Estomia ou Ostomia? Dia Nacional dos Ostomizados Pular para o conteúdo principal

Estomia ou Ostomia? Aprenda mais sobre o procedimento no Dia Nacional dos Ostomizados

 
Publicado em:

Estomia ou Ostomia? Aprenda mais sobre o procedimento no Dia Nacional dos Ostomizados

Uma oportunidade de maior qualidade de vida para pacientes oncológicos e com perfuração de abdômen

Publicado em:

Uma oportunidade de maior qualidade de vida para pacientes oncológicos e com perfuração de abdômen

Ostomia e estomia possuem o mesmo significado e sua origem é dividida em suas partes vindas do grego: “osto”, que significa é boca e “tomia”, que quer dizer abertura.

Esta é uma cirurgia que pode salvar vidas e é realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes em alguns casos oncológicos e também de perfurações no abdômen. Mas, ainda existe muito preconceito no entorno das pessoas estomizadas, o que dificulta o convívio em sociedade.

Por isso, no 16 de novembro, que é o Dia Nacional dos Ostomizados, nos dedicamos a falar sobre a importância deste procedimento, o quão comum ele pode ser e sua aceitação.

Afinal, o que é estomia?

“É um procedimento necessário em casos de perfurações acidentais no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga. Na prática, o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado para recolher fezes e/ou urina, de forma permanente ou temporária”, explica o Dr. Samuel Aguiar, head do Centro de Referência de Tumores Colorretais.

O estoma, que é a parte do intestino em contato com a bolsa, é vermelho vivo, úmido e não dói ao ser tocado, mas pode ocorrer um pequeno sangramento, devido aos vasos sanguíneos.

Tipos de estomas

Colostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes.

Ileostomia: abertura no intestino delgado (fino) para saída de fezes. 

Urostomia: um pedaço do intestino delgado é ligado ao ureter para saída de urina.

Estomias

 

Vida nova

Sem a estomia, os casos de muitos pacientes não teriam solução. Por isso, esse procedimento proporciona uma nova oportunidade de viver com mais qualidade! O processo de adaptação inicial é complicado, mas desde que siga as recomendações do médico, a pessoa pode viajar, dançar, namorar, tomar banho de mar e piscina, praticar atividade física e seguir com a rotina. 

Nossa equipe

A equipe de enfermagem do A.C.Camargo Cancer Center é formada por profissionais especializados e capacitados para o procedimento e oferece todo o suporte necessário para os pacientes estomizados. Além de estar sempre à disposição em caso de dúvidas durante o tratamento, incluindo auxílio com informações sobre reabilitação, limpeza e cuidados com o estoma.

Para saber mais sobre estomias e os cuidados necessários, acesse nosso Manual de Estomia.

Veja também

Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando...
Podcast Rádio Cancer Center #14 - O cigarro eletrônico
Ouça e compreenda melhor este hábito que tem alcançado muita gente, sobretudo os jovens Cigarro eletrônico faz mal? Ele surgiu para ajudar o fumante convencional a parar? O ato pode ser considerado tabagismo? Ele representa perigo? Fato é que, atualmente...

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam