Doutor Fernando Gentil, branco, calvo e de óculos

Fernando Gentil, um pioneiro em cirurgia oncológica

Publicado em: 18/01/2021 - 09:01:29
Linha Fina

Conheça o legado deste visionário no combate ao câncer 

O cirurgião Fernando Campello Gentil (1921-1989), que hoje empresta seu nome a um de nossos ambulatórios, teve papel muito relevante na Cirurgia Oncológica no A.C.Camargo e no Brasil. 

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez Residência Médica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC) de Nova York, onde também foi médico assistente. 

Retornou ao Brasil no final da década de 1950 e, após rápida passagem pelo Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, veio para o A.C.Camargo a convite de Prudente. 

Com sólida formação em Cirurgia Oncológica, Gentil foi um dos primeiros brasileiros a receber treinamento formal nessa área de atuação sob a forma de Residência Médica. Trouxe do MSKCC para o A.C.Camargo e para o Brasil procedimentos cirúrgicos arrojados para o tratamento do câncer nos diversos compartimentos anatômicos. 

Também foi pioneiro ao introduzir no país uma cirurgia conservadora para o tratamento do câncer de mama no início da década de 1970, quando a mastectomia radical idealizada por Halsted, no final do século 19, era considerada padrão ouro. 

Recebeu duras críticas por essa conduta, de eminentes figuras da mastologia, que um pouco mais tarde passaram a adotá-la, inclusive de maneira mais conservadora. 

Ao falecer, em 1989, tinha mais de 400 casos de câncer de mama tratados conservadoramente. 

O primeiro caso em que esse procedimento foi aplicado, batizado como “Cirurgia de Gentil”, está publicado no Journal of Surgical Oncology, 14:173-93 (1980). 

Gentil dedicou a vida profissional ao seu consultório e ao A.C.Camargo, onde operava praticamente todos os seus pacientes – dentre eles, figuras ilustres da sociedade paulistana e brasileira. 

Um homem que deixou um grande legado.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }