GAP 2016: Especialistas de todo o mundo se reúnem em São Paulo e Barretos para debater assuntos relacionados ao câncer

Publicado em: 07/04/2016 - 21:04:00

Em 2016, o Global Academic Programs (GAP) acontecerá pela primeira vez no Brasil, em São Paulo e em Barretos (SP), entre os dias 24 e 28 de abril. Criado pelo MD Anderson Cancer Center, esse congresso mundial, voltado a profissionais de saúde, aborda temas relacionados à pesquisa e à educação em oncologia, com o objetivo de reduzir o impacto do câncer em todo o mundo.
 
A.C.Camargo Cancer Center, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital de Câncer de Barretos, centros considerados Sisters Institutions do MD Anderson, são os organizadores da edição brasileira, que traz o tema "Diversidade, Inovação, Humanização e Integração". 
 
Essa iniciativa reforça o posicionamento do A.C.Camargo como um Centro Integrado para prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer em âmbito internacional e sua contribuição para a formação de profissionais, disseminação de conhecimento sobre oncologia e inovação no setor.

A realização do GAP 2016 no país é um reconhecimento do atual cenário da produção científica brasileira, de acordo com Dra. Vilma Regina Martins, superintendente de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo. "O mérito está em reunir renomadas instituições de todo o mundo voltadas para a oncologia, com nível de Excelência. No âmbito da pesquisa, temos projetos de alta relevância que são patrocinados por essas instituições e com importante suporte de agências de fomento estaduais, como FAPESP, e federais, como CNPq, CAPES e FINEP, o que nos faz avançar em ciência translacional, diminuindo o abismo entre a ciência básica e a ciência aplicada".

PROGRAMAÇÃO

Entre os principais assuntos a serem abordados, a cirurgia robótica será o mote em duas plenárias moderadas pelo A.C.Camargo: uma com foco em câncer de próstata, com o chefe do Núcleo de Urologia, Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, e outra com foco em tumores de cabeça e pescoço, com o diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço, Dr. Luiz Paulo Kowalski. 

Outras importantes plenárias serão dedicadas ao papel das amostras de tumores para o desenvolvimento de pesquisas, com moderação do patologista e coordenador do Biobanco do A.C.Camargo, Antônio Hugo Fróes Campos; às biópsias líquidas e ao microambiente tumoral, com moderação da superintendente de Ensino e Pesquisa, Vilma Regina Martins.

Outros painéis também trarão como moderadores especialistas do A.C.Camargo, casos do cirurgião oncológico e vice-presidente, Dr. Ademar Lopes (painel sobre sarcomas e tumores de partes moles); do cirurgião oncológico e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax, Dr. Jefferson Luiz Gross (câncer de pulmão); do cirurgião oncológico e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal, Dr. Felipe Coimbra (tumores gastrointestinais e câncer hepatobiliar); da médica geneticista e diretora de Oncogenética, Dra. Maria Isabel Achatz (tumores hereditários); do cientista e coordenador do Laboratório de Genômica Médica, Dr. Emmanuel Dias-Neto (banco de dados e privacidade do paciente); da psiquiatra e diretora do Núcleo de Psicologia/Psiquiatria, Dra. Maria Teresa Lourenço (sobrevivência e suporte psicológico para pacientes e familiares); da epidemiologista e coordenadora do Grupo de Epidemiologia, Dra. Maria Paula Curado (ciência populacional e epidemiologia do câncer); da cientista e coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular, Dra. Dirce Maria Carraro (medicina personalizada e genética); do patologista e diretor do Departamento de Anatomia Patológica, Dr. Fernando Augusto Soares (novos marcadores em patologia molecular); do radio-oncologista e diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem, Dr. Rubens Chojniak (diagnóstico por imagem); e do cirurgião oncológico e coordenador do Programa de Prevenção do Câncer, Dr. Thiago Celestino Chulam (prevenção do câncer e diagnóstico precoce). 
 
Acesse a programação completa e mais informações no site oficial.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...