Estudo internacional que envolve A.C.Camargo Cancer Center e USP vence o Prêmio CAPES de teses

Publicado em: 18/09/2019 - 15:09:40

Trabalho, que inovou ao relacionar microrganismos ao câncer colorretal, já havia garantido o Prêmio ICESP

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concedeu o prestigioso Prêmio CAPES na área de Ciências Biológicas a um estudo conduzido por cientistas de um grupo internacional, que inclui o A.C.Camargo Cancer Center e a USP. 

Foram laureados Andrew Maltez Thomas, biólogo e primeiro autor da pesquisa, e seus orientadores. Andrew concluiu seu mestrado no A.C.Camargo Cancer Center sob a orientação de Emmanuel Dias-Neto, cientista que chefia o Laboratório de Genômica Médica do Centro Internacional de Pesquisas (CIPE) da Instituição, além de ter realizado seu doutorado na USP sob a supervisão de João Carlos Setubal, professor de bioinformática, e de Emmanuel Dias-Neto – ambos também são vencedores.  

O estudo em questão, que em agosto de 2019 já havia faturado o Prêmio ICESP na categoria Pesquisa em Oncologia, inovou. Ele comprova que o intestino de pacientes com câncer colorretal possui microrganismos distintos daqueles que colonizam o intestino de indivíduos sem câncer. Com base em sequenciamento de DNA, análises bioinformáticas e estatísticas, os cientistas identificaram 16 bactérias na microbiota que sinalizam câncer colorretal, incluindo casos em estágio inicial. 

Esses achados são promissores para desenvolver um método diagnóstico inovador, talvez mais sensível e específico que o teste de sangue oculto nas fezes.

“O estudo abre algumas ‘avenidas’ para investigar melhor a relação entre a microbiota intestinal e o câncer colorretal”, afirma Andrew Maltez Thomas, que hoje faz pós-doutorado na Universidade de Trento, na Itália. 

De acordo com Emmanuel Dias-Neto, o Prêmio CAPES é o mais importante da pós-graduação brasileira. “Para chegar lá, cada universidade e pós-graduação do país indicam sua melhor tese do ano. Estas concorrem a prêmios em algumas grandes áreas da CAPES. Nesta etapa, Andrew ganhou o prêmio na área de Ciências Biológicas”, explica Emmanuel. 

“Na próxima etapa, que ocorrerá em breve, os campeões concorrem entre si aos prêmios das grandes áreas de humanas, exatas e biomédicas”, acrescenta o especialista.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...