Médico residente do A.C.Camargo conquista premiação na European Society for Medical Oncology (ESMO)

Publicado em: 29/04/2019 - 18:04:28

Caso clínico apresentado pelo futuro oncologista, Rodrigo Taboada, conquistou o quinto lugar entre 80 inscritos

Um caso clínico do A.C.Camargo Cancer Center liderado pelo Dr. Marcelo Corassa e pelo residente de oncologia clínica, Dr. Rodrigo Taboada, foi escolhido um dos cinco melhores cases pela European Society for Medical Oncology (ESMO) durante o Masterclass in Clinical Oncology (3 -7 abril, Lima, Peru). 

O Masterclass América Latina é um evento organizado pela ESMO que reúne, anualmente, renomados oncologistas da entidade e oncologistas recém-formados da região. Para participar, o médico tem que enviar uma apresentação com um caso clínico, que será avaliado numa pré-seleção por uma comissão julgadora. 

Mesmo sendo um evento para oncologistas em início de carreira, o A.C.Camargo marca presença com médicos residentes do terceiro ano. Nesta edição, quatro futuros oncologistas clínicos foram selecionados: além de Rodrigo Taboada, Natasha Pandolfi, Fernanda Alves e Augusto Canguçu. 

Os quatro residentes tiveram todos os custos pagos pela ESMO para participarem de cinco dias intensos de aprofundamento técnico em Oncologia Clínica. “Ficamos surpresos com a qualidade dos palestrantes e da organização. Foi uma oportunidade única para interagirmos com colegas da América Latina, com suas respectivas dificuldades e soluções para o tratamento oncológico”, conta o residente Rodrigo Taboada. 

Ao final do evento foram eleitas as cinco melhores apresentações dentre os 80 inscritos. Dos cinco primeiros, os únicos representantes do Brasil foram o Dr. Rodrigo e o Dr. Carlos Stecca, que formou-se em Oncologia Clínica pelo A.C.Camargo há um ano. 

O case clínico apresentado por Rodrigo mostrou a consolidação do modelo cancer center com total foco do paciente. O relato clínico abordou um paciente com câncer de pulmão, que foi submetido a diversas terapias como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. “O emprenho da equipe multidisciplinar foi muito importante. Para este paciente, realizamos três sessões de tumor boards, que são reuniões multidisciplinares com diversos especialistas para discutir a melhor conduta terapêutica para casos complexos de câncer”, conta Dr. Rodrigo. 

Para o paciente, os tumor boards possuem inúmeros benefícios como rapidez na condução do tratamento, clareza na decisão a ser tomada e segurança. O paciente sabe que seu caso foi avaliado por um grupo de profissionais que, com base em evidências científicas, está recomendando a melhor opção de cuidados.

Para saber mais sobre Tumor Boards, clique aqui

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...