Novo Coronavírus e câncer infantil: conheça os cuidados necessários para os pequenos

Publicado em: 20/04/2020 - 09:04:27
Prevenção
Tratamento
Epidemiologia
Tumores Pediátricos

A Covid-19 pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves em crianças, mas nem por isso elas devem se descuidar

O novo Coronavírus inspira cuidados também com as crianças. A pandemia do novo Coronavírus mudou a rotina de muitas famílias e, em muitos casos, intensificou a higienização das mãos. O isolamento social virou palavra de ordem. Mas e os pequenos no meio disso tudo?

Segundo um estudo divulgado na revista científica The Lancet, as crianças são menos afetadas pela Covid-19. Elas costumam não apresentar sintomas e raramente adoecem pelo vírus. São grandes, porém, os vetores da doença, por isso elas devem estar em isolamento social e ter hábitos frequentes de higiene.


Novo Coronavírus e câncer

As crianças, em especial aquelas que fazem tratamento oncológico, precisam tomar alguns cuidados contra o novo vírus.

"O tratamento contra o câncer em crianças e adolescentes requer, na maior parte dos casos, o uso de quimioterapia agressiva, algo que os deixa com a imunidade comprometida e suscetíveis a doenças infecciosas, incluindo a Covid-19", explica a Dra. Cecília Maria Lima da Costa, head de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center.

"A Covid-19 é uma doença nova. Ainda estamos estudando as reações no organismo das crianças, em tratamento oncológico ou não. Mas nem por isso devemos descuidar das orientações contra o vírus", afirma.

Independentemente da pandemia, as crianças em tratamento quimioterápico já seguiam orientações semelhantes contra o novo Coronavírus: evitar aglomerações, intensificar medidas de higiene (lavar as mãos cuidadosamente por 20 segundos), evitar beijos, abraços e aglomerações.

Essas orientações também valem para crianças que terminaram o tratamento oncológico há até seis meses, pois ainda são consideradas imunodepressoras.


Precisa interromper o tratamento?

As crianças diagnosticadas com câncer e em tratamento quimioterápico não devem parar a medicação.

"É necessário analisar caso a caso. Dependendo da fase do tratamento e da gravidade da doença, podemos reduzir a dose da medicação e, com isso, diminuir a imunodepressão", explica a Dra. Cecília. “Mas isso não é regra”, acrescenta.

Por isso é importante manter um canal direto com o médico da criança para avaliar qual é o melhor cenário.

Outra dica é tomar a vacina contra a gripe, disponível nos postos de saúde do SUS e na rede particular. "As crianças em tratamento oncológico são consideradas um grupo de risco e devem tomar a vacina. É importante lembrar que ela não protege contra a Covid-19 e não causa riscos ao paciente", diz a doutora.


Crianças em casa

Durante o isolamento social, muitas famílias passam a conviver muito mais próximas. A boa relação ajuda a distrair a cabeça da criança e a inserir novos hábitos de higiene.

"O ideal é estabelecer uma rotina para as crianças, inclusive para que entendam que não estão de férias e que cada pessoa precisa fazer sua parte para passar por esse momento difícil”, afirma a Dra. Cecília.

As crianças devem ter horários para acordar e dormir, assistir à televisão, estudar e ajudar nas tarefas em casa. “É importante notar que as crianças, mesmo as pequenas, conseguem entender o que está acontecendo, logicamente com a percepção infantil, mas que reflete a realidade”, analisa a médica.

O momento também é oportuno para criar laços mais estreitos de carinho. Essa é a hora de aproveitar para fazer atividades em casa e cozinhar juntos, como fazer um bolo e comer com todos à mesa, por exemplo.

“Isso ajudará bastante as crianças no enfrentamento do distanciamento da escola e será, também, uma boa distração para os pais”, explica.

“É possível aproveitar as chamadas em vídeo para conversar com amigos e familiares, para manter o contato e aumentar a conexão emocional entre eles”, encerra a Dra. Cecília Maria Lima da Costa.

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus:
- A Covid-19 e o transplante de medula óssea

- Atividade física em tempos de isolamento social

- Dicas para a proteção ao usar o transporte público

- Vídeo: como manter sua saúde mental

- Recomendações para quem se curou de um câncer

- Um glossário com 22 termos para você conhecer

- A imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Prebiótico x probiótico: saiba a diferença e por que são importantes para a saúde
Componentes ajudam na prevenção de tumores colorretais Nos últimos anos, duas palavras ganharam destaque na mídia e na internet quando o assunto é nutrição: os prebióticos e os probióticos. À primeira vista, pode parecer mais um modismo alimentar, porém o assunto vai além disso: eles...
Podcast Rádio Cancer Center #33 - Tudo sobre protetor solar e vitamina D para proteger sua pele
Vitamina D e protetor solar são um dos principais assuntos que as pessoas querem saber, seja no consultório ou nas redes sociais. Algo importante, já que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de...
Genômica: no A.C.Camargo, você descobre antes se há risco de câncer – e o previne
Genômica: estima-se que de 5% a 10% dos tumores malignos sejam de origem hereditária. Parece pouco, mas trata-se de uma grande parcela da população mundial. É aí que entra a genômica, que verifica diretamente no DNA se a pessoa tem um risco aumentado de câncer...
Coronavírus e os cuidados necessários com a traqueostomia
Pacientes traqueostomizados devem manter algumas precauções específicas Com a pandemia do novo Coronavírus, o paciente traqueostomizado precisa de cuidados que vão além daqueles de rotina. Quando um paciente tem um câncer que dificulta a passagem de ar para os pulmões, como um tumor na garganta...
A.C.Camargo oferece visita guiada à radioterapia para desmistificar o tratamento
No Radiotour, pacientes e acompanhantes esclarecem dúvidas sobre a terapia e conhecem as etapas do tratamento No A.C.Camargo, praticamos a empatia em tudo o que fazemos. Pensando nisso, para trazer mais tranquilidade e conforto para o paciente, foi criado o Radiotour, uma visita guiada pela...