O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica

Publicado em: 07/01/2022 - 16:01:44
Tratamento
Institucional
Serviços ao Paciente
Linha Fina

Conheça como é a atuação deste profissional e quais os benefícios para o desfecho clínico do paciente

Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os resultados do tratamento contra o câncer.

Os navegadores conduzem e acolhem os pacientes com jornadas mais complexas nos diversos Centros de Referência, desde a alta suspeita e/ou diagnóstico oncológico até o tratamento. Também mantêm contato remoto com o paciente, por telefone e por e-mail, a fim de esclarecer dúvidas clínicas que possa ter ao longo do tratamento.

Benefícios para o paciente

O enfermeiro navegador também coordena todas as etapas de atendimento de forma sincronizada e ágil, tendo o paciente no centro do cuidado. Dessa forma, a adesão do paciente ao tratamento é maior e todos as etapas da jornada são feitas no tempo correto, o que contribui para o melhor desfecho clínico.

Uma análise feita entre maio de 2019 e dezembro de 2020 comparou 71 pacientes (navegados e não navegados) com casos clinicamente semelhantes do Cento de Referência em Tumores Colorretais. O resultado mostrou que os pacientes acompanhados pelo enfermeiro navegador cumprem melhor os protocolos institucionais e são, consequentemente, melhor preparados para a cirurgia. Esses protocolos visam garantir que o paciente receba as orientações de exercícios pela fisioterapia e nutricionais na fase pré-operatória e, por isso, vão menos à UTI, reduzindo custos para toda a cadeia de saúde.

Outro ponto positivo verificado entre os pacientes navegados é a redução de faltas na fisioterapia e de complicações após o tratamento cirúrgico da retossigmoidectomia (retirada de uma parte do reto e do cólon sigmoide).

Atualmente, a navegação está disponível para casos complexos de pacientes dos centros de referência em tumores da mama, ginecológicos, cutâneos, de cabeça e pescoço, colorretais, aparelho digestivo alto, urológicos, do tórax e hematológicos. Para 2022, a previsão é que todos os centros de referência da Instituição contem com navegadores. 

Perfil de paciente navegado

O perfil do paciente navegado é uma decisão conjunta da equipe do programa de navegação com as lideranças médicas dos respectivos centros de referência. São analisados o tipo de tumor que será navegado, a quantidade e a complexidade das etapas de diagnóstico, estadiamento e tratamento que precisam de maior esforço para a coordenação da jornada e otimização para o paciente. 

Cada centro de referência tem perfis específicos para os pacientes que são navegados. Conheça os critérios de elegibilidade para o programa de navegação:

  • CR em Tumores Cutâneos: são navegados os pacientes com melanoma invasivo e tumores raros.
  • CR em Tumores Ginecológicos: pacientes com alta suspeita de tumores ginecológicos e cânceres confirmados de sítio ginecológico.
  • CR de Tumores da Mama: pacientes com alta suspeita de câncer (exames com resultado birads 5) ou pacientes com diagnósticos de câncer confirmado.
  • CR em Tumores de Cabeça e Pescoço: são navegados pacientes com cânceres invasivos de sítio anatômico de cabeça e pescoço e, para os pacientes com câncer de tireoide, apenas aqueles do subtipo anaplásico.
  • CR em Tumores Colorretais: todos os paciente com alta suspeita ou com câncer confirmado de sítio anatômico colorretal.
  • CR em Tumores Urológicos: pacientes com câncer de próstata confirmado; com alta suspeita ou com câncer confirmado de adrenal, pênis, testículo, bexiga, trato urinário alto; pacientes com câncer de rim metastático.
  • CR em Tumores do Pulmão e Tórax: pacientes com alta suspeita ou que tenham diagnóstico confirmado de câncer de origem no sítio anatômico do pulmão e tórax.
  • CR em Tumores do Aparelho Digestivo Alto: pacientes com alta suspeita ou que tenham diagnóstico confirmado de câncer de origem no sítio anatômico do aparelho digestivo alto.
  • CR em Tumores Hematológicos: pacientes que serão submetidos ao tratamento de transplante de medula óssea.

O enfermeiro navegador e a redução da ansiedade

Cerca de 5.000 pacientes foram navegados desde o início do programa, em 2017. 

Uma pesquisa* de satisfação aplicada às pacientes com câncer de mama mostrou que 91% se sentiram acolhidas pela equipe de navegação; 87% relataram terem sentido aumento da segurança e 82% reportaram percepção na redução na ansiedade.

Durante o tratamento, os navegadores trabalham como uma fonte qualificada para orientar todos os aspectos relativos à doença. Embora existam muitas informações disponíveis, este elo com o enfermeiro transmite segurança e desmistifica a doença.

Para saber mais sobre o programa de navegação do A.C.Camargo, clique aqui.

 

Fontes: *Lopes, ASS. Aplicação da percepção de satisfação das pacientes acompanhadas pelas enfermeiras navegadoras em um centro oncológico de referência. Monografia de Conclusão do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia na área de Enfermagem da Fundação Antônio Prudente, 2019.
Camila Forni Antunes, supervisora de operações dos Centros de Referência e Programa de Navegação.
Paola Borghi Fernandes, enfermeira navegadora.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Novo grupo de pesquisa: Imuno-Oncologia Translacional
O grupo vai atuar na busca por respostas para um dos principais desafios dos cientistas que trabalham com a pesquisa do câncer. Nos últimos 20 anos, desenvolvemos uma forte atuação na pesquisa científica translacional em oncologia, com foco em genômica, patologia molecular e biologia molecular...
Outubro Rosa: cuidados aos 40 e aos 50 anos
A luta contra o câncer é uma causa da humanidade e o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso no tratamento. Não deixe para depois: a hora de fazer seus exames pode ser agora O Outubro Rosa está aí, mas você tem de se...
Novembro Azul: uma seleção de conteúdos para você saber tudo sobre tumores urológicos (e se prevenir)
Novembro Azul, o mês de conscientização para a saúde masculina. Uma campanha que reafirma a importância de focar a atenção nos tumores urológicos. O assunto não se resume ao câncer de próstata, embora ele seja o primeiro mais comum para os homens (exceto câncer de...
Câncer de mama: inclusão de novos protocolos e perspectivas para o futuro
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Trata-se do segundo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas dos recorrentes tumores de pele não melanoma. Por isso, este webinar organizado pelo pelo...
Equipe médica do A.C.Camargo participa de evento internacional sobre laringectomizados
Médicos do A.C.Camargo serão palestrantes no workshop on-line do Global Postlaryngectomy Rehabilitation, organizado pelo Instituto do Câncer da Holanda (Netherlands Cancer Institute), nos dias 6 e 7 de maio. O evento reúne médicos do mundo todo para debater técnicas e evidências clínicas mais recentes com...