A importância da integração entre cirurgia e medicina translacional
A importância da integração entre cirurgia e medicina translacional
Líder do centro de referência em tumores de mama abordou a importância entre centro cirúrgico e laboratório.
Líder do centro de referência em tumores de mama abordou a importância entre centro cirúrgico e laboratório.
Discutir a necessidade do trabalho conjunto entre diferentes áreas da medicina foi um dos temas abordados pela líder do Centro de Referência de Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Fabiana Makdissi, durante o primeiro dia de conteúdo do Next Frontiers to Cure Cancer, maior congresso sobre oncologia da América Latina e promovido pelo A.C.Camargo.
Com uma programação robusta o painel sobre mama abordou uma série de temas que contemplaram desde a inovação em medicina diagnóstica com uso de inteligência artificial até essa questão sobre a importância do trabalho conjunto entre cirurgia e medicina translacional.
Em sua palestra, a Dra. Fabiana abordou essa necessidade da parceria entre cirurgiões com a medicina translacional.
“A medicina translacional é a conexão de ida e volta de uma medicina de bancada, de pesquisa, que torna a qualidade do tratamento possível quando se adquirem novos marcadores para uso de tratamento, e quem faz todo esse cuidado, e busca das amostras para que os pesquisadores trabalhem são os cirurgiões. Portanto, normalmente, o cirurgião não está envolvido em pesquisa clínica mas deveria estar cada vez mais”, conclui a Dra. Fabiena.
A medicina translacional é a conexão de ida e volta de uma medicina de bancada, de pesquisa, que torna a qualidade do tratamento possível
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.