importa
- Faça o que importa
“Com essa pequena atitude de ouvir em profundidade o que importa para o paciente, tivemos resultados muito marcantes para a equipe. Muitas vezes, o que importa para um paciente internado há muito tempo é apenas poder sair do quarto e sentir o ar fresco no rosto. Ou, até mesmo, tomar um sorvete de nata com uva, que mandamos buscar especialmente da cidade natal de uma paciente gaúcha”, explica Silvia Voullieme, gerente da área de experiência do paciente.
“O que importa para você?” em tempos de pandemia
Devido ao atual cenário de pandemia, as ações mundiais para a comemoração em 6 de junho foram transferidas para 2021.
“Apesar de termos uma data que marca a campanha, conversar com o paciente e perguntar o que importa é uma ação que deve ser diária. Principalmente neste momento, os elos de compaixão e empatia mais profundos podem aliviar o sofrimento emocional. E é isso o que importa para nós: atender nosso paciente da forma humanizada e entender as diferenças de cada um”, finaliza Silvia.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.