Estudo realizado no A.C.Camargo é publicado na The Lancet Pular para o conteúdo principal

Estudo realizado no A.C.Camargo é publicado na The Lancet

 
Publicado em:

Estudo realizado no A.C.Camargo é publicado na The Lancet

Centro de pesquisas do A.C.Camargo foi o único brasileiro envolvido no estudo a conseguir atrair voluntárias com câncer de mama incurável para desenvolvimento de nova droga.
 

Publicado em:

Centro de pesquisas do A.C.Camargo foi o único brasileiro envolvido no estudo a conseguir atrair voluntárias com câncer de mama incurável para desenvolvimento de nova droga.
 

O médico oncologista do Centro de Referência de Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. João Paulo Lima dividiu, com outros profissionais no mundo, a autoria de um estudo clínico de fase 2 publicado na The Lancet, uma das mais importantes revistas científicas do mundo. 

Nos primeiros resultados apresentados, o medicamento estudado demonstrou uma atividade robusta nos pacientes e um promissor aumento nas taxas de sobrevida do câncer de mama metastático HER2 positivo que eram refratários ou resistentes, considerados incuráveis.

De acordo com o artigo publicado, o objetivo do estudo clínico de fase dois, denominado  DESTINY-Breast01, foi comparar a eficácia e a segurança do trastuzumabe deruxtecan - medicamento alvo do estudo -  com diversos tratamentos disponíveis no mercado e adotados pelos médicos em uma população de pacientes voluntários com câncer de mama.

Com mais de 20 anos de atuação, o centro de pesquisas do A.C.Camargo é reconhecido internacionalmente não só pela qualidade das informações oferecidas à comunidade científica, mas também por contar com alguns dos maiores especialistas em oncologia no Brasil e no mundo. 

A tradição de atuar na vanguarda do conhecimento levou o centro de pesquisa a ser procurado pelas farmacêuticas Daiichi Sankyo e AstraZeneca para a realização da pesquisa clínica junto com outros centros ao redor do mundo e reuniu pacientes voluntários tratados na instituição tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pelo sistema privado. As informações coletadas durante a pesquisa foram fundamentais para embasar tecnicamente o estudo e submetê-lo à aprovação das agências reguladoras brasileira e americana, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Food and Drug Administration (FDA).

A nova droga utiliza a tecnologia de “conjugado anticorpo-medicamento " (ADC, do inglês, antibody-drug conjugation). São anticorpos monoclonais (mAbs) que se ligam somente a alvos presentes em células cancerosas e estão combinados a quimioterapia altamente ativa e tóxica em doses convencionais e seguras, eliminando grande parte das células tumorais e preservando órgãos sadios dos efeitos colaterais. 
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Um símbolo da nossa coragem
Outro dia, numa consulta, o médico colocou um estetoscópio nos ouvidos e encostou o auscultador no meu peito. Para não dizer que tomei um susto, eu me surpreendi com o gesto. Há anos não via o tradicional aparelho em consultório...
Conheça o centro de imunização do A.C.Camargo
O centro de imunização do A.C.Camargo Cancer Center surgiu para ampliar ainda mais o cuidado ao paciente oncológico oferecido na instituição. O espaço disponibiliza com comodidade e agilidade as vacinas para pacientes, familiares e qualquer pessoa interessada no serviço de...
Câncer infantil se cura com ciência, alegria e carinho
A experiência do paciente de câncer, dele e de sua família, é bem difícil, não há como negar. Quem vive, sabe como a doença convulsiona as emoções, transtorna o cotidiano, impacta a vida. Já é duro passar por ela quando...
Dona Carmen, a nossa padroeira
Na semana que vem ele me alcança. Tem sido assim desde sempre, desde que nascemos naquele mesmo ano. Eu faço aniversário e, menos de dois meses depois, ele faz também. Na próxima semana, o A.C.Camargo completa os 71 de uma...
Triunfar é recomeçar, ensina a derrota
Nesses dias estou experimentando algo que não é raro, eu sei bem, mas é inédito para mim: a sensação de fracasso num procedimento médico. Não é caso de entrar em detalhes, mas fiz uma cirurgia para corrigir um problema, com...