O A.C.Camargo Cancer Center foi a primeira instituição oncológica do país a receber, em 2012, a acreditação do Canadian Council on Health Services (CCHSA). Desde essa conquista, a Instituição trabalha constantemente pela melhoria da qualidade dos serviços oferecidos e aprimoramento da segurança ao paciente. No final de 2015, o A.C.Camargo obteve recertificação da Qmentum International, nível máximo Diamante, com validade para o período 2016-2018.
Além de se preocupar com as ações do dia a dia para cumprir e manter os padrões que garantem a certificação, o A.C.Camargo se mantém em processo contínuo de melhoria.
Para isso, em cada uma dessas etapas é avaliada uma lista de padrões indicados pela metodologia – os chamados ROPs (Required Organizational Pratices ou Práticas Organizacionais Exigidas). Entre eles, por exemplo, a higiene das mãos é um importante processo para prevenção de infecção hospitalar. Identificação do paciente e transferência de informações são outros exemplos de práticas que devem ser rigorosamente seguidas, visando à segurança do paciente, base da metodologia.
"Para saber se o A.C.Camargo está no caminho certo, se conseguirá cumprir os padrões exigidos e se está apto a encarar novos ROPs, auditores externos fazem visitas periódicas à Instituição", informa Maria Lucia França de Lima, da Gerência de Qualidade do A.C.Camargo.