Imunoterapia para o câncer colorretal metastático Pular para o conteúdo principal

Imunoterapia para o câncer colorretal metastático

 
Publicado em:

Imunoterapia para o câncer colorretal metastático

Publicado em:

Por Celso Abdon Lopes de Mello, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

O estudo mais aguardado desta ASCO foi o Keynote-177, pois a imunoterapia é usada para diversos tumores atualmente. 

Para os pacientes com câncer colorretal, a imunoterapia é aprovada apenas para os pacientes que têm uma característica, que é a instabilidade de microssatélites, e que já receberam tratamento prévio com a quimioterapia convencional. 

A instabilidade de microssatélites está presente em apenas 5% dos pacientes com metástases. 

Este estudo comparou a imunoterapia com Pembrolizumabe versus a quimioterapia convencional para pacientes que iriam iniciar o tratamento de primeira linha e cujo tumor apresentava instabilidade de microssatélite. 

O resultado foi que os pacientes que receberam imunoterapia tiveram um aumento significativo no tempo para progressão da doença, além de elevação na taxa de resposta tumoral. 

O mais surpreendente foi que, nos pacientes que apresentavam redução tumoral, a duração dessa resposta foi bastante prolongada em comparação com a quimioterapia. 

Em resumo, este estudo deve mudar em breve a prática e colocar a imunoterapia no tratamento inicial do paciente com carcinoma colorretal metastático com instabilidade de microssatélite. 

Celso Abdon Lopes de Mello e o câncer colorretal

Saiba mais:
- Acompanhe aqui o melhor do ASCO Annual Meeting 2020

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro chamado linfa, que contém...
Conheça os vencedores do 3º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida
É com muito orgulho que o A.C.Camargo Cancer Center e a família José Ermírio de Moraes Neto anunciam os vencedores do 3º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes: Inovações pela Vida.
Cuidados paliativos: 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves
O Instituto Ana Michelle Soares e o A.C.Camargo Cancer Center convidam para debater cuidados paliativos no 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves. O fórum contará com uma série de rodadas de conversas com pacientes, familiares e...