Especialistas ressaltam importância da doação de sangue para pacientes em tratamento de câncer

Publicado em: 09/06/2016 - 21:06:00

Encontro com Especialistas - 14 de Junho de 2016 - A importância da doação de sangue para o paciente oncológico

Em evento gratuito na terça, 14, equipe do A.C.Camargo fala sobre a doação de sangue e de plaquetas, componente fundamental para pacientes com a medula afetada por tratamentos oncológicos

câncer é uma doença de múltiplas faces e, em muitos casos, o paciente é tratado com cirurgias de alta complexidade que demandam ampla reposição de sangue. Há também tratamentos com radioterapia ou quimioterapia que podem afetar a medula óssea e, assim, alterar a produção de sangue, levando a quadros de anemia e níveis baixos de leucócitos e plaquetas. Estas situações são comuns no cotidiano de um centro especializado em tratamento de câncer, como é o caso do A.C.Camargo Cancer Center. 

Pensando nisso, o Banco de Sangue da instituição paulista, que é referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, promoverá na próxima terça-feira, dia 14, às 17h30, o Encontro com Especialistas - A Importância da Doação de Sangue para o Paciente Oncológico. Haverá palestra ministrada pela hematologista e hemoterapeuta Sandra Kayano e, na sequência, os demais médicos titulares do Banco de Sangue do A.C.Camargo sobem ao palco para responder as perguntas da plateia. A participação é gratuita e para se inscrever basta enviar o nome completo e o número do RG para o e-mail: [email protected]

O tema foi escolhido em apoio à campanha nacional Junho Vermelho, cujo objetivo é prevenir a queda do número de doadores associada às férias de julho e chegada do inverno. Outra preocupação, baseada em levantamento feito pelo Banco de Sangue do A.C.Camargo, está no fato de que apenas 38% dos voluntários não têm vínculo de parentesco ou amizade com pacientes internados. 

"Recebemos uma média de 2,5 mil doadores por mês, mas ao levarmos em conta, por exemplo, o tamanho da população de uma metrópole como São Paulo, esse número pode ser muito maior", destaca o diretor do Banco de Sangue do A.C.Camargo, Rafael Colella. "Doar sangue precisa fazer parte da cultura das pessoas e a maior motivação para isso é saber que cada doação pode salvar até três vidas." 

Segundo Colella, 60% das transfusões realizadas no A.C.Camargo são de plaquetas. No entanto, esses componentes do sangue têm uma vida útil de apenas cinco dias, o que exige um número maior de doações para que o estoque de plaquetas mantenha-se adequado.  Em comparação, a doação convencional de sangue tem um armazenamento que pode chegar a até 42 dias. 

Encontro com Especialistas - Criado em 2011, o programa Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center é uma oportunidade para que pacientes, familiares, cuidadores e público em geral tirem suas dúvidas relacionadas aos tipos de câncer de alta incidência na população brasileira (como mama, próstata, pulmão, laringe, boca, colo do útero, garganta e intestino). Em cada edição, as perguntas do público são respondidas ao vivo por especialistas de diversas áreas. O evento é aberto e gratuito.

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center

Tema: Anestesia como Fator de Segurança 
Data: terça-feira, 27 de outubro de 2015.
Local: A.C.Camargo: Auditório José Ermírio de Moraes. 
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30.
Inscrições gratuitas: [email protected]
Cobertura de imprensa: [email protected]

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Fundado em 1953 e referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção e tratamento de pacientes, no ensino a médicos e profissionais da saúde, na pesquisa básica a translacional.

Com serviços de assistência oncológica para a Saúde Suplementar e para o Sistema Único de Saúde é uma Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antonio Prudente, um modelo sustentável que combina atuação social e geração de valor.

Para realizar sua missão de combater o câncer paciente a paciente, oferece assistência oncológica ampla, multidisciplinar e integrada. Sua equipe é composta por aproximadamente 5 mil profissionais que inclui mais de 650 médicos, equipe especialista multidisciplinar, enfermeiros e nutricionistas. As práticas da oncologia baseada em evidências e diretrizes diagnósticas e terapêuticas institucionalizadas permitem atingir os melhores resultados clínicos e custo-efetividade.

Em 2015, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos, sendo 62% dos atendimentos ambulatoriais dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde, além do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer. Sua infraestrutura dispõe de rede com 480 leitos hospitalares, serviços de cirurgia oncológica e robótica, radioterapia, quimioterapia, anatomia patológica e diagnóstico por imagem especializados em Oncologia.

A formação de especialistas e disseminação do conhecimento científico estão na essência do A.C.Camargo desde o início de sua história. Em 1953 instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, já formou 579 mestres e doutores, celeiro de especialistas e cientistas para o corpo assistencial e de docentes da Instituição para o Brasil e Exterior. Em 1987 foi pioneiro na implementação da primeira escola hospitalar, Escola Especializada Schwester Heine, com o objetivo de dar continuidade aos estudos regulares das crianças e adolescentes durante o tratamento.

As atividades de pesquisa do câncer são realizadas no Centro Internacional de Pesquisa em conjunto com o corpo clínico e assistencial, por meio da pesquisa translacional. Possui parcerias e acordos de colaboração com os principais centros oncológicos e acadêmicos internacionais e seus projetos também contam com programas de fomento da FAPESP, do CNPq e PRONON.

O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do SCIMAGO entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2015 esse trabalho resultou em 168 artigos publicados.

Possui certificações e acreditações para os programas de qualidade e segurança assistencial, governança e gestão ambiental, sendo as mais importantes Acreditação ONA nível III - Excelência, Certificação Qmentum International - Padrão Diamante - pelo Canadian Council on Health Services Accreditation e Certificação ISO 14001 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/


 

Veja também

7 entre 10 casos de câncer de Cabeça e Pescoço são diagnosticados em fase avançada da doença, alerta A.C.Camargo Cancer Center
Negligencia dos sintomas e demora no encaminhamento por parte de dentistas, médicos e demais profissionais da saúde são alguns dos fatores que retardam o diagnóstico de tumores na região de Cabeça e PescoçoOs tumores de cabeça e pescoço, segundo o Globocan 2012, levantamento da Organização...
9ª Corrida e caminhada A.C.Camargo Cancer Center
Com largada em frente ao Cepeusp, na Cidade Universitária, evento quer mostrar a importância da prática esportiva na prevenção do câncer e recuperação do pacienteA Corrida e Caminhada A.C.Camargo Cancer Center, que une a prática do esporte à conscientização de hábitos saudáveis, chega à nona...
A evolução do modelo Cancer Center no A.C.Camargo
A cada ano aproximadamente 600 mil pessoas são diagnosticadas com câncer no Brasil. Combater o câncer é uma causa da humanidade. Seu progresso é fruto do esforço de pessoas e instituições no mundo inteiro que, comprometidas com esse movimento, dedicam suas vidas a criar melhores...
A.C.Camargo amplia a relevância da ciência no propósito de combater o câncer
Com atuação em pesquisa básica, clínica e translacional em tumores específicos, a Instituição contribui ainda mais para aumentar o conhecimento sobre oncologiaO A.C.Camargo Cancer Center vai aumentar as atividades em linhas de pesquisa translacionais ligadas ao estudo dos carcinomas de cabeça e pescoço, tumores de...
A.C.Camargo apóia movimento global que une forças contra o câncer via redes sociais
Liderado pela Union for International Cancer Control (UICC), o movimento do Dia Mundial do Câncer - 4 de fevereiro - traz o tema WeCanICan - Nós Podemos... Eu Posso. Campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cada pessoa na desmistificação e disseminação de...