O grupo vai atuar na busca por respostas para um dos principais desafios dos cientistas que trabalham com a pesquisa do câncer.
Nos últimos 20 anos, desenvolvemos uma forte atuação na pesquisa científica translacional em oncologia, com foco em genômica, patologia molecular e biologia molecular e celular. A sinergia entre a pesquisa básica e a prática clínica permitiu sermos protagonistas de inovações que contribuíram para a consolidação de protocolos de diagnóstico e tratamento mais eficazes contra o câncer. Como parte dessa estratégia, esse novo grupo de Imuno-Oncologia Translacional foi incorporado a nossa área de pesquisa.
O grupo vai atuar na busca por respostas para um dos principais desafios dos cientistas que trabalham com a pesquisa do câncer: descobrir novas alternativas individualizadas de tratamento para incentivar o sistema de defesa do corpo humano a destruir as células tumorais, com efeitos colaterais reduzidos.
Passa a integrar nosso time o Prof. Kenneth Gollob, na posição de Pesquisador líder do grupo de Imuno-Oncologia Translacional da área de pesquisa. Kenneth Gollob é biomédico, Ph.D. em Imunologia pela University Of Colorado Medical Center e pós-doutorado pelo DNAX Research Institute e pela Stanford University School of Medicine, nos Estados Unidos. Tem mais de 20 anos de experiência na área. No Brasil, passou pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Grupo Santa Casa de Belo Horizonte e Instituto Mário Penna.
Também passa a compor o grupo o Dr. Vladmir Cordeiro de Lima, oncologista clínico do nosso Departamento de Oncologia Clínica, há 15 anos no A.C.Camargo. O Dr. Vladmir fez residência médica e doutorado aqui na Instituição e tem larga experiência em imunologia, com estudos que buscam a interação entre a resposta inflamatória e imune com o tumor e sua aplicação como biomarcador em cânceres de mama, pulmão e mesotelioma pleural, áreas nas quais realiza ensaios clínicos para o tratamento de pacientes da oncologia clínica, além dos linfomas.
O Dr. Vladmir dedicará parte do seu tempo à pesquisa translacional, em parceria com o Prof. Kenneth Gollob, direcionando e colaborando com sua experiência na atividade clínica. Novos pesquisadores deverão se associar ao grupo ainda este ano.