Estudo sugere reduzir tempo de quimioterapia para pacientes de baixo risco de recidiva de câncer de cólon

Publicado em: 12/04/2017 - 21:04:00

Um novo estudo comparou a eficácia de 3 meses de quimioterapia em vez dos 6 meses atuais para pacientes de câncer de colón em estágio III. E isso pode mudar a forma de tratamento para um subgrupo considerável de pessoas. 

A pesquisa reviu dados de outros seis estudos realizados em 12 países e que envolviam mais de 12.800 pacientes e concluiu que 3 meses de quimioterapia após a cirurgia são quase tão eficientes quanto 6 meses, com a vantagem de que pacientes sofrem bem menos efeitos neurotóxicos e definitivos após o tratamento.

A mudança pode impactar cerca de 400 mil pacientes em todo o mundo.

Os dados não são estatisticamente significativos para alterar imediatamente o padrão de tratamento para todos os pacientes, mas são suficientes para alterar o protocolo de quimioterapia para aqueles com menor risco de recidiva – o que, segundo os autores, impacta cerca de 400 mil pacientes em todo o mundo.

Os resultados

A diferença na proporção de pacientes sem recaída após 3 anos foi pequena: 74,6% para o esquema com 3 meses x 75,5% para o esquema com 6 meses.

Entre pacientes com baixo risco de recidiva (60% do total), os resultados foram mais expressivos: 83,1% de sobrevida sem recaída para os que fizeram quimioterapia por 3 meses x 83,3% entre os que seguiram por 6 meses.

"É bem provável que, para esses pacientes com baixo risco de recidiva, esse regime de 3 meses de quimioterapia se torne um novo padrão", afirmou Dr. Axel Grothey, da Mayo Clinic, em Rochester, principal autor do estudo. "Já os pacientes de maior risco devem discutir essa possibilidade com seus médicos, levando em conta sua idade, preferências e sua capacidade de tolerar a quimioterapia", recomendou. "Além do risco de danos neurológicos, uma quimioterapia mais longa também significa mais efeitos colaterais, como diarreia e fadiga, maior número de consultas médicas e exames e mais tempo de afastamento da vida social e profissional", acrescentou.

De acordo com Dr. Samuel Aguiar Jr., nosso diretor do Departamento de Tumores Colorretais, que acompanhou tanto a apresentação do trabalho, como o debate que se seguiu, concorda com o autor. "Apesar de o esquema por 3 meses não ter atingido os critérios estatísticos para não inferioridade em comparação ao esquema de 6 meses, os resultados foram tão próximos que devemos discutir com pacientes os riscos e benefícios da extensão da quimioterapia por mais 3 meses, pensando na toxicidade. Para os pacientes de menor risco, o esquema de 3 meses já pode ser considerado como primeira opção", afirmou.

Fonte: <http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.2017.35.18_suppl.LBA1>.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...