Trabalho, que inovou ao relacionar microrganismos ao câncer colorretal, já havia garantido o Prêmio ICESP
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concedeu o prestigioso Prêmio CAPES na área de Ciências Biológicas a um estudo conduzido por cientistas de um grupo internacional, que inclui o A.C.Camargo Cancer Center e a USP.
Foram laureados Andrew Maltez Thomas, biólogo e primeiro autor da pesquisa, e seus orientadores. Andrew concluiu seu mestrado no A.C.Camargo Cancer Center sob a orientação de Emmanuel Dias-Neto, cientista que chefia o Laboratório de Genômica Médica do Centro Internacional de Pesquisas (CIPE) da Instituição, além de ter realizado seu doutorado na USP sob a supervisão de João Carlos Setubal, professor de bioinformática, e de Emmanuel Dias-Neto – ambos também são vencedores.
O estudo em questão, que em agosto de 2019 já havia faturado o Prêmio ICESP na categoria Pesquisa em Oncologia, inovou. Ele comprova que o intestino de pacientes com câncer colorretal possui microrganismos distintos daqueles que colonizam o intestino de indivíduos sem câncer. Com base em sequenciamento de DNA, análises bioinformáticas e estatísticas, os cientistas identificaram 16 bactérias na microbiota que sinalizam câncer colorretal, incluindo casos em estágio inicial.
Esses achados são promissores para desenvolver um método diagnóstico inovador, talvez mais sensível e específico que o teste de sangue oculto nas fezes.
“O estudo abre algumas ‘avenidas’ para investigar melhor a relação entre a microbiota intestinal e o câncer colorretal”, afirma Andrew Maltez Thomas, que hoje faz pós-doutorado na Universidade de Trento, na Itália.
De acordo com Emmanuel Dias-Neto, o Prêmio CAPES é o mais importante da pós-graduação brasileira. “Para chegar lá, cada universidade e pós-graduação do país indicam sua melhor tese do ano. Estas concorrem a prêmios em algumas grandes áreas da CAPES. Nesta etapa, Andrew ganhou o prêmio na área de Ciências Biológicas”, explica Emmanuel.
“Na próxima etapa, que ocorrerá em breve, os campeões concorrem entre si aos prêmios das grandes áreas de humanas, exatas e biomédicas”, acrescenta o especialista.