Homem com celular na mão, olhando a tela do aplicativo de monitoramento remoto

Nossos pacientes da imunoterapia podem contar com monitoramento remoto

 
Publicado em: 08/02/2021 - 09:02:20
Linha Fina

Por meio de um aplicativo, os pacientes são monitorados de forma a evitar o agravamento do quadro clínico de sintomas, oferecendo um canal de comunicação rápida e ágil com a Instituição
 

No A.C.Camargo Cancer Center, o acompanhamento de pacientes em imunoterapia, feito por telefone desde abril de 2018, foi aprimorado com a introdução de um aplicativo de monitoramento remoto de sintomas.

O desenvolvimento do aplicativo teve início em fevereiro de 2020, com a revisão do fluxo de identificação precoce de sintomas desenvolvido pelo Dr. Milton Barros, líder médico do Centro de Imunoterapia. O desenvolvimento integrou times assistenciais, de inovação, experiência do paciente, pesquisadores e tecnologia da informação.

A implantação do aplicativo começou em outubro de 2020, após meses de testes com a equipe assistencial e um grupo de 15 pacientes para garantir a segurança da transição e identificar oportunidades de melhoria. Atualmente, cotamos com 160 pacientes de imunoterapia utilizando o aplicativo.

"É uma forma efetiva de acompanhamento dos sintomas relacionados a imunoterapia por equipe especializada, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro e contribuindo para o sucesso do tratamento. É uma ferramenta de acolhimento aos pacientes, que permite o contato direto com os enfermeiros da imunoterapia" relata Patricia Carla, enfermeira e participante do time de desenvolvimento do projeto. 

No aplicativo, o paciente é estimulado a reportar sintomas semanalmente ou sempre que identificar algum que comprometa as atividades diárias e seja incapaz de tolerar até a próxima consulta médica. O fluxo de perguntas do aplicativo segue um estilo de linguagem conversacional, reduzindo o incômodo no preenchimento de longos questionários. Se não estiver disposto a responder as perguntas, o paciente também tem a opção de solicitar uma ligação. 

Depois de respondidas todas as perguntas, o aplicativo analisa os sintomas por meio de algoritmos e gera um resultado que pode ser desde a orientação para que o paciente aguarde a próxima consulta até a emissão de alertas.

No amarelo, o paciente é orientado a acompanhar os sintomas no período de 24 horas e receberá a ligação de um enfermeiro. No alerta vermelho, no qual são identificados sinais evidentes de deterioração clínica, como falta de ar e temperatura acima de 37,8° C, o paciente é orientado a seguir imediatamente para a emergência. Nestes casos, o enfermeiro monitora se o paciente compareceu ao pronto atendimento e qual foi o desfecho.

O monitoramento remoto e os benefícios para o paciente

Graziela Escobar, gerente sênior de operações e líder operacional do projeto, explica que o aplicativo trouxe resultados imediatos para a experiência do paciente da imunoterapia, como a percepção de cuidado integrado entre os profissionais, melhor comunicação com enfermeiros, informações relevantes ao paciente e cuidador sobre os sintomas relacionados ao tratamento, engajamento do paciente nas orientações de cuidado e segurança no monitoramento do tratamento e de gerenciamento da dor.

“O aplicativo também reforça a segurança no direcionamento para Emergência somente dos casos que requerem atendimento presencial, o que é um fator relevante neste cenário de pandemia”, explica Graziela.

Segundo Victor Sato, supervisor de inovação do A.C.Camargo, o próximo passo é expandir o monitoramento remoto para pacientes em tratamentos com quimioterapia, radioterapia e em período pré e pós-cirúrgico. “O aplicativo também é uma forma de se comunicar de forma rápida e ágil com a Instituição, o que proporcionou maior segurança e acolhimento para estes pacientes. Por isso, em breve, será expandido para todas as linhas de tratamento”, finaliza.

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