O hábito de higienizar as mãos ajuda a evitar a transmissão de doenças
No dia 5 de maio, comemoramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos: uma das formas mais simples, baratas e eficazes para salvar vidas. A prática é tão importante que, além de ter uma data própria, é uma das bandeiras levantadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
No A.C.Camargo, nossa preocupação com a segurança do paciente é chancelada por instituições de acreditação, que certificam a qualidade do serviço que prestamos. Todos os nossos profissionais são foco constante de campanhas e treinamentos sobre a higienização das mãos, reforçando a importância deste ato, do uso do álcool gel e das técnicas corretas. Para observar a prática no cotidiano, temos auditorias da higiene de mãos em todas as áreas assistenciais.
Quando fazer a higienização de mãos
No nosso dia a dia, fora do ambiente hospitalar, as mãos também são transmissoras de vírus, bactérias e fungos. Por isso, é muito importante adotar o hábito de higienizá-las corretamente, principalmente:
• Antes do preparo de alimentos;
• Antes das refeições;
• Depois de usar o banheiro;
• Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;
• Depois de utilizar transporte público;
• Após espirrar ou tossir.
Higienizar as mãos nos momentos adequados ajuda a evitar a transmissão de doenças respiratórias (gripes e resfriados) e infecções do trato gastrointestinal (que causam vômitos e diarreia), por exemplo. Por isso, as mãos que preparam uma refeição com carinho para a família precisam ser higienizadas para não serem fontes de transmissão de doenças.
Mãos limpas salvam vidas e ajudam a evitar a disseminação de doenças. Adote este hábito no seu dia a dia, protegendo a você e a toda a sua família.