Estomia ou Ostomia? Dia Nacional dos Ostomizados Pular para o conteúdo principal

Estomia ou Ostomia? Aprenda mais sobre o procedimento no Dia Nacional dos Ostomizados

 
Publicado em:

Estomia ou Ostomia? Aprenda mais sobre o procedimento no Dia Nacional dos Ostomizados

Uma oportunidade de maior qualidade de vida para pacientes oncológicos e com perfuração de abdômen

Publicado em:

Uma oportunidade de maior qualidade de vida para pacientes oncológicos e com perfuração de abdômen

Ostomia e estomia possuem o mesmo significado e sua origem é dividida em suas partes vindas do grego: “osto”, que significa é boca e “tomia”, que quer dizer abertura.

Esta é uma cirurgia que pode salvar vidas e é realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes em alguns casos oncológicos e também de perfurações no abdômen. Mas, ainda existe muito preconceito no entorno das pessoas estomizadas, o que dificulta o convívio em sociedade.

Por isso, no 16 de novembro, que é o Dia Nacional dos Ostomizados, nos dedicamos a falar sobre a importância deste procedimento, o quão comum ele pode ser e sua aceitação.

Afinal, o que é estomia?

“É um procedimento necessário em casos de perfurações acidentais no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga. Na prática, o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado para recolher fezes e/ou urina, de forma permanente ou temporária”, explica o Dr. Samuel Aguiar, head do Centro de Referência de Tumores Colorretais.

O estoma, que é a parte do intestino em contato com a bolsa, é vermelho vivo, úmido e não dói ao ser tocado, mas pode ocorrer um pequeno sangramento, devido aos vasos sanguíneos.

Tipos de estomas

Colostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes.

Ileostomia: abertura no intestino delgado (fino) para saída de fezes. 

Urostomia: um pedaço do intestino delgado é ligado ao ureter para saída de urina.

Estomias

 

Vida nova

Sem a estomia, os casos de muitos pacientes não teriam solução. Por isso, esse procedimento proporciona uma nova oportunidade de viver com mais qualidade! O processo de adaptação inicial é complicado, mas desde que siga as recomendações do médico, a pessoa pode viajar, dançar, namorar, tomar banho de mar e piscina, praticar atividade física e seguir com a rotina. 

Nossa equipe

A equipe de enfermagem do A.C.Camargo Cancer Center é formada por profissionais especializados e capacitados para o procedimento e oferece todo o suporte necessário para os pacientes estomizados. Além de estar sempre à disposição em caso de dúvidas durante o tratamento, incluindo auxílio com informações sobre reabilitação, limpeza e cuidados com o estoma.

Para saber mais sobre estomias e os cuidados necessários, acesse nosso Manual de Estomia.

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

Veja também

Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
O cordão do transplante infantil
O jovem casal recebe o diagnóstico que ninguém quer ouvir. "Sua criança tem câncer, uma leucemia". A reação da mãe é invariável. Com o volume abundante de conteúdo de saúde que circula hoje em todas as mídias, ela se informa...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro chamado linfa, que contém...
O câncer exemplar
Não existe câncer mais importante do que os outros. Alguns tipos são mais graves, mas qualquer um preocupa, porque pode se agravar, se alastrar, voltar a ocorrer. Qualquer câncer, mínima que seja a lesão, tensiona o paciente até que haja...
6 em cada 10 brasileiras dizem conhecer formas de prevenção do câncer de mama, revela pesquisa Nexus/A.C.Camargo
Seis em cada dez brasileiras dizem conhecer formas de prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais recorrente entre elas. As entrevistadas, no entanto, têm dificuldades em identificar mitos ou verdades sobre a doença. As conclusões são...