Imunoterapia, a ciência que faz diferença

Publicado em: 26/11/2019 - 17:11:22
Pesquisa
Tratamento
Imunoterapia
Tumores Cutâneos

Assista ao vídeo e entenda como funciona essa nova classe de medicamentos

A Imunoterapia é considerada um dos principais avanços no tratamento do câncer dos últimos anos. Ela estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com medicamentos que modificam a resposta imunológica. As maneiras mais comuns de administrar os medicamentos são: intravenosa (administrado diretamente na veia) e subcutânea (por injeção no tecido subcutâneo).

A Imunoterapia age de forma distinta das quimioterapias e das terapias-alvo moleculares. Enquanto essas últimas baseiam-se em atacar as células tumorais diretamente, a Imunoterapia auxilia o próprio sistema imunológico do paciente a identificar e combater o câncer, mas ela não se aplica a todos os casos. 

Hoje, no Brasil, existem medicamentos imunoterápicos aprovados para os cânceres de pulmão, rim, bexiga, estômago, cabeça e pescoço, melanoma e alguns subtipos de cânceres de mama e pele (carcinoma de células de merkel e carcinoma escamoso de pele). A indicação tem relação com o tipo de tumor e o momento do tratamento em que o paciente se encontra. 


Centro de Imunoterapia

O A.C.Camargo Cancer Center possui um Centro de Imunoterapia que conta com uma equipe multiprofissional que inclui oncologistas clínicos, patologistas, radiologistas, radioterapeutas, pneumologistas, dermatologistas, endocrinologistas, intensivistas e médicos em atendimento de emergência, além de enfermeiros dedicados, responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes.

Boa parte desses profissionais especializados já tem experiência com o tratamento em Imunoterapia graças aos sete anos de trabalho com testes clínicos realizados pela Instituição.


Integração com pesquisa no Grupo de Imuno-Oncologia Translacional

Alguns pacientes respondem muito bem à Imunoterapia, e outros, não. Para aprofundar o conhecimento sobre alternativas individualizadas de tratamento que incentivam o sistema de defesa do corpo humano a destruir as células tumorais, o A.C.Camargo Cancer Center criou o Grupo de Pesquisa em Imuno-Oncologia Translacional. 

Essa área utiliza um Citômetro de Fluxo de última geração – a Instituição é a primeira na América Latina a ter esse equipamento, um citômetro digital de 50 parâmetros, com separador de células capaz de purificar populações e também células individuais. É a mesma tecnologia usada em centros como o MD Anderson, no Texas, e no Centro de Imunotecnologia do National Institute of Health.

Isso faz do A.C.Camargo Cancer Center um Centro Internacional de Excelência em Citometria de Fluxo, cujo uso é integrado entre as linhas de assistência, pesquisa e ensino.

Veja este vídeo da série Ciência que faz Diferença e entenda melhor como funciona a Imunoterapia no A.C.Camargo Cancer Center:

Mais sobre a série Ciência que faz Diferença:
- Biobanco
- Genômica

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Médico residente do A.C.Camargo conquista premiação na European Society for Medical Oncology (ESMO)
Caso clínico apresentado pelo futuro oncologista, Rodrigo Taboada, conquistou o quinto lugar entre 80 inscritos Um caso clínico do A.C.Camargo Cancer Center liderado pelo Dr. Marcelo Corassa e pelo residente de oncologia clínica, Dr. Rodrigo Taboada, foi escolhido um dos cinco melhores cases pela European...
A.C.Camargo fornece tecnologia e treinamento para impulsionar pesquisa do câncer no Uruguai
Em um acordo inédito firmado em dezembro durante solenidade promovida pelo Instituto Nacional del Cáncer, em Montevidéu, o A.C.Camargo Cancer Center, instituição paulista que é referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, vai compartilhar com instituições governamentais uruguaias o seu conhecimento e...
Covid-19: como a quarentena influencia nosso sono
Ter sonhos vívidos ou dormir de forma intermitente durante a noite costumam ser características que ocorrem em momentos de estresse, como a pandemia do novo Coronavírus Covid-19 e nossa relação com o sono. Durante o isolamento social, muitas pessoas dizem enfrentar uma noite de sono...
Impressão de tecidos ósseos em 3D é destaque do Next Frontiers em Tumores de Músculos Esqueléticos
Discussões de casos complexos e perspectivas futuras para sarcomas de partes moles são algumas das discussões do painel Impressão de tecidos ósseos em 3D: uma inovação que dentro de poucos anos poderá se tornar realidade para pacientes que precisaram remover tumores em ossos e necessitam...
Médicos do A.C.Camargo Cancer Center debatem tumores iniciais de pulmão na Semana Brasileira da Oncologia
A mesa teve o seguinte tema: Quando e como Abordar o Mediastino Por Helano Freitas, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center O Dr. Jefferson Gross, head do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, e o Dr. Felipe D'Almeida, da Anatomia Patológica, integraram, no módulo...