A nutrição é necessária, mas os alimentos trazem conforto e prazer

Publicado em: 31/03/2022 - 17:03:52
Linha Fina

No Dia da Saúde e da Nutrição, entenda como o Departamento de Nutrição do A.C.Camargo atua para trazer mais saúde para o paciente em todas as etapas do tratamento

Em 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e da Nutrição, data que destaca a importância da alimentação equilibrada e hábitos saudáveis para o dia a dia. No A.C.Camargo Cancer Center, o foco na saúde e na nutrição está em todas as etapas do tratamento oncológico. Confira abaixo como esse trabalho é desenvolvido pela equipe de nutrição.

Nutrição para prevenção

A prevenção do câncer é um dos pilares do A.C.Camargo, que atua de forma a educar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis

Em relação à dieta, a equipe de nutrição orienta sobre a importância de uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, grãos integrais e fontes de proteína magra, evitando alimentos processados (como embutidos, enlatados e congelados), ricos em sódio, açúcar e gordura. 

Após o diagnóstico oncológico

Muitas vezes, uma perda de peso inexplicável pode levar o paciente a procurar um médico e, este, é um dos sintomas comuns que podem indicar a presença de diversos tipos de câncer.

Essa perda de peso acontece devido à dificuldade na ingestão do alimento por causa da localização do tumor ou também pelos distúrbios metabólicos causados pela doença, levando o paciente a perder massa muscular. 

Como a perda de massa muscular é um dos pontos críticos para o paciente oncológico e pode afetar no resultado do tratamento, a equipe de nutrição do A.C.Camargo passa a atuar em diversos momentos, com o objetivo de garantir que o corpo do paciente esteja bem nutrido e preparado para passar por todas as etapas necessárias de forma mais tranquila.

Impactos de uma nutrição deficiente

Um paciente com baixa taxa de massa muscular precisa de atenção especial do mesmo modo que um paciente desnutrido, pois a quantidade de massa muscular vai impactar nos resultados de muitos tratamentos oncológicos.

Esses pacientes costumam apresentar maior toxicidade na quimioterapia e na radioterapia, passa mais tempo internado e tem mais chance de readmissão hospitalar depois de 30 dias de uma cirurgia. 

Um estudo norte-americano mostrou que a desnutrição e a perda de massa muscular aumenta o risco pós-operatório em três vezes e o risco de mortalidade por conta da cirurgia em cinco vezes. A taxa de readmissão hospitalar em até 30 dias aumenta duas vezes.

Com menos massa muscular, o paciente perde independência, não tem força para levantar e pode passar mais tempo acamado, o que aumenta o risco de ter lesão por pressão. A massa muscular mantém o equilíbrio do organismo e é a principal reserva de nutrientes, como carboidratos, proteínas e glicogênio (reserva de energia) para as células desenvolverem suas funções.

Outro ponto mostrado pelo mesmo estudo, é que a cada um dólar investido em terapia nutricional, o hospital economiza 52 dólares: o paciente bem nutrido fica menos tempo internado, apresenta menos complicações, diminui tempo de antibiótico e as chances de infecção.

Triagem nutricional

Durante algumas etapas do tratamento oncológico (como internação, cirurgia, quimioterapia e radioterapia), o paciente passa por uma triagem que indica se há ou não risco nutricional (como baixa ingestão alimentar, perda de peso e diagnóstico oncológico específico para alguns tumores).

Quando há risco nutricional, o profissional faz o detalhamento do consumo alimentar e avaliação da composição corporal do paciente para evitar a perda de massa muscular. Como consequência dessa perda, o paciente pode sentir mais os efeitos da toxicidade da radioterapia e da quimioterapia. Nesse caso, é necessário recalcular a dose da medicação de acordo com a composição corporal para não sobrecarregar o fígado e o rim durante a metabolização do quimioterápico.

Tanto para a quimioterapia quanto para a radioterapia, a equipe de nutricionistas orienta sobre os cuidados alimentares em casos de mucosite oral, diarreia, prisão de ventre e outros efeitos colaterais do tratamento. Também orientam sobre a segurança alimentar para evitar risco de contaminação, como a higienização correta de frutas e embalagens, consumo de carnes bem passadas, ovo com gema dura, entre outros.

Nutrição para o paciente cirúrgico

A equipe de nutrição do A.C.Camargo adota um protocolo de recuperação precoce do paciente cirúrgico com o objetivo de diminuir riscos de complicações, taxa de mortalidade e tempo de internação.

O cirurgião encaminha o paciente para uma pré-habilitação cirúrgica com acompanhamento de nutricionista e fisioterapeuta, quando necessário, que utilizam alimentação e exercícios para ajudar a reduzir complicações pós-operatórias.

A equipe de nutrição também adota técnicas de abreviação de jejum pré-operatório e imunonutrição, com oferta de fórmulas nutricionais específicas que atuam na resposta inflamatória e de cicatrização de feridas para casos específicos.

Diferenciais da nutrição do A.C.Camargo

Além de especializada em oncologia, a equipe de nutrição conta com profissionais específicos para cada centro de referência do A.C.Camargo. Isso significa, por exemplo, que uma paciente com câncer de mama vai encontrar sempre o mesmo nutricionista, que será focado no atendimento e nos protocolos para esse tipo de tumor e terá acesso mais fácil à equipe médica.

Com a divisão de profissionais por centro de referência, a equipe de nutrição também participa dos tumor boards, reunião de equipe especializada em um sítio tumoral para discussão de casos que buscam o melhor desfecho clínico para o paciente.
Outro diferencial da equipe de nutrição é o uso de tomografia computadorizada para avaliação corporal completa, a fim de trazer recomendações nutricionais mais eficazes para cada paciente.

O atendimento humanizado e o cuidado com o paciente são evidentes em cada gesto. Para os pacientes pediátricos, a apresentação lúdica dos pratos tenta trazer mais leveza para o dia a dia dos pequenos.

O cardápio diário dos pacientes internados contam com opções diárias de carne vermelha e branca, peixe, ovo e vegana. Mas, também é comum as customizações. Como por exemplo, um paciente nordestino passou a receber o seu amado cuscuz no café da manhã e outro paciente realizou o desejo de tomar o café da tarde em um espaço ao ar livre.

Além da adequação da dieta conforme costume e crenças do paciente, a equipe também prepara um bolinho para os aniversariantes do dia e aproveita datas especiais para variar o cardápio, como o Dia do Hambúrguer.

Muitas vezes, o paciente oncológico pode ficar enjoado e sem apetite por causa do tratamento. Por isso, esses pequenos cuidados são uma forma de ajudar o paciente a nutrir o corpo e também tornar a alimentação mais prazerosa.

 

Fonte: Thaís Manfrinato Miola, nutricionista e supervisora do Departamento de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }