Estudo aprofunda tratamento para o câncer esofagogástrico ressecável HER2 positivo

Publicado em: 04/06/2020 - 13:06:10

Por Victor Hugo Fonseca de Jesus, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

O PETRARCA/FLOT6 é um estudo randomizado de fase II, concebido por múltiplos centros acadêmicos na Alemanha, que envolveu 81 pacientes com câncer esofagogástrico ressecável HER2 positivo.

O trabalho comparou o tratamento habitual de quatro ciclos de quimioterapia – com esquema FLOT antes da cirurgia seguido de mais quatro ciclos do mesmo esquema – com o mesmo tratamento acrescido de Trastuzumabe e Pertuzumabe antes e depois da cirurgia. 

É uma evolução, pois representa o primeiro estudo randomizado de terapia anti-HER2 em pacientes com adenocarcinoma esofagogástrico localizado.


Como funciona

A combinação de Trastuzumabe e Pertuzumabe exibe um efeito sinérgico, evitando os efeitos biológicos da ativação da proteína HER2 nos tumores esofagogástricos.


Objetivo 

Pacientes com tumores esofagogástricos com hiperexpressão da proteína HER2 apresentam um prognóstico desfavorável quando comparados àqueles que não apresentam tumores expressando a mesma. 

Em outros cenários, como no câncer de mama, a combinação de terapias anti-HER2, como Trastuzumabe + Pertuzumabe, é uma pratica consolidada. 


Principal novidade e benefícios 

O aumento de taxa de resposta patológica e os dados iniciais de sobrevida livre de doença apontam para benefícios significativos desta combinação. Além disto, o uso de FLOT + Trastuzumabe + Pertuzumabe parece ser seguro.

Apesar de ser necessário aguardar dados mais maduros de sobrevida global, dados preliminares apontam para uma maior chance de cura para estes pacientes.

Esse estudo traz novos insights sobre o papel da proteína HER2 no câncer esofagogástrico e aponta para o papel do tratamento com terapia anti-HER2 em casos de pacientes com doença não metastática.


Pontos de atenção 

O estudo foi fechado precocemente após resultados negativos de um outro estudo, que avaliou a combinação de quimioterapia + Trastuzumabe + Pertuzumabe no cenário da doença metastática. 

Então, apesar de promissor, vale lembrar que o número de pacientes neste estudo é pequeno para se chegar a conclusões definitivas. Além disso, apesar de bem tolerada, a combinação que envolveu o uso de Trastuzumabe + Pertuzumabe esteve associada a um aumento do risco de algumas toxicidades – notadamente, diarreia, fadiga e queda de glóbulos brancos.


Conclusão 

Os dados são promissores, mas devem ser confirmados por estudos mais robustos antes da utilização ampla desta estratégia de tratamento. 

Novamente, este estudo traz novos insights sobre o papel da proteína HER2 no câncer esofagogástrico e aponta para o papel do tratamento com terapia anti-HER2 em casos de pacientes com doença não metastática.

Victor Hugo Fonseca de Jesus

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...