Para oferecer mais segurança aos pacientes e impedir que os tratamentos oncológicos sejam interrompidos, um conjunto de iniciativas foi proposto pelo A.C.Camargo Cancer Center. Essas iniciativas compõem o Fluxo Oncológico Protegido. Uma das iniciativas é o controle do número de pessoas que circulam nas unidades. Com base neste cuidado, foi definido que:
Pacientes com suspeita de terem contraído a Covid-19 ou que foram diagnosticados com a doença são direcionados para áreas específicas e isoladas, evitando qualquer contato com pacientes que não apresentam sintomas da doença.
Além dessa separação, foi estabelecida nova política para acompanhantes:
- Os pacientes poderão ser internados com apenas um acompanhante. Após a realização da internação, será verificada a real necessidade da permanência do acompanhante no leito por meio de avaliação de critérios clínicos sinalizados, pela equipe de enfermagem. Caso constatado não ser estritamente necessária a permanência do acompanhante, o mesmo receberá a orientação para deixar o quarto em até 1h.
- O acompanhante que ficar na Instituição deve ser orientado a permanecer dentro do quarto (com uma troca a cada 24h, exceto na Unidade de Onco hematologia / TMO, onde não é permitida troca de acompanhantes), manter máscara cirúrgica durante a sua estada no hospital e ser submetido ao questionário de sintomas e à medida de temperatura diariamente. As exceções devem ser discutidas com a equipe de enfermagem.
- Os pacientes internados serão avaliados diariamente para verificar a necessidade da presença do seu acompanhante.
- A equipe de enfermagem será a responsável por recorrentes avaliações para aferir mudanças nos quadros de cada paciente internado.
Essa diretriz tem o objetivo de restringir o fluxo de pessoas que circulam na Instituição e, assim, oferecer mais segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais.